O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9061 |
Resumo: | Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª UIDB/05583/2020. Agradecemos adicionalmente ao Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) e ao Politécnico de Viseu pelo apoio prestado. |
id |
RCAP_d8d3f806b01c86643b5264dc2ed4b338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9061 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turísticaThe role of quality of life, communication and aective image in the WOM of residents in tourism promotionComunicaçãoBem-estar físicoQualidade de vidaImagem afetivaWOMEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª UIDB/05583/2020. Agradecemos adicionalmente ao Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) e ao Politécnico de Viseu pelo apoio prestado.Ao residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em especíco, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identicou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e denir uma estratégia de comunicação eciente com o ob- jetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.Universidade de AveiroIC-OnlineOliveira, Adriana José deAugusto, Luísa PaulaSanto, Pedro Manuel do EspíritoSantos, Sara Cristina Valente dos2023-12-11T13:29:33Z2023-03-232023-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9061porde Oliveira, A. J., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 175-184. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.315342182-1453info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:44Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:37.215941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística The role of quality of life, communication and aective image in the WOM of residents in tourism promotion |
title |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística |
spellingShingle |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística Oliveira, Adriana José de Comunicação Bem-estar físico Qualidade de vida Imagem afetiva WOM |
title_short |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística |
title_full |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística |
title_fullStr |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística |
title_full_unstemmed |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística |
title_sort |
O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística |
author |
Oliveira, Adriana José de |
author_facet |
Oliveira, Adriana José de Augusto, Luísa Paula Santo, Pedro Manuel do Espírito Santos, Sara Cristina Valente dos |
author_role |
author |
author2 |
Augusto, Luísa Paula Santo, Pedro Manuel do Espírito Santos, Sara Cristina Valente dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adriana José de Augusto, Luísa Paula Santo, Pedro Manuel do Espírito Santos, Sara Cristina Valente dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Bem-estar físico Qualidade de vida Imagem afetiva WOM |
topic |
Comunicação Bem-estar físico Qualidade de vida Imagem afetiva WOM |
description |
Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª UIDB/05583/2020. Agradecemos adicionalmente ao Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) e ao Politécnico de Viseu pelo apoio prestado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-11T13:29:33Z 2023-03-23 2023-03-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9061 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
de Oliveira, A. J., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 175-184. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534 https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534 2182-1453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137007425814528 |