Relatório para a obtenção do título de especialista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16437 |
Resumo: | O trabalho que em seguida se apresenta destina-se à obtenção do título de Especialista em Artes, conferido pelo Politécnico do Porto, no âmbito do Consórcio com o Politécnico de Coimbra. Esta opção deve ser explicada. Idealmente, o título deveria ser requerido na área das Humanidades, uma vez que a minha formação, experiência e perfil aí melhor se enquadram. Porém, a inexistência, nesta instituição, dessa área, como se pode comprovar pelo Diário da República, 2ª série, nº 200, Despacho nº 14093/2011, de 18 de outubro, retificado pelo Despacho P.Porto/P-011/2019, conduziu à escolha da única possível no elenco das áreas de formação ministradas no P.Porto, Área CNAEF 210 – Artes. Esta escolha alicerça-se ainda em dois outros critérios: por um lado, o âmbito da minha formação inicial, em História da Arte, e, por outro, no fato de exercer atividade docente neste Politécnico e aqui desejar concluir as minhas provas de Especialista; finalmente, porque as matérias sobre as quais se debruça este relatório têm, como se verá, uma ligação, senão direta, pelo menos profundamente contextual com a Arte, a Educação Artística e a sensibilização para o estudo, conhecimento e valorização do Património nas suas mais variadas vertentes. Como objetivos fundamentais pretendo demonstrar a adequação do meu percurso profissional à lecionação de diferentes Unidades Curriculares de cursos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, em particular das licenciaturas em Gestão do Património e Educação Básica. Acima de tudo, explicar como esse mesmo percurso profissional, nas suas múltiplas vertentes, constitui uma mais-valia para esta atividade docente, permitindo que os estudantes compreendam melhor a ligação com o lado prático e a dimensão laboral da Educação e do Património. O especialista conhece o mercado de trabalho e, como tal, a comunicação da sua experiência enriquece o perfil do estudante e possibilita-lhe um contacto com a realidade e a aquisição de experiências nas diferentes áreas e vertentes da gestão cultural e do património, bem como no âmbito da ação educativa em contextos não-formais. Se a primeira ideia está mais ligada à licenciatura em Gestão do Património, a segunda, como se percebe, relaciona-se intimamente com a de Educação Básica.[...] |
id |
RCAP_6e599bdf37482234b975c2bfd45607d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16437 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório para a obtenção do título de especialistaEspecialista em ArtesEducação ArtísticaPatrimónioO trabalho que em seguida se apresenta destina-se à obtenção do título de Especialista em Artes, conferido pelo Politécnico do Porto, no âmbito do Consórcio com o Politécnico de Coimbra. Esta opção deve ser explicada. Idealmente, o título deveria ser requerido na área das Humanidades, uma vez que a minha formação, experiência e perfil aí melhor se enquadram. Porém, a inexistência, nesta instituição, dessa área, como se pode comprovar pelo Diário da República, 2ª série, nº 200, Despacho nº 14093/2011, de 18 de outubro, retificado pelo Despacho P.Porto/P-011/2019, conduziu à escolha da única possível no elenco das áreas de formação ministradas no P.Porto, Área CNAEF 210 – Artes. Esta escolha alicerça-se ainda em dois outros critérios: por um lado, o âmbito da minha formação inicial, em História da Arte, e, por outro, no fato de exercer atividade docente neste Politécnico e aqui desejar concluir as minhas provas de Especialista; finalmente, porque as matérias sobre as quais se debruça este relatório têm, como se verá, uma ligação, senão direta, pelo menos profundamente contextual com a Arte, a Educação Artística e a sensibilização para o estudo, conhecimento e valorização do Património nas suas mais variadas vertentes. Como objetivos fundamentais pretendo demonstrar a adequação do meu percurso profissional à lecionação de diferentes Unidades Curriculares de cursos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, em particular das licenciaturas em Gestão do Património e Educação Básica. Acima de tudo, explicar como esse mesmo percurso profissional, nas suas múltiplas vertentes, constitui uma mais-valia para esta atividade docente, permitindo que os estudantes compreendam melhor a ligação com o lado prático e a dimensão laboral da Educação e do Património. O especialista conhece o mercado de trabalho e, como tal, a comunicação da sua experiência enriquece o perfil do estudante e possibilita-lhe um contacto com a realidade e a aquisição de experiências nas diferentes áreas e vertentes da gestão cultural e do património, bem como no âmbito da ação educativa em contextos não-formais. Se a primeira ideia está mais ligada à licenciatura em Gestão do Património, a segunda, como se percebe, relaciona-se intimamente com a de Educação Básica.