A interação entre Big Data, poder de mercado e privacidade: o novo desafio para o direito da concorrência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47978 |
Resumo: | O presente trabalho trata das peculiaridades em torno do surgimento do big data no âmbito da economia digital e a necessidade de se repensar os métodos tradicionais de aplicação do Direito da Concorrência relativamente aos mercados de múltiplos lados. Assim, o foco principal da pesquisa é analisar o papel dos dados na concorrência digital e até que ponto o grande volume de dados explorado pelas plataformas online pode determinar poder de mercado. Uma vez que os dados podem ser considerados ativos valiosos e potencialmente representativos de vantagem competitiva, o nosso estudo se alicerça, fundamentalmente, na análise dos conceitos de big data, plataformas multilaterais, poder de mercado, definição do mercado relevante e privacidade, com especial atenção à abordagem antitruste tradicional. Partimos do pressuposto de uma possível necessidade de se pensar em ferramentas alternativas de avaliação do poder de mercado, visto que a análise restrita apenas aos elementos e métodos tradicionais pode implicar no risco de uma indicação bastante incipiente da força concorrencial, dentro de um contexto de mercados e serviços tão dinâmicos como é o caso dos serviços de comunicações ao consumidor da Internet. Por fim, ao dar ênfase à intersecção entre diferentes perpetivas regulatórias, nomeadamente as políticas de concorrência e da proteção de dados, sob a ótica económica, o objetivo principal foi o de realçar que essa nova abordagem pode servir para remediar de maneira eficaz as falhas de mercado decorrentes das questões que envolvem a privacidade dos utilizadores de serviços/produtos digitais e o big data, ao concluir que a aplicação do Direito da Concorrência não consegue mais ser feita de forma isolada, sob pena de gerar prejuízos à concorrência e, consequentemente, ao bemestar social. Defendemos assim, a integração com outros ramos do Direito, a fim de lidar melhor com as questões relacionadas à privacidade e proteção de dados no seio da economia digital. |
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A interação entre Big Data, poder de mercado e privacidade: o novo desafio para o direito da concorrênciaDireito da concorrênciaBig dataEconomia digitalPolítica de concorrênciaSupervisãoPlataformas eletrónicasTeses de mestrado - 2021Direito e EconomiaO presente trabalho trata das peculiaridades em torno do surgimento do big data no âmbito da economia digital e a necessidade de se repensar os métodos tradicionais de aplicação do Direito da Concorrência relativamente aos mercados de múltiplos lados. Assim, o foco principal da pesquisa é analisar o papel dos dados na concorrência digital e até que ponto o grande volume de dados explorado pelas plataformas online pode determinar poder de mercado. Uma vez que os dados podem ser considerados ativos valiosos e potencialmente representativos de vantagem competitiva, o nosso estudo se alicerça, fundamentalmente, na análise dos conceitos de big data, plataformas multilaterais, poder de mercado, definição do mercado relevante e privacidade, com especial atenção à abordagem antitruste tradicional. Partimos do pressuposto de uma possível necessidade de se pensar em ferramentas alternativas de avaliação do poder de mercado, visto que a análise restrita apenas aos elementos e métodos tradicionais pode implicar no risco de uma indicação bastante incipiente da força concorrencial, dentro de um contexto de mercados e serviços tão dinâmicos como é o caso dos serviços de comunicações ao consumidor da Internet. Por fim, ao dar ênfase à intersecção entre diferentes perpetivas regulatórias, nomeadamente as políticas de concorrência e da proteção de dados, sob a ótica económica, o objetivo principal foi o de realçar que essa nova abordagem pode servir para remediar de maneira eficaz as falhas de mercado decorrentes das questões que envolvem a privacidade dos utilizadores de serviços/produtos digitais e o big data, ao concluir que a aplicação do Direito da Concorrência não consegue mais ser feita de forma isolada, sob pena de gerar prejuízos à concorrência e, consequentemente, ao bemestar social. Defendemos assim, a integração com outros ramos do Direito, a fim de lidar melhor com as questões relacionadas à privacidade e proteção de dados no seio da economia digital.This paper deals with the peculiarities surrounding the emergence of big data within the digital economy and the need to rethink the traditional methods of applying competition law in multi-sided markets. Thus, the main focus of this research is to analyze the role of data in digital competition and the extent to which volume of data exploited by online platforms can determine market power. Since data can be considered a valuable asset and potential representative of competitive advantage, our study is fundamentally based on the analysis of big data concepts, like multilateral platforms, market power, relevant market assessment and privacy, with special attention to the traditional antitrust approach. We can assume that maybe it is necessary to think about alternative tools of market power assessment, since an analysis restricted only to traditional elements and methods may imply the risk of a rather incipient indication of competitive strength, within a context of markets. and services as dynamic as Internet consumer communication services. Finally, by emphasizing the intersection between different regulatory approaches, namely competition policies and data protection, from an economic perspective, the main goal was to emphasize that this new approach have the capacity and potential to remedy, in an effective way, the market failures surrounding the privacy of users of digital services/products and big data, to conclude that the enforcement of Competition Law can no longer be done in isolation, otherwise it will harm competition and thus the good - social wellfare. We therefore advocate integration with other fields of law, in order to better address privacy and data protection issues in the digital economy sector.Silva, Miguel Moura eRepositório da Universidade de LisboaNunes, Ticiane da Mata2021-05-18T15:16:27Z2021-01-252021-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:06:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:06:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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