Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18328 |
Resumo: | A indústria automóvel apresenta‐se como sendo uma das mais importantes, tanto na economia de cada país, como na economia mundial. No entanto, nos últimos anos têm‐ se verificado uma recessão, tanto ao nível de automóveis fabricados como ao nível de automóveis vendidos. As empresas do setor, incluindo também as que se destinam ao fabrico de componentes para veículos, estão sujeitas a fortes exigências. Uma delas, é a forte competitividade que existe na indústria. Como tal, estas são obrigadas a recorrer a tecnologias de ponta para se tornarem sustentáveis e economicamente competitivas, sem colocar em causa a qualidade dos seus produtos. O presente trabalho foi solicitado pela FicoCables, do grupo Ficosa, tendo em vista a automatização de um equipamento, capaz de produzir subconjuntos para cabos de comando. Este novo equipamento, surge da necessidade que a empresa tinha em aumentar a quantidade de cabos produzidos na linha de produção JLR, para conseguir assim, satisfazer as suas encomendas. Era também expectável que fosse conseguido, reduzir a intervenção da mão de obra utilizada e, de certa forma, os custos associados à linha de produção. Para resolver o problema acima referido, foi previamente projetado um novo equipamento. O principal foco deste trabalho foi automatizar esse equipamento. Deste modo, para que fosse possível automatizar este equipamento, era necessário conhecer todo o processo e, posteriormente,selecionar corretamente os dispositivos necessários, visto que existe no mercado uma panóplia de componentes que permitem automatizar um equipamento. Concluído este processo, procedeu‐se ao desenvolvimento da programação dos respetivos autómatos e HMI´s (Human Machine Interface). Em suma, concluída a automatização do equipamento e incorporando este na linha de produção JLR, foi conseguido reduzir o tempo de produção de oito segundos para sete segundos, aproximadamente. Esta redução, consequentemente, irá fazer com que o número de peças produzidas seja superior. Ao nível financeiro, também foi conseguido verificar‐se melhorias. Consegue‐se produzir mais unidades, com menos recursos, humanos e materiais, eliminando inventários intermédios, e deste modo, o capital usado para a construção do equipamento é amortizado em cerca de 9 meses. |
id |
RCAP_43c9961f92220498d18d4deb823ed179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18328 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveisIndústria automóvelCabos de comandoAutomatização de processosHomem vs. máquinaProgramação de autómatosAutomação IndustrialAutomotive industryControl cablesProcess automationMan vs. MachineAutomaton ProgrammingIndustrial AutomationA indústria automóvel apresenta‐se como sendo uma das mais importantes, tanto na economia de cada país, como na economia mundial. No entanto, nos últimos anos têm‐ se verificado uma recessão, tanto ao nível de automóveis fabricados como ao nível de automóveis vendidos. As empresas do setor, incluindo também as que se destinam ao fabrico de componentes para veículos, estão sujeitas a fortes exigências. Uma delas, é a forte competitividade que existe na indústria. Como tal, estas são obrigadas a recorrer a tecnologias de ponta para se tornarem sustentáveis e economicamente competitivas, sem colocar em causa a qualidade dos seus produtos. O presente trabalho foi solicitado pela FicoCables, do grupo Ficosa, tendo em vista a automatização de um equipamento, capaz de produzir subconjuntos para cabos de comando. Este novo equipamento, surge da necessidade que a empresa tinha em aumentar a quantidade de cabos produzidos na linha de produção JLR, para conseguir assim, satisfazer as suas encomendas. Era também expectável que fosse conseguido, reduzir a intervenção da mão de obra utilizada e, de certa forma, os custos associados à linha de produção. Para resolver o problema acima referido, foi previamente projetado um novo equipamento. O principal foco deste trabalho foi automatizar esse equipamento. Deste modo, para que fosse possível automatizar este equipamento, era necessário conhecer todo o processo e, posteriormente,selecionar corretamente os dispositivos necessários, visto que existe no mercado uma panóplia de componentes que permitem automatizar um equipamento. Concluído este processo, procedeu‐se ao desenvolvimento da programação dos respetivos autómatos e HMI´s (Human Machine Interface). Em suma, concluída a automatização do equipamento e incorporando este na linha de produção JLR, foi conseguido reduzir o tempo de produção de oito segundos para sete segundos, aproximadamente. Esta redução, consequentemente, irá fazer com que o número de peças produzidas seja superior. Ao nível financeiro, também foi conseguido verificar‐se melhorias. Consegue‐se produzir mais unidades, com menos recursos, humanos e materiais, eliminando inventários intermédios, e deste modo, o capital usado para a construção do equipamento é amortizado em cerca de 9 meses.The automobile industry presents itself as one of the most important, both in the terms of economy of each country and in the world economy. However, in recent years there has been a recession, both in terms of cars manufactured and in terms of cars sold. Companies in the sector, including those involved in the manufacture of vehicle components, are subject to strong challenges. One of them isthe strong competitiveness that exists in the industry. As such, they are forced to use cutting‐edge technologies to become sustainable and economically competitive, without jeopardizing the quality of their products. This work wasrequested by FicoCables, from the Ficosa group, with a view to automating an equipment capable of producing sub‐assemblies for