A correcção do texto escolar num contexto de supervisão / Ana Paula de Oliveira Ramos ; sob orientação de Maria de Fátima Mamede Albuquerque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Paula de Oliveira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4212
Resumo: Pretendemos , com esta Dissertação, fazer um estudo, dentro do enfoque da aceitação textual, estabelecendo a complexa ligação entre os códigos de “monitoring” e de “managing”, utilizados pelo Professor de Português em sala de aula. Partindo da análise feita por professores estagiários , de textos de alunos, vamos definir parâmetros de aceitação pré-fixados que enfermam a atitude do professor-estagiário, ao colocar-se em função de avaliador. Seguidamente, iremos sistematizar os possíveis níveis de tolerância interactiva que permitem que a continuidade do diálogo em aula seja restaurado, quando o professor recorre a diversos sistemas linguísticos de resolução de problemas. Finalmente, analisamos as instruções de correcção, fornecidas pelos professores, para concluir sobre o ajuste destas, e verificar a identificação entre os processos de intencionalidade possíveis, usados pelos alunos e os respectivos códigos de aceitabilidade a que o professor recorreu. Segue-se, em conclusão, algumas instruções para o professor/supervisor, que lhe permitam desenvolver em contextos de formação inicial uma metodologia do ensino da escrita, integrando modelos de correcção.
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