A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2914 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes. |
id |
UNICESU -1_1a8b88d905602acb76d973561010a4ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2914 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIAAfetividadeComunicação escritaEducação à distânciaA presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes.UniCesumar2019-11-20T17:53:06Z2019-11-20T17:53:06Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2914otherPIRASOL, Sibele de OliveiraALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:35.784Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
spellingShingle |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA PIRASOL, Sibele de Oliveira Afetividade Comunicação escrita Educação à distância |
title_short |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title_full |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title_fullStr |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title_sort |
A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
author |
PIRASOL, Sibele de Oliveira |
author_facet |
PIRASOL, Sibele de Oliveira ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIRASOL, Sibele de Oliveira ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Comunicação escrita Educação à distância |
topic |
Afetividade Comunicação escrita Educação à distância |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-20T17:53:06Z 2019-11-20T17:53:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2914 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948623586066432 |