O construtivismo e a experimentação como tendências pedagógicas e metodológicas para o ensino de física moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Paulo Santos da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Francisco Hermes Santos da, Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8750
Resumo: O artigo versa sobre as correntes de pensamento que se apresentam como uma tendência atual na Educação em Ciências. Apresentam-se os estudos desenvolvidos sobre a viabilidade de utilização do construtivismo e da experimentação didática no ensino da Física Moderna e discutem-se os fundamentos que devem ser empregados na aplicação dessas tendências pedagógico-metodológicas. Faz-se uma análise sobre as noções de conhecimento no entendimento de empiristas e aprioristas e se discutem as influências que estes exercem tanto nos processos de formação docente quanto na condução das atividades práticas dos professores de Física. Comparam-se diferentes pontos de vista sobre o ensino de Ciências com a teoria construtivista, objetivando construir o embasamento necessário para à aplicação de ações experimentais ao ensino da Física Moderna. Abordam-se relatos sobre a presença de obstáculos ao ensino da Física, que se manifestam durante a execução de atividades experimentais, assim como as descrições das formas pelas quais professores se utilizam da experimentação didática no ensino da Física Moderna. Trata-se de uma reflexão onde se busca o dialogo e o estabelecimento de relações interdisciplinares entre construtivismo e experimentação didática e para isso são analisadas as concepções de construtivismo no campo educacional e os sentidos que lhe são atribuídos nesse contexto. Faz-se um apanhado sobre a experimentação no ensino de Ciências e as tentativas de transposição dessas práticas para o ensino da Física Moderna. 
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