Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Barbara Coelho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santana, Ramon Davi, Gomes, Dulcinéia Vieira de Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191
Resumo: Trata do marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do website de uma revista científica. Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa em motores de busca. O método é descritivo, com abordagem qualitativa e apoio de revisão de literatura. Como resultado, o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada uma breve análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclui-se que os websites de periódicos científicos podem se beneficiar das técnicas de SEO no contexto da recuperação da informação. A não utilização das técnicas básicas de SEO corrobora para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. Palavras-chave: Marketing digital; Periódico científico; Recuperação da informação; Search Engine Optimization (SEO).
id RCAP_6e36028a689f046128ec8641580a96d0
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/8191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científicoArtigosTrata do marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do website de uma revista científica. Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa em motores de busca. O método é descritivo, com abordagem qualitativa e apoio de revisão de literatura. Como resultado, o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada uma breve análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclui-se que os websites de periódicos científicos podem se beneficiar das técnicas de SEO no contexto da recuperação da informação. A não utilização das técnicas básicas de SEO corrobora para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. Palavras-chave: Marketing digital; Periódico científico; Recuperação da informação; Search Engine Optimization (SEO).FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2020-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191por2183-66710873-5670Neves, Barbara CoelhoSantana, Ramon DaviGomes, Dulcinéia Vieira de Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:43Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/8191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:35.800863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
title Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
spellingShingle Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
Neves, Barbara Coelho
Artigos
title_short Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
title_full Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
title_fullStr Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
title_full_unstemmed Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
title_sort Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico
author Neves, Barbara Coelho
author_facet Neves, Barbara Coelho
Santana, Ramon Davi
Gomes, Dulcinéia Vieira de Assunção
author_role author
author2 Santana, Ramon Davi
Gomes, Dulcinéia Vieira de Assunção
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Barbara Coelho
Santana, Ramon Davi
Gomes, Dulcinéia Vieira de Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Trata do marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do website de uma revista científica. Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa em motores de busca. O método é descritivo, com abordagem qualitativa e apoio de revisão de literatura. Como resultado, o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada uma breve análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclui-se que os websites de periódicos científicos podem se beneficiar das técnicas de SEO no contexto da recuperação da informação. A não utilização das técnicas básicas de SEO corrobora para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. Palavras-chave: Marketing digital; Periódico científico; Recuperação da informação; Search Engine Optimization (SEO).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130859321688064