Merchandising num supermercado Pingo Doce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Catarina Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8470
Resumo: Hoje, mais do que nunca, os supermercados concorrem uns contra os outros com grande intensidade. Isto é notório sobretudo ao nível do marketing: fortes promoções, estratégias de merchandising inventivas, e um grande recurso a publicidade. O investimento a que se recorre para estimular as vendas, pretende também fidelizar e aumentar a satisfação dos clientes. O merchandising é uma ferramenta fulcral dentro do marketing e consegue retirar maior rentabilidade dos pontos de venda. O marketing e o merchandising contribuem em vários aspetos para uma loja mais atractiva, mas também para um percurso lógico, onde o consumidor consegue fazer uma escolha facilitada pela racionalidade e clareza das informações e visibilidade das implantações de mercadoria. Deve-se permitir ao cliente um apuramento simples, rápido das informações. A presente dissertação propõe-se primeiro a fazer uma análise de carácter teórico seguindo-se depois um estudo de caso a um supermercado Pingo Doce de forma a que se consiga apurar quais as técnicas de marketing e merchandising que o Pingo Doce aplica nas suas lojas. Metodologicamente foram também aplicados 120 inquéritos a clientes que tinham acabado de fazer compras no supermercado Pingo Doce em questão. Isto foi feito de forma a permitir ter uma ideia da satisfação do cliente sobre esta loja, mas também para ter uma perceção sobre o tipo de cliente e o seu comportamento. Em conclusão, serão então salientados os pontos positivos e negativos ao nível do merchandising nos supermercados pingo doce, e serão sugeridas algumas possíveis alterações, e novas ideias. E ainda, será feita uma sugestão para investigação futura nesta área do conhecimento.
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