Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, João Pedro Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3790
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências Sociais, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores.
id RCAP_6e883a81200d17423432f8f06f6c5afd
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta DelgadaEnsino ProfissionalFamíliaInsucesso EscolarSociologia da EducaçãoAçoresSocial ProfileVocational EducationAzoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaDissertação de Mestrado, Ciências Sociais, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores.Esta Dissertação tem por objetivo compreender as razões que fazem com que os jovens optem pelo ensino secundário profissional, após a conclusão do 9º ano de escolaridade, efetuando uma análise comparativa entre os jovens que escolhem o ensino profissional nas escolas profissionais e os jovens que escolhem o ensino profissional nas escolas secundárias. O quadro teórico engloba uma abordagem à evolução do ensino profissional, e à influência do perfil social, da experiência escolar, da família e do contexto escolar nas justificações e expetativas dos jovens na escolha do ensino profissional. O estudo empírico baseia-se na análise de entrevistas a sete alunos e à Diretora Pedagógica de uma escola profissional e a oito alunos e a uma professora de uma escola secundária. Os dados recolhidos permitem concluir que há diversas categorias em comum entre os jovens dos dois tipos de ensino profissional, sendo que muitas delas não vão ao encontro das informações teóricas.ABSTRACT: This Thesis aims to comprehend the reasons that make youngsters opt for the secondary vocational education after the conclusion of the 9th grade, making a comparative analysis between the youngsters who choose the vocational education in professional schools and the youngsters who choose the vocational education in secondary schools. The theoretical frame contains an approach to the evolution of the vocational education and the influence of the social profile, educational background, family and of the educational context in the justifications and expectations of youngsters in the choice of the vocational education. The empirical study is based on analysis of interviews to seven students and to the Pedagogic Director of a professional school and to eight students and a teacher of a secondary school. The collected data allow to conclude that there are many categories in common between the youngsters of both types of vocational education and many of them do not match the theoretical information.Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasRepositório da Universidade dos AçoresLemos, João Pedro Dias2016-05-20T16:31:35Z2016-03-022016-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3790201176637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:57Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:21.689692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
title Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
spellingShingle Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
Lemos, João Pedro Dias
Ensino Profissional
Família
Insucesso Escolar
Sociologia da Educação
Açores
Social Profile
Vocational Education
Azores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
title_short Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
title_full Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
title_fullStr Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
title_full_unstemmed Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
title_sort Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta Delgada
author Lemos, João Pedro Dias
author_facet Lemos, João Pedro Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diogo, Ana Isabel dos Santos Matias
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, João Pedro Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Profissional
Família
Insucesso Escolar
Sociologia da Educação
Açores
Social Profile
Vocational Education
Azores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
topic Ensino Profissional
Família
Insucesso Escolar
Sociologia da Educação
Açores
Social Profile
Vocational Education
Azores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
description Dissertação de Mestrado, Ciências Sociais, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-20T16:31:35Z
2016-03-02
2016-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3790
201176637
url http://hdl.handle.net/10400.3/3790
identifier_str_mv 201176637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130715704524800