command cables. This new equipment arises from the company's need to increase the quantity of cables produced on the JLR production line, in order to fulfill its orders. It was also expected that it would be achieved, reducing the intervention of the labor used and, in a certain way, the costs associated with the production line. Thus, a new equipment was previously designed to overcome the aforementioned problem. In order to automate this equipment, the main focus of this work, it was necessary to know the entire process and, subsequently, correctly select the necessary devices,since there is a panoply of components on the market that allow the automation of equipment. Once this process was completed, the programming of the respective automata and HMI's (Human Machine Interface) was developed. In short, having completed the automation of the equipment and incorporating it into the JLR production line, it was possible to reduce the production time from eight seconds to approximately seven seconds. This reduction, consequently, will make the number of parts produced higher. At the financial level, improvements were also achieved. It is possible to produce more units, with fewer resources, human and material, eliminating intermediate inventories, and in this way, the capital used for the construction of the equipment is amortized in about 9 months.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Luís Miguel Brito2021-09-08T08:37:24Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18328TID:202812952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:59.918575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis |
title |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis |
spellingShingle |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis Coelho, Luís Miguel Brito Indústria automóvel Cabos de comando Automatização de processos Homem vs. máquina Programação de autómatos Automação Industrial Automotive industry Control cables Process automation Man vs. Machine Automaton Programming Industrial Automation |
title_short |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis |
title_full |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis |
title_fullStr |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis |
title_full_unstemmed |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis |
title_sort |
Automatização do processo produtivo de cabos de comando para automóveis |
author |
Coelho, Luís Miguel Brito |
author_facet |
Coelho, Luís Miguel Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco José Gomes da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Luís Miguel Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria automóvel Cabos de comando Automatização de processos Homem vs. máquina Programação de autómatos Automação Industrial Automotive industry Control cables Process automation Man vs. Machine Automaton Programming Industrial Automation |
topic |
Indústria automóvel Cabos de comando Automatização de processos Homem vs. máquina Programação de autómatos Automação Industrial Automotive industry Control cables Process automation Man vs. Machine Automaton Programming Industrial Automation |
description |
A indústria automóvel apresenta‐se como sendo uma das mais importantes, tanto na economia de cada país, como na economia mundial. No entanto, nos últimos anos têm‐ se verificado uma recessão, tanto ao nível de automóveis fabricados como ao nível de automóveis vendidos. As empresas do setor, incluindo também as que se destinam ao fabrico de componentes para veículos, estão sujeitas a fortes exigências. Uma delas, é a forte competitividade que existe na indústria. Como tal, estas são obrigadas a recorrer a tecnologias de ponta para se tornarem sustentáveis e economicamente competitivas, sem colocar em causa a qualidade dos seus produtos. O presente trabalho foi solicitado pela FicoCables, do grupo Ficosa, tendo em vista a automatização de um equipamento, capaz de produzir subconjuntos para cabos de comando. Este novo equipamento, surge da necessidade que a empresa tinha em aumentar a quantidade de cabos produzidos na linha de produção JLR, para conseguir assim, satisfazer as suas encomendas. Era também expectável que fosse conseguido, reduzir a intervenção da mão de obra utilizada e, de certa forma, os custos associados à linha de produção. Para resolver o problema acima referido, foi previamente projetado um novo equipamento. O principal foco deste trabalho foi automatizar esse equipamento. Deste modo, para que fosse possível automatizar este equipamento, era necessário conhecer todo o processo e, posteriormente,selecionar corretamente os dispositivos necessários, visto que existe no mercado uma panóplia de componentes que permitem automatizar um equipamento. Concluído este processo, procedeu‐se ao desenvolvimento da programação dos respetivos autómatos e HMI´s (Human Machine Interface). Em suma, concluída a automatização do equipamento e incorporando este na linha de produção JLR, foi conseguido reduzir o tempo de produção de oito segundos para sete segundos, aproximadamente. Esta redução, consequentemente, irá fazer com que o número de peças produzidas seja superior. Ao nível financeiro, também foi conseguido verificar‐se melhorias. Consegue‐se produzir mais unidades, com menos recursos, humanos e materiais, eliminando inventários intermédios, e deste modo, o capital usado para a construção do equipamento é amortizado em cerca de 9 meses. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-08T08:37:24Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18328 TID:202812952 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18328 |
identifier_str_mv |
TID:202812952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131469959921664 |