O ensino superior na qualificação de competências em proteção civil – Um modelo metodológico de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Manuel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Ana Paula, Martins, Paulo Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.794-802
Resumo: O conhecimento dos processos e mecanismos educativos da formação em Proteção Civil no ensino superior em Portugal constitui o quadro referencial deste artigo. Centrado na análise dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa, o estudo procura medir os impactos decorrentes nas atividades profissionais dos alunos graduados nesta formação académica. Metodologicamente, o trabalho de investigação assenta numa análise extensiva, privilegiando, de forma integrada, métodos qualitativos, avaliativos das perceções e representações sociais de alunos e instituições empregadoras, e informação estatística de caraterização sociográfica, socioeconómica e sócio funcional de uma amostra representativa do universo de estudo. Como resultados expectáveis, pretende-se desenvolver um modelo teórico-analítico, enquadrador e comparativo de uma apreciação profissional das habilitações e competências dos diplomados. Conhecer os pontos fortes, e menos fortes, que os profissionais com qualificações adquiridas nestes cursos apresentam, nesta área vital da segurança das pessoas, bens, infraestruturas vitais e ambiente, é a finalidade desta investigação.
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spelling O ensino superior na qualificação de competências em proteção civil – Um modelo metodológico de pesquisaHigher education in qualifying civil protection skills - A methodological research modelProteção Civil; Modelo Teórico-Analítico; Ensino Superior; Competências Científicas; Qualificações Profissionais.Civil Protection; Theoretical-Analytical Model; Higher Education; Scientific Competences; Professional Qualifications.O conhecimento dos processos e mecanismos educativos da formação em Proteção Civil no ensino superior em Portugal constitui o quadro referencial deste artigo. Centrado na análise dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa, o estudo procura medir os impactos decorrentes nas atividades profissionais dos alunos graduados nesta formação académica. Metodologicamente, o trabalho de investigação assenta numa análise extensiva, privilegiando, de forma integrada, métodos qualitativos, avaliativos das perceções e representações sociais de alunos e instituições empregadoras, e informação estatística de caraterização sociográfica, socioeconómica e sócio funcional de uma amostra representativa do universo de estudo. Como resultados expectáveis, pretende-se desenvolver um modelo teórico-analítico, enquadrador e comparativo de uma apreciação profissional das habilitações e competências dos diplomados. Conhecer os pontos fortes, e menos fortes, que os profissionais com qualificações adquiridas nestes cursos apresentam, nesta área vital da segurança das pessoas, bens, infraestruturas vitais e ambiente, é a finalidade desta investigação.The knowledge of the educational processes and mechanisms resulting from training in Civil Protection in higher education in Portugal constitutes the referential framework of this article. Centered on the analysis of Civil Protection courses at ISEC Lisboa, the study seeks to measure the impacts on the professional activities of the graduated students. Methodologically, the research work is based on extensive analysis, favoring, in an integrated way, qualitative methods, evaluating the perceptions and social representations of students and employing institutions, and statistical information of sociographic, socioeconomic and socio-functional character of a representative sample of the study universe. As expected, results, it is intended to develop a theoretical-analytical model, framing and comparing a professional appraisal of the qualifications and skills of graduates. Knowing the strengths, and weaknesses, that the professionals with qualifications acquired in these courses present, in this vital area of the safety of people, goods, vital infrastructure and environment, is the purpose of this investigation.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.794-802https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.794-802New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 794-802New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 794-802New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 794-8022184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/146https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/146/144Ribeiro, ManuelOliveira, Ana PaulaMartins, Paulo Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:25Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.440185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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