Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61677
Resumo: Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
id RCAP_6e702e4d972c3cd99c1ed5758536643e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológicaIndiscipline in the classroom: a proposal for psychological interventionIndisciplinaSala de aulaCompetências de vidaTCVComunicaçãoIndisciplineClassroomLife competencesLCTCommunicationCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoEste trabalho consiste numa proposta de intervenção psicológica na indisciplina em sala de aula no 3º Ciclo do Ensino Básico que recorre ao referencial teórico das competências de vida. Pretende-se capacitar os alunos através de sessões cujas atividades e objetivos são promotoras de uma das competências de vida que é a comunicação. A metodologia utilizada, recorre ao TCV, que se divide em 4 fases: motivação, aprendizagem, generalização, automatização e transferência. Os professores e os pais, são aliados na implementação do projeto numa fase prévia e logo após o seu termo, por estarem em contato direto com os alunos e terem um conhecimento elevado da situação dos mesmos. O objetivo final é que através do treino, possam transferir a competência da comunicação para o contexto de sala de aula, reduzindo-se a indisciplina na mesma e que haja transferência para outros contextos de vida.This project is a proposal of a psychological intervention concerning misbehaviour in the classroom in 3.º Ciclo do Ensino Básico’ classes. It is based on the theoretical framework of life abilities. It aims to provide students tools through a series of sessions that develop activities to achieve one of the life abilities which is communication. The methodology used is based on LCT (Life Competences Training) and it is divided in four stages: motivation; learning; generalization, automation and transfer. Teachers and parents are both committed in the establishment of this project in a previous stage and immediately after its ending, because they are in a direct contact with the students and also because they have a better knowledge about them. The final aim of this project is that through training, students can transfer their communication abilities or competences to the classroom and this way to reduce misbehaviour inside it and at the same time also allow students to transfer or apply it to other contexts of life.Gomes, A. RuiUniversidade do MinhoRodrigues, Marília da Conceição Oliveira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61677por202280276info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:53.600935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
Indiscipline in the classroom: a proposal for psychological intervention
title Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
spellingShingle Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira
Indisciplina
Sala de aula
Competências de vida
TCV
Comunicação
Indiscipline
Classroom
Life competences
LCT
Communication
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
title_full Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
title_fullStr Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
title_full_unstemmed Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
title_sort Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
author Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira
author_facet Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, A. Rui
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Sala de aula
Competências de vida
TCV
Comunicação
Indiscipline
Classroom
Life competences
LCT
Communication
Ciências Sociais::Psicologia
topic Indisciplina
Sala de aula
Competências de vida
TCV
Comunicação
Indiscipline
Classroom
Life competences
LCT
Communication
Ciências Sociais::Psicologia
description Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61677
url http://hdl.handle.net/1822/61677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202280276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132380352479232