A relevância das fontes de informação externas na capacidade inovadora de empresas de gestão de resíduos : estudo de casos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14969 |
Resumo: | Este trabalho, baseado no estudo de seis empresas do sector de gestão de resíduos, pretendeu determinar onde e como estas empresas adquirem o conhecimento necessário para o desenvolvimento das suas actividades de inovação, o que implicou responder às seguintes questões de investigação: Quais são os parceiros com que as empresas se relacionam? Qual o papel diferenciado de cada um desses parceiros? Deste modo, tomouse como quadro conceptual as abordagens actuais sobre a temática da inovação, desenvolvendo-se um suporte teórico e empírico, que permitiu identificar e analisar os factores externos que influenciam o comportamento inovador destas empresas. Permitiu, verificar que o padrão de relacionamentos destas empresas do sector de gestão de resíduos envolve outras empresas, nomeadamente clientes, fornecedores e concorrentes, bem como instituições académicas e centros de investigação, e consultores e instituições de investigação privadas. Também permitiu constatar que são mais consistentes as ligações que estas empresas mantém com outras empresas, sejam estas clientes ou fornecedores, do que com instituições académicas e centros de investigação, e consultores e instituições de investigação privadas. E, confirmou, que apesar das ligações serem pontuais, as empresas mais inovadoras, isto é, as que desenvolvem inovações do tipo “novo para o mercado” são as que mais se relacionam com instituições académicas. |
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A relevância das fontes de informação externas na capacidade inovadora de empresas de gestão de resíduos : estudo de casosThe relevance of external sources of information on the innovative performance of waste management firms : case studiesInovaçãoCapacidade inovadoraFontes de informação externasInnovationExternal Sources of InformationInnovative performanceEste trabalho, baseado no estudo de seis empresas do sector de gestão de resíduos, pretendeu determinar onde e como estas empresas adquirem o conhecimento necessário para o desenvolvimento das suas actividades de inovação, o que implicou responder às seguintes questões de investigação: Quais são os parceiros com que as empresas se relacionam? Qual o papel diferenciado de cada um desses parceiros? Deste modo, tomouse como quadro conceptual as abordagens actuais sobre a temática da inovação, desenvolvendo-se um suporte teórico e empírico, que permitiu identificar e analisar os factores externos que influenciam o comportamento inovador destas empresas. Permitiu, verificar que o padrão de relacionamentos destas empresas do sector de gestão de resíduos envolve outras empresas, nomeadamente clientes, fornecedores e concorrentes, bem como instituições académicas e centros de investigação, e consultores e instituições de investigação privadas. Também permitiu constatar que são mais consistentes as ligações que estas empresas mantém com outras empresas, sejam estas clientes ou fornecedores, do que com instituições académicas e centros de investigação, e consultores e instituições de investigação privadas. E, confirmou, que apesar das ligações serem pontuais, as empresas mais inovadoras, isto é, as que desenvolvem inovações do tipo “novo para o mercado” são as que mais se relacionam com instituições académicas.This research work, based on a multiple case-study of six firms in the sector of waste management, sought to determine where and how these firms acquire the necessary knowledge to develop their innovation activities. This aim required answering the following questions: Which are the partners that interact with the firms? What is the unique role of each partner? Thus, as a conceptual framework the current approaches on the topic of innovation were documented, developing a theoretical and empirical support, which helped identify and analyze the external factors that influence the behavior of these innovative firms. It disclosed that the pattern of relationships of these firms involves other firms, such as customers, suppliers and competitors, as well as academic institutions and research centers, consultants and private research institutions. It also revealed as more consistent the networks developed between these firms and others, being those customers or suppliers, than the established with academic institutions and research centers, and consultants and private research institutions. Furthermore, this study identified the following framework, even though connections may be sporadic, the most innovative firms, i.e. those that develop innovations "new to market", are the most linked to academic institutions.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoVieira, Filipa DionísioFerreira, Leandro2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14969por2175-8018www.incubadora.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/962info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:20.812235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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