EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS ESTUDANTES DA EJA: : a educação iguala as oportunidades?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saenger, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fontoura Teixeira, Maria do Rocio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2180
Resumo: Este artigo discute se a legislação educacional brasileira está sendo aplicada de maneira a cumprir o que ela própria determina em relação aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, ou seja, se é garantido aos jovens e adultos a igualdade das oportunidades de aprendizagem. Para tanto, o artigo apresenta um histórico dos aspectos legais e, portanto, dos direitos de aprendizagem de jovens e adultos, incluindo as formas de certificação. A partir desse histórico, verifica-se a demanda pela certificação. Além disso, apresenta-se a aplicação de ferramenta de ensino à distância, que permitem a discussão de um aspecto especí­fico da EJA.  Conclui-se que tais práticas promovem a aprendizagem dos conteúdos mais significativos, notadamente aqueles nos quais os estudantes demonstram maiores dificuldades de aprendizado, em especial nas áreas ade Ciências da Natureza e Matemática. A partir desse panorama, discutem-se possí­veis novos caminhos para o ensino, aprendizagem e certificação na EJA.
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