Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6838
Resumo: No panorama da gestão e, em concreto, da gestão estratégica, as fusões e aquisições surgem como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento operacional largamente utilizada pelos gestores, sendo, também, um fenómeno bastante estudado e aprofundado pela literatura académica e científica. Este caso de estudo analisou, sob o ponto de vista da estratégia empresarial, a fusão entre as companhias aéreas chilena LAN e brasileira TAM, que deu origem à criação do grupo LATAM Airlines Group. Tratando-se de uma integração horizontal, na qual a TAM é adquirida pela LAN por meio da troca de ações, o objetivo fundamental deste trabalho foi desenvolver as ferramentas de análise estratégica que permitissem perspectivar as opções estratégicas de futuro para a marca TAM e entender qual o impacto que esta operação tem nas suas operações. Para tal, e seguindo a metodologia própria de um caso de estudo, foram colocadas questões pedagógicas, cuja resolução resulta da aplicação de ferramentas de análise estratégica.
id RCAP_6ee2fc14ad5fcdd29443735a461788eb
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAMFusões e aquisiçõesIntegração horizontalEstratégia empresarialMercado de aviação comercialMergers and acquisitionsHorizontal integrationStrategic managementAirline industryNo panorama da gestão e, em concreto, da gestão estratégica, as fusões e aquisições surgem como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento operacional largamente utilizada pelos gestores, sendo, também, um fenómeno bastante estudado e aprofundado pela literatura académica e científica. Este caso de estudo analisou, sob o ponto de vista da estratégia empresarial, a fusão entre as companhias aéreas chilena LAN e brasileira TAM, que deu origem à criação do grupo LATAM Airlines Group. Tratando-se de uma integração horizontal, na qual a TAM é adquirida pela LAN por meio da troca de ações, o objetivo fundamental deste trabalho foi desenvolver as ferramentas de análise estratégica que permitissem perspectivar as opções estratégicas de futuro para a marca TAM e entender qual o impacto que esta operação tem nas suas operações. Para tal, e seguindo a metodologia própria de um caso de estudo, foram colocadas questões pedagógicas, cuja resolução resulta da aplicação de ferramentas de análise estratégica.In the management domain and, in particular, the strategic management’s stand, mergers and acquisitions are a frequently used tool in order for managers to achieve growth and operational development for their companies, being also a largely and profoundly studied topic by the academic and scientific literature. In this case study, the merger between the Chilean airline LAN and the Brazilian TAM, which gave origin to the Latam Airlines Group, was studied under the strategic management perspective. Being a horizontal integration type of merger, in which TAM was integrated by LAN through an exchange of shares, the fundamental objective of this study was to develop the strategic management tools that make it possible to debate the future strategic options for the TAM brand and to understand what is the impact in its operations. In order to accomplish these broader goals, and according to the case study methodology, pedagogical questions were raised, whose answer rely on the use of the strategic tools and analysis.2014-04-01T12:52:43Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6838porPedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:50.908173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
title Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
spellingShingle Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos
Fusões e aquisições
Integração horizontal
Estratégia empresarial
Mercado de aviação comercial
Mergers and acquisitions
Horizontal integration
Strategic management
Airline industry
title_short Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
title_full Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
title_fullStr Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
title_full_unstemmed Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
title_sort Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
author Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos
author_facet Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Fusões e aquisições
Integração horizontal
Estratégia empresarial
Mercado de aviação comercial
Mergers and acquisitions
Horizontal integration
Strategic management
Airline industry
topic Fusões e aquisições
Integração horizontal
Estratégia empresarial
Mercado de aviação comercial
Mergers and acquisitions
Horizontal integration
Strategic management
Airline industry
description No panorama da gestão e, em concreto, da gestão estratégica, as fusões e aquisições surgem como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento operacional largamente utilizada pelos gestores, sendo, também, um fenómeno bastante estudado e aprofundado pela literatura académica e científica. Este caso de estudo analisou, sob o ponto de vista da estratégia empresarial, a fusão entre as companhias aéreas chilena LAN e brasileira TAM, que deu origem à criação do grupo LATAM Airlines Group. Tratando-se de uma integração horizontal, na qual a TAM é adquirida pela LAN por meio da troca de ações, o objetivo fundamental deste trabalho foi desenvolver as ferramentas de análise estratégica que permitissem perspectivar as opções estratégicas de futuro para a marca TAM e entender qual o impacto que esta operação tem nas suas operações. Para tal, e seguindo a metodologia própria de um caso de estudo, foram colocadas questões pedagógicas, cuja resolução resulta da aplicação de ferramentas de análise estratégica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-04
2014-04-01T12:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6838
url http://hdl.handle.net/10071/6838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134851252617216