[...]Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarros, Susana Alexandra Pacheco Valente da Silva2020-11-05T12:03:41Z2020-03-052020-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/16437pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T01:45:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:06.477924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório para a obtenção do título de especialista |
title |
Relatório para a obtenção do título de especialista |
spellingShingle |
Relatório para a obtenção do título de especialista Barros, Susana Alexandra Pacheco Valente da Silva Especialista em Artes Educação Artística Património |
title_short |
Relatório para a obtenção do título de especialista |
title_full |
Relatório para a obtenção do título de especialista |
title_fullStr |
Relatório para a obtenção do título de especialista |
title_full_unstemmed |
Relatório para a obtenção do título de especialista |
title_sort |
Relatório para a obtenção do título de especialista |
author |
Barros, Susana Alexandra Pacheco Valente da Silva |
author_facet |
Barros, Susana Alexandra Pacheco Valente da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Susana Alexandra Pacheco Valente da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Especialista em Artes Educação Artística Património |
topic |
Especialista em Artes Educação Artística Património |
description |
O trabalho que em seguida se apresenta destina-se à obtenção do título de Especialista em Artes, conferido pelo Politécnico do Porto, no âmbito do Consórcio com o Politécnico de Coimbra. Esta opção deve ser explicada. Idealmente, o título deveria ser requerido na área das Humanidades, uma vez que a minha formação, experiência e perfil aí melhor se enquadram. Porém, a inexistência, nesta instituição, dessa área, como se pode comprovar pelo Diário da República, 2ª série, nº 200, Despacho nº 14093/2011, de 18 de outubro, retificado pelo Despacho P.Porto/P-011/2019, conduziu à escolha da única possível no elenco das áreas de formação ministradas no P.Porto, Área CNAEF 210 – Artes. Esta escolha alicerça-se ainda em dois outros critérios: por um lado, o âmbito da minha formação inicial, em História da Arte, e, por outro, no fato de exercer atividade docente neste Politécnico e aqui desejar concluir as minhas provas de Especialista; finalmente, porque as matérias sobre as quais se debruça este relatório têm, como se verá, uma ligação, senão direta, pelo menos profundamente contextual com a Arte, a Educação Artística e a sensibilização para o estudo, conhecimento e valorização do Património nas suas mais variadas vertentes. Como objetivos fundamentais pretendo demonstrar a adequação do meu percurso profissional à lecionação de diferentes Unidades Curriculares de cursos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, em particular das licenciaturas em Gestão do Património e Educação Básica. Acima de tudo, explicar como esse mesmo percurso profissional, nas suas múltiplas vertentes, constitui uma mais-valia para esta atividade docente, permitindo que os estudantes compreendam melhor a ligação com o lado prático e a dimensão laboral da Educação e do Património. O especialista conhece o mercado de trabalho e, como tal, a comunicação da sua experiência enriquece o perfil do estudante e possibilita-lhe um contacto com a realidade e a aquisição de experiências nas diferentes áreas e vertentes da gestão cultural e do património, bem como no âmbito da ação educativa em contextos não-formais. Se a primeira ideia está mais ligada à licenciatura em Gestão do Património, a segunda, como se percebe, relaciona-se intimamente com a de Educação Básica.[...] |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-05T12:03:41Z 2020-03-05 2020-03-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16437 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131451992571904 |