A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7745
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os processos de comunicação utilizados por professores em duas situações de prática diferentes – na Sala de Aula do Futuro e na educação a distância: o modo como estes podem influenciar a aprendizagem dos alunos. Atendendo ao contexto tecnológico atual, ao novo perfil do aluno, e do professor, bem como à mudança de conceção de Escola do século XXI, importa estudar como estas mudanças afetam as práticas, e em particular, a comunicação no espaço pedagógico. Os espaços escolares cada dia que passa estão socialmente mais equitativos e culturalmente mais significativos, procurando responder aos problemas de abandono e de retenção dos alunos, mas também com mais possibilidades de desenvolvimento de projetos que visam a promoção das aprendizagens essenciais dos alunos, tendo a comunicação entre professor e alunos na sala de aula um papel importante. O estudo, enquadrado no paradigma qualitativo, seguiu uma metodologia de estudo de caso múltiplo. Para tal, as ações de investigação incidiram sobre dois casos. Os participantes foram uma turma do 8º ano de escolaridade, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e dois professores das disciplinas de Português e de Matemática em situações de prática na Sala de Aula do Futuro e em aulas na Educação a Distância. No que respeita à recolha de dados, esta foi efetuada através das técnicas de observação e de entrevista. Relativamente ao tratamento dos dados recolhidos através da observação foram elaboradas grelhas para análise do conteúdo; e para os que foram recolhidos através da entrevista, procedeu-se à análise de conteúdo das respostas obtidas, disponibilizadas através de tabelas com sínteses textuais. Com o estudo dos dois casos, verificou-se que a comunicação em situação de aula decorre adaptada aos contextos e aos meios que neles existem; - na Sala de Aula do Futuro, surge em modo unidirecional e bidirecional, ajustada às metodologias adotadas em aula pelo professor, passando estas pelo uso das tecnologias de que a sala dispõe; na Educação a Distância decorre, predominantemente, em modo unidirecional, tendo sido identificadas algumas barreiras.
id RCAP_6e925bd6bf1c7af32d656a3904831bc9
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distânciaum estudo de caso múltiploComunicação AcessívelComunicaçãoTecnologia da educaçãoEducação à distânciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste trabalho apresenta um estudo sobre os processos de comunicação utilizados por professores em duas situações de prática diferentes – na Sala de Aula do Futuro e na educação a distância: o modo como estes podem influenciar a aprendizagem dos alunos. Atendendo ao contexto tecnológico atual, ao novo perfil do aluno, e do professor, bem como à mudança de conceção de Escola do século XXI, importa estudar como estas mudanças afetam as práticas, e em particular, a comunicação no espaço pedagógico. Os espaços escolares cada dia que passa estão socialmente mais equitativos e culturalmente mais significativos, procurando responder aos problemas de abandono e de retenção dos alunos, mas também com mais possibilidades de desenvolvimento de projetos que visam a promoção das aprendizagens essenciais dos alunos, tendo a comunicação entre professor e alunos na sala de aula um papel importante. O estudo, enquadrado no paradigma qualitativo, seguiu uma metodologia de estudo de caso múltiplo. Para tal, as ações de investigação incidiram sobre dois casos. Os participantes foram uma turma do 8º ano de escolaridade, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e dois professores das disciplinas de Português e de Matemática em situações de prática na Sala de Aula do Futuro e em aulas na Educação a Distância. No que respeita à recolha de dados, esta foi efetuada através das técnicas de observação e de entrevista. Relativamente ao tratamento dos dados recolhidos através da observação foram elaboradas grelhas para análise do conteúdo; e para os que foram recolhidos através da entrevista, procedeu-se à análise de conteúdo das respostas obtidas, disponibilizadas através de tabelas com sínteses textuais. Com o estudo dos dois casos, verificou-se que a comunicação em situação de aula decorre adaptada aos contextos e aos meios que neles existem; - na Sala de Aula do Futuro, surge em modo unidirecional e bidirecional, ajustada às metodologias adotadas em aula pelo professor, passando estas pelo uso das tecnologias de que a sala dispõe; na Educação a Distância decorre, predominantemente, em modo unidirecional, tendo sido identificadas algumas barreiras.Magueta, Lúcia GraveIC-OnlineVideira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas2022-09-29T14:54:44Z2022-06-062022-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7745TID:203071689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:37.535198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
um estudo de caso múltiplo
title A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
spellingShingle A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas
Comunicação Acessível
Comunicação
Tecnologia da educação
Educação à distância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
title_full A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
title_fullStr A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
title_full_unstemmed A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
title_sort A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância
author Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas
author_facet Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magueta, Lúcia Grave
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Videira, Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Acessível
Comunicação
Tecnologia da educação
Educação à distância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação Acessível
Comunicação
Tecnologia da educação
Educação à distância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Este trabalho apresenta um estudo sobre os processos de comunicação utilizados por professores em duas situações de prática diferentes – na Sala de Aula do Futuro e na educação a distância: o modo como estes podem influenciar a aprendizagem dos alunos. Atendendo ao contexto tecnológico atual, ao novo perfil do aluno, e do professor, bem como à mudança de conceção de Escola do século XXI, importa estudar como estas mudanças afetam as práticas, e em particular, a comunicação no espaço pedagógico. Os espaços escolares cada dia que passa estão socialmente mais equitativos e culturalmente mais significativos, procurando responder aos problemas de abandono e de retenção dos alunos, mas também com mais possibilidades de desenvolvimento de projetos que visam a promoção das aprendizagens essenciais dos alunos, tendo a comunicação entre professor e alunos na sala de aula um papel importante. O estudo, enquadrado no paradigma qualitativo, seguiu uma metodologia de estudo de caso múltiplo. Para tal, as ações de investigação incidiram sobre dois casos. Os participantes foram uma turma do 8º ano de escolaridade, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e dois professores das disciplinas de Português e de Matemática em situações de prática na Sala de Aula do Futuro e em aulas na Educação a Distância. No que respeita à recolha de dados, esta foi efetuada através das técnicas de observação e de entrevista. Relativamente ao tratamento dos dados recolhidos através da observação foram elaboradas grelhas para análise do conteúdo; e para os que foram recolhidos através da entrevista, procedeu-se à análise de conteúdo das respostas obtidas, disponibilizadas através de tabelas com sínteses textuais. Com o estudo dos dois casos, verificou-se que a comunicação em situação de aula decorre adaptada aos contextos e aos meios que neles existem; - na Sala de Aula do Futuro, surge em modo unidirecional e bidirecional, ajustada às metodologias adotadas em aula pelo professor, passando estas pelo uso das tecnologias de que a sala dispõe; na Educação a Distância decorre, predominantemente, em modo unidirecional, tendo sido identificadas algumas barreiras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29T14:54:44Z
2022-06-06
2022-06-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7745
TID:203071689
url http://hdl.handle.net/10400.8/7745
identifier_str_mv TID:203071689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136998822248448