A Educação Física como estratégia de combate ao insucesso escolar: a perspetiva dos professores de uma escola secundária do concelho de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luciana Maria Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3255
Resumo: O presente estudo foi aplicado a professores de Educação Física do Ensino Básico (3º ciclo) e Secundário, a lecionar numa escola pública da cidade de Vila Real e visa identificar a sua opinião em relação à disciplina de Educação Física, mas precisamente, se esta contribui para o sucesso escolar. Participaram 32 professores, sendo 17 (53,1%) do sexo feminino e 15 (46,9%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 57 anos, correspondendo a uma média de 43,3 (+8,2) anos. Foi utilizado um questionário validado (α = 0,899), constituído por três partes, onde a primeira parte corresponde aos dados pessoais dos docentes, a segunda parte às perguntas do ato educativo e a terceira a uma resposta aberta. Os dados foram analisados e tratados através do programa estatístico SPSS (versão 17.0, Chicago, Illinois) para o Windows®, com uma análise descritiva e inferencial. Na estatística descritiva apresentamos os valores médios, o desvio padrão, a frequência absoluta e a frequência relativa, e na estatística inferencial, com o intuito de comparar as diferenças entre os dois sexos e entre departamentos, utilizou-se o teste t para amostras independentes. Após a análise dos resultados, verificou-se que os docentes inquiridos, de um modo geral, nas questões do ato educativo, concordam que a educação física contribui no sucesso escolar e no combate ao insucesso; no que diz respeito às opiniões entre os sexos, não existiram resultados estatisticamente significativos sendo que os resultados foram maiores que α = 0,05. Na comparação entre departamentos, já se verificaram resultados estatisticamente significativos menores que α = 0,05. Conclui-se, então, que os professores representantes dos departamentos não estão em conformidade nas opiniões.
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