Entrelaçados: histórias de vida & educação de jovens e adultos, um estudo de caso em Fortaleza, Ceará, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rosiane Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35774
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Entrelaçados: histórias de vida & educação de jovens e adultos, um estudo de caso em Fortaleza, Ceará, BrasilEducação de jovens e adultosIgualdade de oportunidadesOrientaçãoAutonomiaPercepçõesDissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraComo recurso ao estudo de caso, este trabalho de investigação, por meio de dados qualitativos e entrelaçando histórias de vida, pretende assimilar como o adulto advindo de classe popular projeta-se para o futuro, buscando uma melhora das condições de vida a partir de sua experiência escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos [EJA]. Por meio da perceção das vivências e histórias de vida de um grupo de dez alunos selecionados para o estudo (cinco entrevistados concludentes do ensino fundamental e cinco entrevistados concludentes do ensino médio), e sob o recurso de entrevista semiestruturada, constatou-se que em relação à igualdade de oportunidades – o fator econômico –, as vivências pautadas em escassez de recursos marcam forte presença, inserindo jovens na busca de sobrevivência em subempregos, em processos migratórios com vistas a galgar melhores oportunidades, além da corrida pela certificação, seja para manter-se, seja para inserir-se no mundo do trabalho. Ficou evidente o esforço na superação de obstáculos, pela maioria dos sujeitos desta viagem, sendo notório que a atuação do CEJA Prof. Gilmar Maia de Sousa vem gerando motivação e mudança de atitudes por meio da autorreflexão, pautando as relações professor-aluno na amabilidade. O modelo semipresencial foi considerado como o ideal para seus estilos de vida e suas condições enquanto adultos, sendo perceptível também que essa modalidade vem fomentando o aumento da autonomia pessoal do educando no que diz respeito a ele ser o responsável pela escolha dos dias, horários, conteúdos e educadores com os quais deseja ter atendimento.Using the case study, this research work, through qualitative data, intends to assimilate, by intertwining life stories, how the adults arising from a popular class, projects themselves into the future looking for an improvement of their living conditions, from their school experience in the Youth and Adult Education method. Through the perception of the experiences and life stories of a group of ten students selected for the study (5 of the respondents concluding basic education and 5 of the respondents concluding high school), and through the use of semi-structured interviews it was found that in relation to equal opportunities, the economic factor in associated with experiences of poor resources, is presented as the main engine, inserting young people in search of survival underemployed in migratory processes in search of better opportunities, and in the race for certification, either to remain or entering in a job. It was evident the effort to overcome obstacles for the majority of the people of this trip, being notorious that the work of the CEJA Gilmar de Sousa Maia’s educators is generating motivation and changing attitudes through self-reflection, basing the teacher-student relationships in kindness. The semi-presential learning model was considered by the participants to be ideal for their lifestyle and condition as an adult, it is also noticeable that this type of adult education has influenced the increase of the students’ autonomy regarding that they are responsible for choosing days, times, contents and the educator with whom they wish to work with.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35774http://hdl.handle.net/10316/35774porFreitas, Rosiane Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:55.722865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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