Competências parentais na promoção do desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida :
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44482 |
Resumo: | Este relatório visa refletir o processo de aprendizagem decorrente do curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria, para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Pretende-se descrever e analisar os objetivos e atividades delineadas nos diferentes contextos clínicos, assente numa metodologia crítico-reflexiva e construtiva sobre a prática. A redação do texto contempla ainda a análise das filosofias de cuidados, dos quadros de referência de enfermagem e da evidência científica pertinente, que orientam a prática de cuidados especializados. Durante o primeiro ano de vida da criança as funções parentais consistem na satisfação das necessidades básicas da criança, no tomar conta da criança e na facilitação do desenvolvimento global, tendo como alvo o bem-estar global. A promoção do desenvolvimento infantil nos 3 primeiros anos de vida é particularmente importante, pois nesta etapa o cérebro é mais sensível às experiências e ao ambiente. A evidência recente identifica a qualidade dos cuidados parentais, e das relações precoces positivas, como fundamentais para o desenvolvimento pleno das crianças. No entanto, a capacitação parental não pode ser considerada isoladamente pois, durante o primeiro ano de vida os pais encontram-se a vivenciar a transição para a parentalidade. A intervenção do enfermeiro tem como foco a avaliação das necessidades das crianças e dos pais para facilitar a aquisição de competências e conhecimentos específicos, com o objetivo de promover o desenvolvimento pleno da criança. |
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Competências parentais na promoção do desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida :contributo do enfermeiro especialistaEnfermagem pediátricaDesenvolvimento infantilPromoção da saúdeCriançaParentalidadeEste relatório visa refletir o processo de aprendizagem decorrente do curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria, para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Pretende-se descrever e analisar os objetivos e atividades delineadas nos diferentes contextos clínicos, assente numa metodologia crítico-reflexiva e construtiva sobre a prática. A redação do texto contempla ainda a análise das filosofias de cuidados, dos quadros de referência de enfermagem e da evidência científica pertinente, que orientam a prática de cuidados especializados. Durante o primeiro ano de vida da criança as funções parentais consistem na satisfação das necessidades básicas da criança, no tomar conta da criança e na facilitação do desenvolvimento global, tendo como alvo o bem-estar global. A promoção do desenvolvimento infantil nos 3 primeiros anos de vida é particularmente importante, pois nesta etapa o cérebro é mais sensível às experiências e ao ambiente. A evidência recente identifica a qualidade dos cuidados parentais, e das relações precoces positivas, como fundamentais para o desenvolvimento pleno das crianças. No entanto, a capacitação parental não pode ser considerada isoladamente pois, durante o primeiro ano de vida os pais encontram-se a vivenciar a transição para a parentalidade. A intervenção do enfermeiro tem como foco a avaliação das necessidades das crianças e dos pais para facilitar a aquisição de competências e conhecimentos específicos, com o objetivo de promover o desenvolvimento pleno da criança.The purpose of this report is to reflect the knowledge acquired from the Master course in Nursing for Infant and Pediatric Health Specialization to acquire and develop competencies as a Nursing Specialist in Child and Youth Health skills. The object is to portray and analyze the defined goals and activities in different care scenarios, based on a critical, reflexive, and constructive approach concerning the practice. The report also includes the analysis of care philosophies, nursing frameworks and relevant scientific grounds that guide the practice of specialized care. During the first year of the child's life, parental functions consist of meeting their basic needs, taking care of the child, and facilitating global development, targeting global well-being. The promotion of child development in the first 3 years of life is particularly important, because at this stage the brain is more sensitive to experiences and the environment. Recent evidence identifies the quality of parental care, in the context of early relationships, as fundamental for the full development of children. However, parental empowerment cannot be considered alone, because during the first year of life parents find themselves experiencing the transition to parenthood. The nurse's intervention focuses on the assessment of parents' needs to facilitate the acquisition of specific skills and knowledge, with the objective of promoting the full development of the child.Marques, Sónia Isabel Pinela ColaçoRepositório ComumNunes, Carla Sofia Pereira2023-04-11T08:55:43Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44482TID:203208986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T07:15:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:11.212025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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