Otimização de Sistemas de Lubrificação de cabos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14201 |
Resumo: | Em Portugal, a produção de componentes para a indústria automóvel é uma atividade com um crescente valor das exportações e do número de postos de trabalho. Este setor da indústria tem sabido apostar na inovação, na formação e na qualidade, permitindo atrair investimento estrangeiro e criar empresas líderes mundiais em algumas das suas componentes mais tecnológicas. Contudo, inúmeras vezes surgem problemas associados ao fabrico dos mais diversos componentes que têm de ser ultrapassados, para garantir a qualidade dos mesmos e satisfazer os clientes. Este trabalho foi realizado na FicoCables, do grupo FICOSA, tendo em vista ultrapassar diversos problemas dos sistemas envolvidos na injeção de massa lubrificante em cabos de comando, utilizados para o acionamento de diversos dispositivos em veículos automóveis como, por exemplo, do tampão de combustível, do travão de mão, da tampa da mala, da elevação e descida de janelas, entre outros. A empresa possui 38 linhas de injeção de massa lubrificante e o custo anual deste produto é de aproximadamente 50000 €. Um dos problemas reside na quantidade de massa lubrificante desperdiçada que é de aproximadamente 20% da quantidade adquirida. Além disso, por vezes, o sistema existente injeta massa lubrificante com ar o que prejudica a lubrificação do cabo, compromete a sua funcionalidade e provoca reclamações dos clientes. Existem também problemas de produtividade. De facto, o reservatório existente numa determinada linha de injeção, com capacidade de 1,5 litros, tem de ser regularmente abastecido com massa lubrificante. Contudo, durante este abastecimento, que pode ser pode ser demorado, a linha de injeção não está a trabalhar provocando os referidos problemas. Neste trabalho foi desenvolvida uma solução para estes problemas que consistiu no projeto de sistemas versáteis e de melhor qualidade para o processo de injeção, enchimento e armazenamento da massa lubrificante, que permitisse diminuir o seu desperdício e detetasse possíveis erros de lubrificação. A solução proposta permite separar o sistema de enchimento dos reservatórios do sistema de injeção da massa lubrificante nas linhas de injeção, o que evita o transporte dos baldes de massa lubrificante através da empresa e aumenta a produtividade. De salientar que a empresa aprovou o projeto desenvolvido tendo proporcionado o fabrico de um protótipo para o reservatório e a realização de ensaios para verificar a sua funcionalidade. |
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Este trabalho foi realizado na FicoCables, do grupo FICOSA, tendo em vista ultrapassar diversos problemas dos sistemas envolvidos na injeção de massa lubrificante em cabos de comando, utilizados para o acionamento de diversos dispositivos em veículos automóveis como, por exemplo, do tampão de combustível, do travão de mão, da tampa da mala, da elevação e descida de janelas, entre outros. A empresa possui 38 linhas de injeção de massa lubrificante e o custo anual deste produto é de aproximadamente 50000 €. Um dos problemas reside na quantidade de massa lubrificante desperdiçada que é de aproximadamente 20% da quantidade adquirida. Além disso, por vezes, o sistema existente injeta massa lubrificante com ar o que prejudica a lubrificação do cabo, compromete a sua funcionalidade e provoca reclamações dos clientes. Existem também problemas de produtividade. De facto, o reservatório existente numa determinada linha de injeção, com capacidade de 1,5 litros, tem de ser regularmente abastecido com massa lubrificante. Contudo, durante este abastecimento, que pode ser pode ser demorado, a linha de injeção não está a trabalhar provocando os referidos problemas. Neste trabalho foi desenvolvida uma solução para estes problemas que consistiu no projeto de sistemas versáteis e de melhor qualidade para o processo de injeção, enchimento e armazenamento da massa lubrificante, que permitisse diminuir o seu desperdício e detetasse possíveis erros de lubrificação. A solução proposta permite separar o sistema de enchimento dos reservatórios do sistema de injeção da massa lubrificante nas linhas de injeção, o que evita o transporte dos baldes de massa lubrificante através da empresa e aumenta a produtividade. De salientar que a empresa aprovou o projeto desenvolvido tendo proporcionado o fabrico de um protótipo para o reservatório e a realização de ensaios para verificar a sua funcionalidade.In Portugal, the production of components for the automobile industry is an activity with an increasing number of jobs and exportations. This sector of the industry has been able to invest in innovation, training and quality, attracting foreign investment and creating world leading companies in some of its most technological components. However, there are often problems associated with the manufacture of several components that have to be overcome, to guarantee the quality of the components and to satisfy the customers. This work was performed at FicoCables, member of the FICOSA group, and the goal was to overcome several problems of the systems involved in the injection of lubricating grease in control cables, used to engage various devices in automobiles such as fuel-lid opener, parking brake, trunk opener, window regulator, etc. The company has 38 lines of lubricating grease injection and the annual cost of this product is approximately 50000 €. One of the problems is the amount of wasted lubricating grease that is approximately 20% of the amount purchased. In addition, the existing system sometimes injects lubricating grease with air that damages the lubrication of the cable, compromises its functionality and causes customer complaints. There are also productivity problems. In fact, the existing tank in a given injection line, with a capacity of 1,5 liters, must be regularly filled with lubricating grease. However, during this filling, which can take a long time, the line of injection is not working causing such problems. In this work, a solution was developed for these problems, which consisted in the design of versatile systems of better quality for the injection process, filling and storage of the lubricating grease that would allow reducing its waste and detecting possible lubrication errors. The proposed solution allows separating the filling system from the injection system of the lubrication grease in the injection lines, which avoids the transport of the buckets of lubricating grease through the company and increases the productivity. It should be noted that the company approved the project developed having provided the manufacture of a prototype for the tank and the realization of tests to verify its functionalitySilva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Ricardo Jorge Costa2021-11-15T01:30:29Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14201TID:202166945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:52ZPortal AgregadorONG |
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