"Leituras sobre rodas": projecto para a implementação de um seviço de biblioteca itinerante no concelho de Chaves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/104 |
Resumo: | A biblioteca pública, como “porta de acesso local ao conhecimento” (IFLA/UNESCO, 1994), deve reforçar o seu papel enquanto agente de educação informal com um papel cada vez mais relevante na aprendizagem ao longo da vida, na educação de adultos e no combate às iliteracias. Nesse sentido, a actividade que desenvolve deve ter em conta o seu público-alvo e o contexto socio-demográfico onde está inserida, procurando soluções que a façam chegar a toda a população. Os serviços móveis que, em Portugal, povoam muitas memórias ainda recentes, são um meio útil e eficaz de fazer chegar os serviços bibliotecários a quem deles precisa, a quem menos meios de acesso tem aos equipamentos culturais predominantemente existentes nas sedes dos Concelhos. Apesar de cada vez mais se assistir a um reinvestimento neste tipo de serviço, outrora prestado pela Fundação Calouste Gulbenkian, ele ainda não voltou a ser uma realidade em todo o território nacional. Este projecto pretende apresentar uma solução para fazer diminuir, no Concelho de Chaves, os níveis de iliteracia e contribuir para uma mais eficaz aprendizagem ao longo da vida, principalmente daqueles que vivem mais afastados da sede do concelho, re-implementando um serviço de biblioteca itinerante. Com o objectivo de conhecer a receptividade da população a um serviço deste tipo e, ao mesmo tempo, os seus hábitos e memórias de uso de bibliotecas, efectuaram-se inquéritos por questionário, aplicados directamente pela autora, que assim pôde elaborar um diário de bordo, a uma amostra aleatória dos residentes em quatro freguesias do Concelho. Procedeu-se em seguida ao desenho do projecto, que deverá ser implementado em 2011 como um novo serviço da Biblioteca Municipal de Chaves. The public library as “the local gateway to knowledge” (IFLA/UNESCO, 1994), should enhance their role as informal education agent’s, with an increasingly important role in lifelong learning, adult education and fighting illiteracy. Libraries should thing about their users and the socio-demographic conditions where it is located; it may such solutions reach the entire population. Mobile services, in Portugal, populate many memories still fresh, is a useful and effective means of bringing library services to those in need, who have less means of access to cultural facilities exist predominantly in the headquarters of Counties. Despite increasingly seeing a reinvestment in this type of service, formerly provided by the Calouste Gulbenkian Foundation, he has not returned to being a reality across the country. This project aims to provide a solution to decrease, in Chaves, the levels of illiteracy and contribute to more effective lifelong learning, especially those living further away from town, re-deploying a mobile library service. In order to meet the population's receptivity to such a service and at the same time, the memories of their habits and use of libraries, were carried out questionnaire surveys, applied directly by the author, who might well produce a logbook a random sample of residents in four villages in the municipality. Then proceeded to design the project to be implemented in 2011 as a new service from Biblioteca Municipal de Chaves. |
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Ramos, M. C. B. R. (2011). "Leituras sobre rodas": projecto para a implementação de um seviço de biblioteca itinerante no concelho de Chaves [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/104 http://hdl.handle.net/11328/104 Ramos, M. C. B. R. (2011). "Leituras sobre rodas": projecto para a implementação de um seviço de biblioteca itinerante no concelho de Chaves [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/104 http://hdl.handle.net/11328/104 |
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