Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191 |
Resumo: | Trata do marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do website de uma revista científica. Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa em motores de busca. O método é descritivo, com abordagem qualitativa e apoio de revisão de literatura. Como resultado, o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada uma breve análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclui-se que os websites de periódicos científicos podem se beneficiar das técnicas de SEO no contexto da recuperação da informação. A não utilização das técnicas básicas de SEO corrobora para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. Palavras-chave: Marketing digital; Periódico científico; Recuperação da informação; Search Engine Optimization (SEO). |
id |
RCAP_6e36028a689f046128ec8641580a96d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/8191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científicoArtigosTrata do marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do website de uma revista científica. Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa em motores de busca. O método é descritivo, com abordagem qualitativa e apoio de revisão de literatura. Como resultado, o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada uma breve análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclui-se que os websites de periódicos científicos podem se beneficiar das técnicas de SEO no contexto da recuperação da informação. A não utilização das técnicas básicas de SEO corrobora para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. Palavras-chave: Marketing digital; Periódico científico; Recuperação da informação; Search Engine Optimization (SEO).FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2020-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191por2183-66710873-5670Neves, Barbara CoelhoSantana, Ramon DaviGomes, Dulcinéia Vieira de Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:43Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/8191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:35.800863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico |
title |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico |
spellingShingle |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico Neves, Barbara Coelho Artigos |
title_short |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico |
title_full |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico |
title_fullStr |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico |
title_full_unstemmed |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico |
title_sort |
Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico |
author |
Neves, Barbara Coelho |
author_facet |
Neves, Barbara Coelho Santana, Ramon Davi Gomes, Dulcinéia Vieira de Assunção |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Ramon Davi Gomes, Dulcinéia Vieira de Assunção |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Barbara Coelho Santana, Ramon Davi Gomes, Dulcinéia Vieira de Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Trata do marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do website de uma revista científica. Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa em motores de busca. O método é descritivo, com abordagem qualitativa e apoio de revisão de literatura. Como resultado, o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada uma breve análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclui-se que os websites de periódicos científicos podem se beneficiar das técnicas de SEO no contexto da recuperação da informação. A não utilização das técnicas básicas de SEO corrobora para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. Palavras-chave: Marketing digital; Periódico científico; Recuperação da informação; Search Engine Optimization (SEO). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-6671 0873-5670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130859321688064 |