A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hidalgo, Maycon Raul
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pontoli, Larissa Aparecida, Galvão, Camila Brito, Obara, Ana Tiyomi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8748
Resumo: O ensino de ciências vem se moldando ao longo do tempo de acordo com as necessidades socio-históricas em que esteve inserido, assim como a prórpia ciência. Entre as modificações sofridas pelo ensino, a proposição de modelos, metodologias e ferramentas de ensino tem sido constante entre as pesquisas na área, entre elas destaca-se a inserção da história e filosofia da ciência (HFC), que propõe integrar os conhecimentos, promovendo um ensino e aprendizagem contextualizados e livres de deformações conceituais. Considerando a formação inicial um momento propício para a inserção de discussões sobre novas ferramentas de ensino, nos propomos a trabalhar os conceitos da HFC com licenciandos de Biologia, para isso elencamos a Evolução como campo de estudo, uma vez que esta é proposta por diversos autores como sendo um eixo principal da Biologia. Nossos resultados apontam para diversas possibilidades didáticas a partir da HFC, contudo, apresenta também a fragilidade do conhecimento sobre a ferramenta entre os licenciandos. Enfatizamos ser necessário a inserção mais acentuada dos pressuspostos da HFC no ensino, ainda, durante a formação inicial.
id RCAP_6e85759396122de3def7c31783f3e78d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandosXV ENEC - História e filosofia das ciênciasO ensino de ciências vem se moldando ao longo do tempo de acordo com as necessidades socio-históricas em que esteve inserido, assim como a prórpia ciência. Entre as modificações sofridas pelo ensino, a proposição de modelos, metodologias e ferramentas de ensino tem sido constante entre as pesquisas na área, entre elas destaca-se a inserção da história e filosofia da ciência (HFC), que propõe integrar os conhecimentos, promovendo um ensino e aprendizagem contextualizados e livres de deformações conceituais. Considerando a formação inicial um momento propício para a inserção de discussões sobre novas ferramentas de ensino, nos propomos a trabalhar os conceitos da HFC com licenciandos de Biologia, para isso elencamos a Evolução como campo de estudo, uma vez que esta é proposta por diversos autores como sendo um eixo principal da Biologia. Nossos resultados apontam para diversas possibilidades didáticas a partir da HFC, contudo, apresenta também a fragilidade do conhecimento sobre a ferramenta entre os licenciandos. Enfatizamos ser necessário a inserção mais acentuada dos pressuspostos da HFC no ensino, ainda, durante a formação inicial.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8748por1646-2335Hidalgo, Maycon RaulPontoli, Larissa AparecidaGalvão, Camila BritoObara, Ana Tiyomiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:32Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.223235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
title A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
spellingShingle A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
Hidalgo, Maycon Raul
XV ENEC - História e filosofia das ciências
title_short A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
title_full A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
title_fullStr A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
title_full_unstemmed A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
title_sort A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
author Hidalgo, Maycon Raul
author_facet Hidalgo, Maycon Raul
Pontoli, Larissa Aparecida
Galvão, Camila Brito
Obara, Ana Tiyomi
author_role author
author2 Pontoli, Larissa Aparecida
Galvão, Camila Brito
Obara, Ana Tiyomi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hidalgo, Maycon Raul
Pontoli, Larissa Aparecida
Galvão, Camila Brito
Obara, Ana Tiyomi
dc.subject.por.fl_str_mv XV ENEC - História e filosofia das ciências
topic XV ENEC - História e filosofia das ciências
description O ensino de ciências vem se moldando ao longo do tempo de acordo com as necessidades socio-históricas em que esteve inserido, assim como a prórpia ciência. Entre as modificações sofridas pelo ensino, a proposição de modelos, metodologias e ferramentas de ensino tem sido constante entre as pesquisas na área, entre elas destaca-se a inserção da história e filosofia da ciência (HFC), que propõe integrar os conhecimentos, promovendo um ensino e aprendizagem contextualizados e livres de deformações conceituais. Considerando a formação inicial um momento propício para a inserção de discussões sobre novas ferramentas de ensino, nos propomos a trabalhar os conceitos da HFC com licenciandos de Biologia, para isso elencamos a Evolução como campo de estudo, uma vez que esta é proposta por diversos autores como sendo um eixo principal da Biologia. Nossos resultados apontam para diversas possibilidades didáticas a partir da HFC, contudo, apresenta também a fragilidade do conhecimento sobre a ferramenta entre os licenciandos. Enfatizamos ser necessário a inserção mais acentuada dos pressuspostos da HFC no ensino, ainda, durante a formação inicial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8748
url https://doi.org/10.25755/int.8748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130949543264256