A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7745 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre os processos de comunicação utilizados por professores em duas situações de prática diferentes – na Sala de Aula do Futuro e na educação a distância: o modo como estes podem influenciar a aprendizagem dos alunos. Atendendo ao contexto tecnológico atual, ao novo perfil do aluno, e do professor, bem como à mudança de conceção de Escola do século XXI, importa estudar como estas mudanças afetam as práticas, e em particular, a comunicação no espaço pedagógico. Os espaços escolares cada dia que passa estão socialmente mais equitativos e culturalmente mais significativos, procurando responder aos problemas de abandono e de retenção dos alunos, mas também com mais possibilidades de desenvolvimento de projetos que visam a promoção das aprendizagens essenciais dos alunos, tendo a comunicação entre professor e alunos na sala de aula um papel importante. O estudo, enquadrado no paradigma qualitativo, seguiu uma metodologia de estudo de caso múltiplo. Para tal, as ações de investigação incidiram sobre dois casos. Os participantes foram uma turma do 8º ano de escolaridade, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e dois professores das disciplinas de Português e de Matemática em situações de prática na Sala de Aula do Futuro e em aulas na Educação a Distância. No que respeita à recolha de dados, esta foi efetuada através das técnicas de observação e de entrevista. Relativamente ao tratamento dos dados recolhidos através da observação foram elaboradas grelhas para análise do conteúdo; e para os que foram recolhidos através da entrevista, procedeu-se à análise de conteúdo das respostas obtidas, disponibilizadas através de tabelas com sínteses textuais. Com o estudo dos dois casos, verificou-se que a comunicação em situação de aula decorre adaptada aos contextos e aos meios que neles existem; - na Sala de Aula do Futuro, surge em modo unidirecional e bidirecional, ajustada às metodologias adotadas em aula pelo professor, passando estas pelo uso das tecnologias de que a sala dispõe; na Educação a Distância decorre, predominantemente, em modo unidirecional, tendo sido identificadas algumas barreiras. |
id |
RCAP_6e925bd6bf1c7af32d656a3904831bc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7745 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distânciaum estudo de caso múltiploComunicação AcessívelComunicaçãoTecnologia da educaçãoEducação à distânciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste trabalho apresenta um estudo sobre os processos de comunicação utilizados por professores em duas situações de prática diferentes – na Sala de Aula do Futuro e na educação a distância: o modo como estes podem influenciar a aprendizagem dos alunos. Atendendo ao contexto tecnológico atual, ao novo perfil do aluno, e do professor, bem como à mudança de conceção de Escola do século XXI, importa estudar como estas mudanças afetam as práticas, e em particular, a comunicação no espaço pedagógico. Os espaços escolares cada dia que passa estão socialmente mais equitativos e culturalmente mais significativos, procurando responder aos problemas de abandono e de retenção dos alunos, mas também com mais possibilidades de desenvolvimento de projetos que visam a promoção das aprendizagens essenciais dos alunos, tendo a comunicação entre professor e alunos na sala de aula um papel importante. O estudo, enquadrado no paradigma qualitativo, seguiu uma metodologia de estudo de caso múltiplo. Para tal, as ações de investigação incidiram sobre dois casos. Os participantes foram uma turma do 8º ano de escolaridade, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e dois professores das disciplinas de Português e de Matemática em situações de prática na Sala de Aula do Futuro e em aulas na Educação a Distância. No que respeita à recolha de dados, esta foi efetuada através das técnicas de observação e de entrevista. Relativamente ao tratamento dos dados recolhidos através da observação foram elaboradas grelhas para análise do conteúdo; e para os que foram recolhidos através da entrevista, procedeu-se à análise de conteúdo das respostas obtidas, disponibilizadas através de tabelas com sínteses textuais. Com o estudo dos dois casos, verificou-se que a comunicação em situação de aula decorre adaptada aos contextos e aos meios que neles existem; - na Sala de Aula do Futuro, surge em modo unidirecional e bidirecional, ajustada às metodologias adotadas em aula pelo professor, passando estas pelo uso das tecnologias de que a sala dispõe; na Educação a Distância decorre, predominantemente, em modo unidirecional, tendo sido identificadas algumas barreiras.Magueta, Lúcia GraveIC-OnlineVideira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas2022-09-29T14:54:44Z2022-06-062022-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7745TID:203071689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:37.535198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância um estudo de caso múltiplo |
title |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância |
spellingShingle |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas Comunicação Acessível Comunicação Tecnologia da educação Educação à distância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância |
title_full |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância |
title_fullStr |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância |
title_full_unstemmed |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância |
title_sort |
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância |
author |
Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas |
author_facet |
Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magueta, Lúcia Grave IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Acessível Comunicação Tecnologia da educação Educação à distância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação Acessível Comunicação Tecnologia da educação Educação à distância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre os processos de comunicação utilizados por professores em duas situações de prática diferentes – na Sala de Aula do Futuro e na educação a distância: o modo como estes podem influenciar a aprendizagem dos alunos. Atendendo ao contexto tecnológico atual, ao novo perfil do aluno, e do professor, bem como à mudança de conceção de Escola do século XXI, importa estudar como estas mudanças afetam as práticas, e em particular, a comunicação no espaço pedagógico. Os espaços escolares cada dia que passa estão socialmente mais equitativos e culturalmente mais significativos, procurando responder aos problemas de abandono e de retenção dos alunos, mas também com mais possibilidades de desenvolvimento de projetos que visam a promoção das aprendizagens essenciais dos alunos, tendo a comunicação entre professor e alunos na sala de aula um papel importante. O estudo, enquadrado no paradigma qualitativo, seguiu uma metodologia de estudo de caso múltiplo. Para tal, as ações de investigação incidiram sobre dois casos. Os participantes foram uma turma do 8º ano de escolaridade, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e dois professores das disciplinas de Português e de Matemática em situações de prática na Sala de Aula do Futuro e em aulas na Educação a Distância. No que respeita à recolha de dados, esta foi efetuada através das técnicas de observação e de entrevista. Relativamente ao tratamento dos dados recolhidos através da observação foram elaboradas grelhas para análise do conteúdo; e para os que foram recolhidos através da entrevista, procedeu-se à análise de conteúdo das respostas obtidas, disponibilizadas através de tabelas com sínteses textuais. Com o estudo dos dois casos, verificou-se que a comunicação em situação de aula decorre adaptada aos contextos e aos meios que neles existem; - na Sala de Aula do Futuro, surge em modo unidirecional e bidirecional, ajustada às metodologias adotadas em aula pelo professor, passando estas pelo uso das tecnologias de que a sala dispõe; na Educação a Distância decorre, predominantemente, em modo unidirecional, tendo sido identificadas algumas barreiras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29T14:54:44Z 2022-06-06 2022-06-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7745 TID:203071689 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7745 |
identifier_str_mv |
TID:203071689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136998822248448 |