Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3790 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Ciências Sociais, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_6e883a81200d17423432f8f06f6c5afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3790 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta DelgadaEnsino ProfissionalFamíliaInsucesso EscolarSociologia da EducaçãoAçoresSocial ProfileVocational EducationAzoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaDissertação de Mestrado, Ciências Sociais, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores.Esta Dissertação tem por objetivo compreender as razões que fazem com que os jovens optem pelo ensino secundário profissional, após a conclusão do 9º ano de escolaridade, efetuando uma análise comparativa entre os jovens que escolhem o ensino profissional nas escolas profissionais e os jovens que escolhem o ensino profissional nas escolas secundárias. O quadro teórico engloba uma abordagem à evolução do ensino profissional, e à influência do perfil social, da experiência escolar, da família e do contexto escolar nas justificações e expetativas dos jovens na escolha do ensino profissional. O estudo empírico baseia-se na análise de entrevistas a sete alunos e à Diretora Pedagógica de uma escola profissional e a oito alunos e a uma professora de uma escola secundária. Os dados recolhidos permitem concluir que há diversas categorias em comum entre os jovens dos dois tipos de ensino profissional, sendo que muitas delas não vão ao encontro das informações teóricas.ABSTRACT: This Thesis aims to comprehend the reasons that make youngsters opt for the secondary vocational education after the conclusion of the 9th grade, making a comparative analysis between the youngsters who choose the vocational education in professional schools and the youngsters who choose the vocational education in secondary schools. The theoretical frame contains an approach to the evolution of the vocational education and the influence of the social profile, educational background, family and of the educational context in the justifications and expectations of youngsters in the choice of the vocational education. The empirical study is based on analysis of interviews to seven students and to the Pedagogic Director of a professional school and to eight students and a teacher of a secondary school. The collected data allow to conclude that there are many categories in common between the youngsters of both types of vocational education and many of them do not match the theoretical information.Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasRepositório da Universidade dos AçoresLemos, João Pedro Dias2016-05-20T16:31:35Z2016-03-022016-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3790201176637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:57Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:21.689692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada |
title |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada |
spellingShingle |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada Lemos, João Pedro Dias Ensino Profissional Família Insucesso Escolar Sociologia da Educação Açores Social Profile Vocational Education Azores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada |
title_full |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada |
title_fullStr |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada |
title_full_unstemmed |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada |
title_sort |
Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada |
author |
Lemos, João Pedro Dias |
author_facet |
Lemos, João Pedro Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diogo, Ana Isabel dos Santos Matias Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, João Pedro Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Profissional Família Insucesso Escolar Sociologia da Educação Açores Social Profile Vocational Education Azores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Ensino Profissional Família Insucesso Escolar Sociologia da Educação Açores Social Profile Vocational Education Azores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
description |
Dissertação de Mestrado, Ciências Sociais, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-20T16:31:35Z 2016-03-02 2016-03-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3790 201176637 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3790 |
identifier_str_mv |
201176637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130715704524800 |