O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana José de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Augusto, Luísa Paula, Santo, Pedro Manuel do Espírito, Santos, Sara Cristina Valente dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9061
Resumo: Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª UIDB/05583/2020. Agradecemos adicionalmente ao Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) e ao Politécnico de Viseu pelo apoio prestado.
id RCAP_d8d3f806b01c86643b5264dc2ed4b338
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turísticaThe role of quality of life, communication and aective image in the WOM of residents in tourism promotionComunicaçãoBem-estar físicoQualidade de vidaImagem afetivaWOMEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª UIDB/05583/2020. Agradecemos adicionalmente ao Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) e ao Politécnico de Viseu pelo apoio prestado.Ao residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em especíco, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identicou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e denir uma estratégia de comunicação eciente com o ob- jetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.Universidade de AveiroIC-OnlineOliveira, Adriana José deAugusto, Luísa PaulaSanto, Pedro Manuel do EspíritoSantos, Sara Cristina Valente dos2023-12-11T13:29:33Z2023-03-232023-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9061porde Oliveira, A. J., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 175-184. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.315342182-1453info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:44Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:37.215941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
The role of quality of life, communication and aective image in the WOM of residents in tourism promotion
title O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
spellingShingle O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
Oliveira, Adriana José de
Comunicação
Bem-estar físico
Qualidade de vida
Imagem afetiva
WOM
title_short O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title_full O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title_fullStr O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title_full_unstemmed O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
title_sort O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
author Oliveira, Adriana José de
author_facet Oliveira, Adriana José de
Augusto, Luísa Paula
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
author_role author
author2 Augusto, Luísa Paula
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana José de
Augusto, Luísa Paula
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Bem-estar físico
Qualidade de vida
Imagem afetiva
WOM
topic Comunicação
Bem-estar físico
Qualidade de vida
Imagem afetiva
WOM
description Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª UIDB/05583/2020. Agradecemos adicionalmente ao Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) e ao Politécnico de Viseu pelo apoio prestado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T13:29:33Z
2023-03-23
2023-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9061
url http://hdl.handle.net/10400.8/9061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv de Oliveira, A. J., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 175-184. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534
https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534
2182-1453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137007425814528