Merchandising num supermercado Pingo Doce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8470 |
Resumo: | Hoje, mais do que nunca, os supermercados concorrem uns contra os outros com grande intensidade. Isto é notório sobretudo ao nível do marketing: fortes promoções, estratégias de merchandising inventivas, e um grande recurso a publicidade. O investimento a que se recorre para estimular as vendas, pretende também fidelizar e aumentar a satisfação dos clientes. O merchandising é uma ferramenta fulcral dentro do marketing e consegue retirar maior rentabilidade dos pontos de venda. O marketing e o merchandising contribuem em vários aspetos para uma loja mais atractiva, mas também para um percurso lógico, onde o consumidor consegue fazer uma escolha facilitada pela racionalidade e clareza das informações e visibilidade das implantações de mercadoria. Deve-se permitir ao cliente um apuramento simples, rápido das informações. A presente dissertação propõe-se primeiro a fazer uma análise de carácter teórico seguindo-se depois um estudo de caso a um supermercado Pingo Doce de forma a que se consiga apurar quais as técnicas de marketing e merchandising que o Pingo Doce aplica nas suas lojas. Metodologicamente foram também aplicados 120 inquéritos a clientes que tinham acabado de fazer compras no supermercado Pingo Doce em questão. Isto foi feito de forma a permitir ter uma ideia da satisfação do cliente sobre esta loja, mas também para ter uma perceção sobre o tipo de cliente e o seu comportamento. Em conclusão, serão então salientados os pontos positivos e negativos ao nível do merchandising nos supermercados pingo doce, e serão sugeridas algumas possíveis alterações, e novas ideias. E ainda, será feita uma sugestão para investigação futura nesta área do conhecimento. |
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Merchandising num supermercado Pingo DoceMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADEMARKETINGMERCHANDISINGESTUDOS DE CASOCOMÉRCIO RETALHISTAPINGO DOCECOMUNICAÇÃOCOMMUNICATIONMARKETINGMERCHANDISINGCASE STUDIESRETAIL TRADEPINGO DOCEHoje, mais do que nunca, os supermercados concorrem uns contra os outros com grande intensidade. Isto é notório sobretudo ao nível do marketing: fortes promoções, estratégias de merchandising inventivas, e um grande recurso a publicidade. O investimento a que se recorre para estimular as vendas, pretende também fidelizar e aumentar a satisfação dos clientes. O merchandising é uma ferramenta fulcral dentro do marketing e consegue retirar maior rentabilidade dos pontos de venda. O marketing e o merchandising contribuem em vários aspetos para uma loja mais atractiva, mas também para um percurso lógico, onde o consumidor consegue fazer uma escolha facilitada pela racionalidade e clareza das informações e visibilidade das implantações de mercadoria. Deve-se permitir ao cliente um apuramento simples, rápido das informações. A presente dissertação propõe-se primeiro a fazer uma análise de carácter teórico seguindo-se depois um estudo de caso a um supermercado Pingo Doce de forma a que se consiga apurar quais as técnicas de marketing e merchandising que o Pingo Doce aplica nas suas lojas. Metodologicamente foram também aplicados 120 inquéritos a clientes que tinham acabado de fazer compras no supermercado Pingo Doce em questão. Isto foi feito de forma a permitir ter uma ideia da satisfação do cliente sobre esta loja, mas também para ter uma perceção sobre o tipo de cliente e o seu comportamento. Em conclusão, serão então salientados os pontos positivos e negativos ao nível do merchandising nos supermercados pingo doce, e serão sugeridas algumas possíveis alterações, e novas ideias. E ainda, será feita uma sugestão para investigação futura nesta área do conhecimento.Nowadays supermarkets are very competitive among each other. This is notorious the marketing sector: aggressive promotions, creative merchandising strategies, and a massive investment in advertising. Moreover, the final goal is not only to grow in sales but also to satisfy the needs of consumers and retain them. Merchandising is a core tool in the marketing strategy and, if well done, can improve rentability at the point of sale. It makes the store more appealing, and it creates a logical path in order to facilitate the choicemaking through the rationality and clarity of information. This dissertation, through a theorical analysis, aims to explore the history of merchandising in the retail sector, focusing on supermarkets. After this it will be made an observation to one of the Pingo Doce’s stores in order to find out which merchandising techniques are being used. A survey was conducted to 120 clients of this store in the interest of getting a better idea of the type of customer, its behaviour and also its level of satisfaction. As a conclusion, the positive and negative aspects of the merchandising techniques currently in place at Pingo Doce are to be highlighted. Regarding these, some remarks will be made about what could be changed as well as a suggestion for further investigation on this subject2018-01-26T12:26:29Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8470TID:201818302porRocha, Catarina Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:15.112564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Hoje, mais do que nunca, os supermercados concorrem uns contra os outros com grande intensidade. Isto é notório sobretudo ao nível do marketing: fortes promoções, estratégias de merchandising inventivas, e um grande recurso a publicidade. O investimento a que se recorre para estimular as vendas, pretende também fidelizar e aumentar a satisfação dos clientes. O merchandising é uma ferramenta fulcral dentro do marketing e consegue retirar maior rentabilidade dos pontos de venda. O marketing e o merchandising contribuem em vários aspetos para uma loja mais atractiva, mas também para um percurso lógico, onde o consumidor consegue fazer uma escolha facilitada pela racionalidade e clareza das informações e visibilidade das implantações de mercadoria. Deve-se permitir ao cliente um apuramento simples, rápido das informações. A presente dissertação propõe-se primeiro a fazer uma análise de carácter teórico seguindo-se depois um estudo de caso a um supermercado Pingo Doce de forma a que se consiga apurar quais as técnicas de marketing e merchandising que o Pingo Doce aplica nas suas lojas. Metodologicamente foram também aplicados 120 inquéritos a clientes que tinham acabado de fazer compras no supermercado Pingo Doce em questão. Isto foi feito de forma a permitir ter uma ideia da satisfação do cliente sobre esta loja, mas também para ter uma perceção sobre o tipo de cliente e o seu comportamento. Em conclusão, serão então salientados os pontos positivos e negativos ao nível do merchandising nos supermercados pingo doce, e serão sugeridas algumas possíveis alterações, e novas ideias. E ainda, será feita uma sugestão para investigação futura nesta área do conhecimento. |
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