Direito e big data: a concorrência na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, VITOR GABRIEL DE MOURA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10157
Resumo: O exponencial movimento de aprimoramento dos meios digitais culminou com a criação de um fenômeno conhecido como Big Data, cujo escopo se firma na coleta, armazenamento, análise e utilização de dados próprios ou de usuários. Mais do que uma inovação, o mercado movido por dados tornou-se um fator necessário para novos potenciais concorrentes, o que leva ao questionamento se tais informações são dotadas de fácil disponibilidade ou de escassez para manutenção de poder de mercado. Como consequência, uma análise comparativa com o direito concorrencial merece ser estabelecida, uma vez que o abuso na concentração de dados pode causar impactos diretos na qualidade e inovação de produtos e serviços, bem como no bem estar de consumidores, principalmente pela violação de sua privacidade através da livre utilização de dados por terceiros, sem contar com os incalculáveis impactos indiretos.
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