A tradição oral como processo pedagógico : um estudo de caso sobre a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47171 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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A tradição oral como processo pedagógico : um estudo de caso sobre a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem KaririTradição oralEducação não formalIdentidadeTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho aborda a tradição oral como processo educativo na Fundação Casa Grande _ Memorial do Homem Kariri, organização não governamental - ONG, situada no interior do estado do Ceará no Brasil e que trabalha a educação, arte, cultura e comunicação. A Fundação tem por característica o fato de ser gerida por crianças, adolescentes e jovens que são os articuladores dos processos de ensino e aprendizagem proporcionados pela Casa. O estudo buscou apresentar, a partir da observação da pesquisadora e dos relatos colhidos nas entrevistas com os participantes da FCG, como a tradição oral está presente nos processos pedagógicos da instituição. Para isso a pesquisa se ancorou no paradigma da pesquisa qualitativa, apoiada no estudo de caso de caráter etnográfico utilizando como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação em campo e a entrevista semiestruturada, por compreender que estas eram mais adequadas para a compreensão do fenômeno estudado, tendo como referencial teórico-metodológico a tradição oral e a educação não-formal. A coleta, análise e interpretação dos dados permitiram a conclusão de que a tradição oral se coloca como importante ferramenta educativa na instituição, além de promover a valoração da cultura como forma de identidade e conhecimento. Tomamos por base as discussões de teóricos como Stuart Hall, Ampate Bá, Maurice Halbwachs, Joël Candau, Moacir Gadotti e Paulo Freire, entre outros para discorrer sobre as formas como os conceitos se configuram e apresentam nos saberes e fazeres da Fundação.The present work is about the oral tradition as an educational process in Casa Grande Foundation - Memorial do Homem Kariri, a non-governmental organization - NGO, in the inland of Ceará, Brazil, which works with education, art, culture and communication. The Foundation's main characteristic is to be managed by children, teenagers and young people who organize the teaching and learning processes provided by Casa Grande. The study sought to present, based on the researcher's observation and the reports collected in the interviews with FCG participants, how oral tradition is present in the institution's pedagogical processes. For this, the research was anchored in the qualitative research paradigm, supported by an ethnographic case study using as the data collection technique the bibliographic research, field observation and semi-structured interview, by understanding that these were more suitable for studied phenomenon comprehension, having as the theoretical-methodological referencial the oral tradition and non-formal education. The data collection, analysis and interpretation allowed the conclusion that oral tradition is an important educational tool in the institution, in addition to promote the valuation of culture as a form of identity and knowledge. Theoric discussions of authors like Stuart Hall, Ampate Bá, Maurice Halbwachs, Joël Candau, Moacir Gadotti and Paulo Freire, among others, were taken as basis to discuss the ways how the concepts are configured and presented in the Foundation's knowledge and practices.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Patrícia de Almeida2021-03-31T09:39:59Z20212020-12-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47171TID:202970558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:15.629624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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