Portfolio e avaliação do desempenho docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10385 |
Resumo: | Este estudo perspetiva o desenvolvimento do portfolio docente enquanto estratégia avaliativa (formativa e sumativa), no âmbito da avaliação do desempenho docente (ADD). Do ponto de vista metodológico, o estudo foi desenvolvido segundo uma metodologia de natureza mista na medida em que recorreu a abordagens qualitativas e quantitativas para recolha, tratamento e análise de dados. Através de um inquérito por questionário recolheram-se opiniões de professores que desenvolveram um portfolio enquanto instrumento avaliativo do seu desempenho. Os resultados obtidos são consistentes com a literatura: o inconveniente mais apontado foi a falta de tempo e os benefícios mais referidos apontam o portfolio como (i) instrumento promotor de competências organizativas e (ii) capaz de salientar a importância da reflexão sobre as práticas e a importância da planificação da ação educativa. Constatou-se, ainda, que os professores não pretendem dar continuidade a esta estratégia no âmbito do seu desenvolvimento profissional. Admitem, contudo, partilhá-lo com os seus pares. |
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