Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61677 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
id |
RCAP_6e702e4d972c3cd99c1ed5758536643e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológicaIndiscipline in the classroom: a proposal for psychological interventionIndisciplinaSala de aulaCompetências de vidaTCVComunicaçãoIndisciplineClassroomLife competencesLCTCommunicationCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoEste trabalho consiste numa proposta de intervenção psicológica na indisciplina em sala de aula no 3º Ciclo do Ensino Básico que recorre ao referencial teórico das competências de vida. Pretende-se capacitar os alunos através de sessões cujas atividades e objetivos são promotoras de uma das competências de vida que é a comunicação. A metodologia utilizada, recorre ao TCV, que se divide em 4 fases: motivação, aprendizagem, generalização, automatização e transferência. Os professores e os pais, são aliados na implementação do projeto numa fase prévia e logo após o seu termo, por estarem em contato direto com os alunos e terem um conhecimento elevado da situação dos mesmos. O objetivo final é que através do treino, possam transferir a competência da comunicação para o contexto de sala de aula, reduzindo-se a indisciplina na mesma e que haja transferência para outros contextos de vida.This project is a proposal of a psychological intervention concerning misbehaviour in the classroom in 3.º Ciclo do Ensino Básico’ classes. It is based on the theoretical framework of life abilities. It aims to provide students tools through a series of sessions that develop activities to achieve one of the life abilities which is communication. The methodology used is based on LCT (Life Competences Training) and it is divided in four stages: motivation; learning; generalization, automation and transfer. Teachers and parents are both committed in the establishment of this project in a previous stage and immediately after its ending, because they are in a direct contact with the students and also because they have a better knowledge about them. The final aim of this project is that through training, students can transfer their communication abilities or competences to the classroom and this way to reduce misbehaviour inside it and at the same time also allow students to transfer or apply it to other contexts of life.Gomes, A. RuiUniversidade do MinhoRodrigues, Marília da Conceição Oliveira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61677por202280276info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:58:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:58:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica Indiscipline in the classroom: a proposal for psychological intervention |
title |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica |
spellingShingle |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira Indisciplina Sala de aula Competências de vida TCV Comunicação Indiscipline Classroom Life competences LCT Communication Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica |
title_full |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica |
title_fullStr |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica |
title_full_unstemmed |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica |
title_sort |
Indisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica |
author |
Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, A. Rui Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Sala de aula Competências de vida TCV Comunicação Indiscipline Classroom Life competences LCT Communication Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Indisciplina Sala de aula Competências de vida TCV Comunicação Indiscipline Classroom Life competences LCT Communication Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/61677 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/61677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202280276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544474661748736 |