Riscos psicossociais nos docentes do 1° Ciclo do Concelho de Beja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5360 |
Resumo: | A temática dos riscos psicossociais ligados ao trabalho tem assumido uma importância crescente, devido à evolução do trabalho nas empresas e às mudanças que ocorrem a nível mundial. Existe maior flexibilidade nas funções e nas competências, com intensificação do trabalho, com consequências negativas para os trabalhadores, para as organizações e para a sociedade (Duarte, 2001). Nas últimas décadas, a profissão de professor sofreu grandes alterações no que concerne às exigências, expetativas sociais e complexidade, tornando-se uma atividade extremamente desgastante. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera “a profissão de docente como uma profissão de risco físico e mental”, associada aos riscos psicossociais, traduzindo-se em problemas de saúde. Este estudo tem como objetivo identificar e avaliar os riscos psicossociais a que os docentes estão sujeitos e analisar a relação de algumas variáveis sociodemográficas e socioprofissionais com esses mesmos riscos. Para a execução dos objetivos propostos utilizou-se o questionário Copenhagen Psychsocial Questionnaire (COPSOQ) - Versão Curta e um questionário sociodemográfico e socioprofissional. Os principais riscos psicossociais identificados neste estudo foram: Exigências laborais; Exigências quantitativas; Exigências cognitivas; Ritmo de trabalho; e Valores no local de trabalho. Estes fatores apresentam maior risco psicossocial nos docentes devido à mudança de paradigma que se tem verificado na profissão docente nestes últimos anos. |
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