A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRASOL, Sibele de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2914
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes.
id UNICESU -1_1a8b88d905602acb76d973561010a4ba
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2914
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIAAfetividadeComunicação escritaEducação à distânciaA presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes.UniCesumar2019-11-20T17:53:06Z2019-11-20T17:53:06Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2914otherPIRASOL, Sibele de OliveiraALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:35.784Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
spellingShingle A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
PIRASOL, Sibele de Oliveira
Afetividade
Comunicação escrita
Educação à distância
title_short A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title_full A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title_fullStr A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title_full_unstemmed A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title_sort A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
author PIRASOL, Sibele de Oliveira
author_facet PIRASOL, Sibele de Oliveira
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
author_role author
author2 ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRASOL, Sibele de Oliveira
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Comunicação escrita
Educação à distância
topic Afetividade
Comunicação escrita
Educação à distância
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes.
description A presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-20T17:53:06Z
2019-11-20T17:53:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2914
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2914
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623586066432