Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Inês Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81130
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_55e300a8f959921b5cf58c486c1a1331
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundárioIndisciplina na Sala de AulaGestão de Sala de AulaEstratégias para Lidar com a IndisciplinaGestão da indisciplinaIndiscipline in the ClassroomClassroom ManagementStrategies to Deal with IndisciplineIndiscipline managementCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAs escolas enfrentam vários desafios nos dias de hoje, sendo um deles a indisciplina. Esta deve-se a múltiplas causas, desde fatores sociais, como a família e a escola, a fatores pessoais. Este problema afeta os alunos, os professores e, consequentemente, toda a comunidade escolar. A indisciplina compromete a aprendizagem dos alunos e contribui para a instabilidade dos professores, que gastam uma parte significativa do tempo de aula a lidar com a mesma. O presente estudo incide sobre estratégias utilizadas pelos professores e pelas respetivas escolas para lidar com a indisciplina, a partir da análise do conteúdo de duas questões abertas do Questionário de Indisciplina Percebida (Oliveira & Lopes, 2015). Os resultados mostram que, das estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula, 610 delas são remediativas e 509 são preventivas. Das estratégias remediativas, 352 referem-se a estratégias corretivas e 258 a estratégias punitivas. É de salientar que o diálogo com alunos e encarregados de educação é a estratégia mais utilizada pelos professores para lidar com a indisciplina. Relativamente às estratégias utilizadas pelas escolas, em 612 respostas dos professores, figuravam estratégias remediativas e em 97 estratégias preventivas. No que concerne ás estratégias remediativas, 207 eram estratégias corretivas e 456 eram estratégias punitivas. No geral, os resultados sugerem que os docentes consideram que recorrer ao diálogo é uma das estratégias mais eficazes para lidar com a indisciplina, e que as escolas recorrem mais frequentemente a estratégias punitivas como a aplicação de medidas disciplinares e o encaminhamento para gabinetes de apoio.Schools face several challenges these days, one of which is indiscipline. Indiscipline is due to multiple causes, from social factors, such as family and school, to personal factors. It impacts both students and teachers and consequently the school. Indiscipline compromises student learning and contributes to the instability of teachers, who spend a significant part of class time dealing with indiscipline. The present study focuses on strategies used by teachers and their respective schools to deal with indiscipline, based on the content analysis of two open questions of the Questioned° de Indiscipline Peitebida (Oliveira & Lopes, 2015). The results show that, of the strategies used by teachers in the classroom, 610 responses refer to remedial strategies and 509 to preventive strategies. Of the remedial strategies, 352 responses refer to corrective strategies and 258 to punitive strategies. Dialogue with students and guardians is the most mentioned strategy by teachers to deal with indiscipline. Regarding the strategies used by schools to deal with indiscipline, 612 responses from teachers included remedial strategies and 97 alluded to preventive strategies. Regarding remedial strategies, 207 were corrective strategies and 456 were punitive strategies. Overall, the results suggest that the participants consider fundamentally using dialogue to deal with indiscipline, and refer that schools more often resort to punitive strategies such as disciplinary measures and support offices.Lopes, João A.Universidade do MinhoCabral, Inês Silva2022-07-292022-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81130por203049926info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:57.335174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
title Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
spellingShingle Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
Cabral, Inês Silva
Indisciplina na Sala de Aula
Gestão de Sala de Aula
Estratégias para Lidar com a Indisciplina
Gestão da indisciplina
Indiscipline in the Classroom
Classroom Management
Strategies to Deal with Indiscipline
Indiscipline management
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
title_full Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
title_fullStr Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
title_full_unstemmed Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
title_sort Estratégias para lidar com a Indisciplina escolar: um estudo com professores do Ensino básico e secundário
author Cabral, Inês Silva
author_facet Cabral, Inês Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, João A.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Inês Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina na Sala de Aula
Gestão de Sala de Aula
Estratégias para Lidar com a Indisciplina
Gestão da indisciplina
Indiscipline in the Classroom
Classroom Management
Strategies to Deal with Indiscipline
Indiscipline management
Ciências Sociais::Psicologia
topic Indisciplina na Sala de Aula
Gestão de Sala de Aula
Estratégias para Lidar com a Indisciplina
Gestão da indisciplina
Indiscipline in the Classroom
Classroom Management
Strategies to Deal with Indiscipline
Indiscipline management
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29
2022-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81130
url https://hdl.handle.net/1822/81130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203049926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132901049106432