Portfolio e avaliação do desempenho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paula Raquel Figueiredo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10385
Resumo: Este estudo perspetiva o desenvolvimento do portfolio docente enquanto estratégia avaliativa (formativa e sumativa), no âmbito da avaliação do desempenho docente (ADD). Do ponto de vista metodológico, o estudo foi desenvolvido segundo uma metodologia de natureza mista na medida em que recorreu a abordagens qualitativas e quantitativas para recolha, tratamento e análise de dados. Através de um inquérito por questionário recolheram-se opiniões de professores que desenvolveram um portfolio enquanto instrumento avaliativo do seu desempenho. Os resultados obtidos são consistentes com a literatura: o inconveniente mais apontado foi a falta de tempo e os benefícios mais referidos apontam o portfolio como (i) instrumento promotor de competências organizativas e (ii) capaz de salientar a importância da reflexão sobre as práticas e a importância da planificação da ação educativa. Constatou-se, ainda, que os professores não pretendem dar continuidade a esta estratégia no âmbito do seu desenvolvimento profissional. Admitem, contudo, partilhá-lo com os seus pares.
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