Competências parentais na promoção do desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carla Sofia Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44482
Resumo: Este relatório visa refletir o processo de aprendizagem decorrente do curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria, para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Pretende-se descrever e analisar os objetivos e atividades delineadas nos diferentes contextos clínicos, assente numa metodologia crítico-reflexiva e construtiva sobre a prática. A redação do texto contempla ainda a análise das filosofias de cuidados, dos quadros de referência de enfermagem e da evidência científica pertinente, que orientam a prática de cuidados especializados. Durante o primeiro ano de vida da criança as funções parentais consistem na satisfação das necessidades básicas da criança, no tomar conta da criança e na facilitação do desenvolvimento global, tendo como alvo o bem-estar global. A promoção do desenvolvimento infantil nos 3 primeiros anos de vida é particularmente importante, pois nesta etapa o cérebro é mais sensível às experiências e ao ambiente. A evidência recente identifica a qualidade dos cuidados parentais, e das relações precoces positivas, como fundamentais para o desenvolvimento pleno das crianças. No entanto, a capacitação parental não pode ser considerada isoladamente pois, durante o primeiro ano de vida os pais encontram-se a vivenciar a transição para a parentalidade. A intervenção do enfermeiro tem como foco a avaliação das necessidades das crianças e dos pais para facilitar a aquisição de competências e conhecimentos específicos, com o objetivo de promover o desenvolvimento pleno da criança.
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