Relatório para a obtenção do título de especialista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Susana Alexandra Pacheco Valente da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16437
Resumo: O trabalho que em seguida se apresenta destina-se à obtenção do título de Especialista em Artes, conferido pelo Politécnico do Porto, no âmbito do Consórcio com o Politécnico de Coimbra. Esta opção deve ser explicada. Idealmente, o título deveria ser requerido na área das Humanidades, uma vez que a minha formação, experiência e perfil aí melhor se enquadram. Porém, a inexistência, nesta instituição, dessa área, como se pode comprovar pelo Diário da República, 2ª série, nº 200, Despacho nº 14093/2011, de 18 de outubro, retificado pelo Despacho P.Porto/P-011/2019, conduziu à escolha da única possível no elenco das áreas de formação ministradas no P.Porto, Área CNAEF 210 – Artes. Esta escolha alicerça-se ainda em dois outros critérios: por um lado, o âmbito da minha formação inicial, em História da Arte, e, por outro, no fato de exercer atividade docente neste Politécnico e aqui desejar concluir as minhas provas de Especialista; finalmente, porque as matérias sobre as quais se debruça este relatório têm, como se verá, uma ligação, senão direta, pelo menos profundamente contextual com a Arte, a Educação Artística e a sensibilização para o estudo, conhecimento e valorização do Património nas suas mais variadas vertentes. Como objetivos fundamentais pretendo demonstrar a adequação do meu percurso profissional à lecionação de diferentes Unidades Curriculares de cursos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, em particular das licenciaturas em Gestão do Património e Educação Básica. Acima de tudo, explicar como esse mesmo percurso profissional, nas suas múltiplas vertentes, constitui uma mais-valia para esta atividade docente, permitindo que os estudantes compreendam melhor a ligação com o lado prático e a dimensão laboral da Educação e do Património. O especialista conhece o mercado de trabalho e, como tal, a comunicação da sua experiência enriquece o perfil do estudante e possibilita-lhe um contacto com a realidade e a aquisição de experiências nas diferentes áreas e vertentes da gestão cultural e do património, bem como no âmbito da ação educativa em contextos não-formais. Se a primeira ideia está mais ligada à licenciatura em Gestão do Património, a segunda, como se percebe, relaciona-se intimamente com a de Educação Básica.[...]
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