Performance and individual act out : the semantics of (re)building and (de)constructing in contemporary artistic discourse
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/19250 |
Resumo: | A linguagem exprime e reflecte a forma como as relações sociais e a interacção social são construídas no contexto quotidiano. Permite realizar acções, definie pontos de partida e alcançar objectivos, sendoo um meio de estabelecer a comunicação. Mas a linguagem não tem apenas fins "pragmáticos": frequentemente, assume a forma de arte. Uma destas formas é o "discurso artístico", que, como qualquer discurso, é construído e moldado pelos participantes, ao mesmo tempo que também os modela e constrói. Se, por 1 lado, a imagem e a representação desempenham um papel específico na semiótica; por outro, o texto absorve o seu produtor, e o autor dissolve-se no texto. Este, tal como a arte, desempenha um papel fulcral no sentido de promover e/ou combater determinadas ideologias e relações de poder. Por conseguinte, a arte e a língua não são "vizinhos distantes", mas parentes muito próximos. A interpretação desta relação exige a aplicação de princípios de tipologia de texto, textualidade, análise de discurso e estilo, factores que ajudam a contextualizar um texto e a determinar se o mesmo é gramatical ou agramatical. é a análise de um corpus de textos que permite a análise da função e do conteúdo, não como um trabalho de análise formal do discurso, mas como uma forma de descrição preliminar de um tipo de discurso. Uma abordagem deste tipo ajuda a compreender os mecanismos inerentes à produção do discurso artístico e, em última instância, a conceber um plano de acção para desconstruir o trabalho de produção deste tipo de texto. |
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