Motivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de género.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/112 |
Resumo: | Com esta investigação pretende-se reflectir sobre um dos problemas fundamentais da pedagogia no início deste novo século: As Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.), e os fenómenos Inclusão/Exclusão. O objectivos deste trabalho, é proporcionar uma perspectiva geral da democratização das tecnologias de informação na educação, como desafio à escola tradicional, questionar a apetência dos professores pela utilização dessas tecnologias, e em concreto, conhecer a atitude das mulheres docentes perante as TIC, promovendo o mainstreaming, isto é, a necessidade de efectuar estudos sobre os reflexos de uma realidade no mundo masculino e feminino, de modo a potenciar políticas que favoreçam igualdade de oportunidades. Assim, apresenta-se os resultados de um estudo, baseado numa primeira parte, em investigação documental e mera reflexão pessoal, que visa, numa segunda fase, através de inquéritos de opinião efectuados às docentes, fundamentar as hipóteses com base nas teorias analisadas. As mulheres possuem apetência e interesse para a utilização das TIC, no entanto, o seu percurso profissional é geralmente condicionado pela condição de maternidade e pela conciliação do trabalho com a vida familiar, dificultando assim a valorização e a sua realização profissional e pessoal. |
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