O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana José de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Augusto, Luísa Paula, Santo, Pedro Manuel do Espírito, Santos, Sara Cristina Valente dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38622
Resumo: Ao residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em específico, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identificou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e definir uma estratégia de comunicação eciente com o objetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.
id RCAP_6e7d1b88eda8f0891297f32005e358dd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turísticaComunicaçãoBem-estar físicoQualidade de vidaImagem afetivaWOMAo residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em específico, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identificou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e definir uma estratégia de comunicação eciente com o objetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-13T09:52:30Z2023-03-15T00:00:00Z2023-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38622por10.34624/rtd.v40i0.31534Oliveira, Adriana José deAugusto, Luísa PaulaSanto, Pedro Manuel do EspíritoSantos, Sara Cristina Valente dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:20Zoai:ria.ua.pt:10773/38622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:37.351229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
spellingShingle O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
Oliveira, Adriana José de
Comunicação
Bem-estar físico
Qualidade de vida
Imagem afetiva
WOM
title_short O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title_full O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title_fullStr O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title_full_unstemmed O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title_sort O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
author Oliveira, Adriana José de
author_facet Oliveira, Adriana José de
Augusto, Luísa Paula
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
author_role author
author2 Augusto, Luísa Paula
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana José de
Augusto, Luísa Paula
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Bem-estar físico
Qualidade de vida
Imagem afetiva
WOM
topic Comunicação
Bem-estar físico
Qualidade de vida
Imagem afetiva
WOM
description Ao residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em específico, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identificou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e definir uma estratégia de comunicação eciente com o objetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13T09:52:30Z
2023-03-15T00:00:00Z
2023-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38622
url http://hdl.handle.net/10773/38622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34624/rtd.v40i0.31534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137738352492544