Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6838 |
Resumo: | No panorama da gestão e, em concreto, da gestão estratégica, as fusões e aquisições surgem como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento operacional largamente utilizada pelos gestores, sendo, também, um fenómeno bastante estudado e aprofundado pela literatura académica e científica. Este caso de estudo analisou, sob o ponto de vista da estratégia empresarial, a fusão entre as companhias aéreas chilena LAN e brasileira TAM, que deu origem à criação do grupo LATAM Airlines Group. Tratando-se de uma integração horizontal, na qual a TAM é adquirida pela LAN por meio da troca de ações, o objetivo fundamental deste trabalho foi desenvolver as ferramentas de análise estratégica que permitissem perspectivar as opções estratégicas de futuro para a marca TAM e entender qual o impacto que esta operação tem nas suas operações. Para tal, e seguindo a metodologia própria de um caso de estudo, foram colocadas questões pedagógicas, cuja resolução resulta da aplicação de ferramentas de análise estratégica. |
id |
RCAP_6ee2fc14ad5fcdd29443735a461788eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAMFusões e aquisiçõesIntegração horizontalEstratégia empresarialMercado de aviação comercialMergers and acquisitionsHorizontal integrationStrategic managementAirline industryNo panorama da gestão e, em concreto, da gestão estratégica, as fusões e aquisições surgem como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento operacional largamente utilizada pelos gestores, sendo, também, um fenómeno bastante estudado e aprofundado pela literatura académica e científica. Este caso de estudo analisou, sob o ponto de vista da estratégia empresarial, a fusão entre as companhias aéreas chilena LAN e brasileira TAM, que deu origem à criação do grupo LATAM Airlines Group. Tratando-se de uma integração horizontal, na qual a TAM é adquirida pela LAN por meio da troca de ações, o objetivo fundamental deste trabalho foi desenvolver as ferramentas de análise estratégica que permitissem perspectivar as opções estratégicas de futuro para a marca TAM e entender qual o impacto que esta operação tem nas suas operações. Para tal, e seguindo a metodologia própria de um caso de estudo, foram colocadas questões pedagógicas, cuja resolução resulta da aplicação de ferramentas de análise estratégica.In the management domain and, in particular, the strategic management’s stand, mergers and acquisitions are a frequently used tool in order for managers to achieve growth and operational development for their companies, being also a largely and profoundly studied topic by the academic and scientific literature. In this case study, the merger between the Chilean airline LAN and the Brazilian TAM, which gave origin to the Latam Airlines Group, was studied under the strategic management perspective. Being a horizontal integration type of merger, in which TAM was integrated by LAN through an exchange of shares, the fundamental objective of this study was to develop the strategic management tools that make it possible to debate the future strategic options for the TAM brand and to understand what is the impact in its operations. In order to accomplish these broader goals, and according to the case study methodology, pedagogical questions were raised, whose answer rely on the use of the strategic tools and analysis.2014-04-01T12:52:43Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6838porPedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:50.908173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM |
title |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM |
spellingShingle |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos Fusões e aquisições Integração horizontal Estratégia empresarial Mercado de aviação comercial Mergers and acquisitions Horizontal integration Strategic management Airline industry |
title_short |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM |
title_full |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM |
title_fullStr |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM |
title_full_unstemmed |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM |
title_sort |
Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM |
author |
Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos |
author_facet |
Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fusões e aquisições Integração horizontal Estratégia empresarial Mercado de aviação comercial Mergers and acquisitions Horizontal integration Strategic management Airline industry |
topic |
Fusões e aquisições Integração horizontal Estratégia empresarial Mercado de aviação comercial Mergers and acquisitions Horizontal integration Strategic management Airline industry |
description |
No panorama da gestão e, em concreto, da gestão estratégica, as fusões e aquisições surgem como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento operacional largamente utilizada pelos gestores, sendo, também, um fenómeno bastante estudado e aprofundado pela literatura académica e científica. Este caso de estudo analisou, sob o ponto de vista da estratégia empresarial, a fusão entre as companhias aéreas chilena LAN e brasileira TAM, que deu origem à criação do grupo LATAM Airlines Group. Tratando-se de uma integração horizontal, na qual a TAM é adquirida pela LAN por meio da troca de ações, o objetivo fundamental deste trabalho foi desenvolver as ferramentas de análise estratégica que permitissem perspectivar as opções estratégicas de futuro para a marca TAM e entender qual o impacto que esta operação tem nas suas operações. Para tal, e seguindo a metodologia própria de um caso de estudo, foram colocadas questões pedagógicas, cuja resolução resulta da aplicação de ferramentas de análise estratégica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2013-04 2014-04-01T12:52:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/6838 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/6838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134851252617216 |