A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4212 |
Resumo: | Pretendemos , com esta Dissertação, fazer um estudo, dentro do enfoque da aceitação textual, estabelecendo a complexa ligação entre os códigos de “monitoring” e de “managing”, utilizados pelo Professor de Português em sala de aula. Partindo da análise feita por professores estagiários , de textos de alunos, vamos definir parâmetros de aceitação pré-fixados que enfermam a atitude do professor-estagiário, ao colocar-se em função de avaliador. Seguidamente, iremos sistematizar os possíveis níveis de tolerância interactiva que permitem que a continuidade do diálogo em aula seja restaurado, quando o professor recorre a diversos sistemas linguísticos de resolução de problemas. Finalmente, analisamos as instruções de correcção, fornecidas pelos professores, para concluir sobre o ajuste destas, e verificar a identificação entre os processos de intencionalidade possíveis, usados pelos alunos e os respectivos códigos de aceitabilidade a que o professor recorreu. Segue-se, em conclusão, algumas instruções para o professor/supervisor, que lhe permitam desenvolver em contextos de formação inicial uma metodologia do ensino da escrita, integrando modelos de correcção. |
id |
RCAP_6ebe84e62f4df2c0802cd5466be7ccdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede AlbuquerqueSupervisão de professoresLíngua portuguesaEnsino da língua maternaExpressão escrita - Correcção de errosPretendemos , com esta Dissertação, fazer um estudo, dentro do enfoque da aceitação textual, estabelecendo a complexa ligação entre os códigos de “monitoring” e de “managing”, utilizados pelo Professor de Português em sala de aula. Partindo da análise feita por professores estagiários , de textos de alunos, vamos definir parâmetros de aceitação pré-fixados que enfermam a atitude do professor-estagiário, ao colocar-se em função de avaliador. Seguidamente, iremos sistematizar os possíveis níveis de tolerância interactiva que permitem que a continuidade do diálogo em aula seja restaurado, quando o professor recorre a diversos sistemas linguísticos de resolução de problemas. Finalmente, analisamos as instruções de correcção, fornecidas pelos professores, para concluir sobre o ajuste destas, e verificar a identificação entre os processos de intencionalidade possíveis, usados pelos alunos e os respectivos códigos de aceitabilidade a que o professor recorreu. Segue-se, em conclusão, algumas instruções para o professor/supervisor, que lhe permitam desenvolver em contextos de formação inicial uma metodologia do ensino da escrita, integrando modelos de correcção.Universidade de Aveiro2011-10-27T13:37:34Z2002-01-01T00:00:00Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4212porRamos, Ana Paula de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:04:44Zoai:ria.ua.pt:10773/4212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:17.504825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque |
title |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque |
spellingShingle |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque Ramos, Ana Paula de Oliveira Supervisão de professores Língua portuguesa Ensino da língua materna Expressão escrita - Correcção de erros |
title_short |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque |
title_full |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque |
title_fullStr |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque |
title_full_unstemmed |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque |
title_sort |
A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque |
author |
Ramos, Ana Paula de Oliveira |
author_facet |
Ramos, Ana Paula de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Ana Paula de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão de professores Língua portuguesa Ensino da língua materna Expressão escrita - Correcção de erros |
topic |
Supervisão de professores Língua portuguesa Ensino da língua materna Expressão escrita - Correcção de erros |
description |
Pretendemos , com esta Dissertação, fazer um estudo, dentro do enfoque da aceitação textual, estabelecendo a complexa ligação entre os códigos de “monitoring” e de “managing”, utilizados pelo Professor de Português em sala de aula. Partindo da análise feita por professores estagiários , de textos de alunos, vamos definir parâmetros de aceitação pré-fixados que enfermam a atitude do professor-estagiário, ao colocar-se em função de avaliador. Seguidamente, iremos sistematizar os possíveis níveis de tolerância interactiva que permitem que a continuidade do diálogo em aula seja restaurado, quando o professor recorre a diversos sistemas linguísticos de resolução de problemas. Finalmente, analisamos as instruções de correcção, fornecidas pelos professores, para concluir sobre o ajuste destas, e verificar a identificação entre os processos de intencionalidade possíveis, usados pelos alunos e os respectivos códigos de aceitabilidade a que o professor recorreu. Segue-se, em conclusão, algumas instruções para o professor/supervisor, que lhe permitam desenvolver em contextos de formação inicial uma metodologia do ensino da escrita, integrando modelos de correcção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01T00:00:00Z 2002 2011-10-27T13:37:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4212 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137471443763200 |