Eficiência Energética em Equipamentos de Força Motriz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15658 |
Resumo: | A eficiência energética é um tema de grande importância e na última década tornou-se uma das questões de maior relevo em setores energeticamente intensos, como é o caso da indústria. Com padrões de conforto progressivamente mais elevados, a sociedade atual exige uma maior fiabilidade e qualidade no uso da energia elétrica, sendo prioritário a redução da fatura energética. A utilização racional de energia nas instalações elétricas em geral, pretende a utilização de energia de forma fiável e eficiente, conduzindo a menores perdas, menores consumos de energia e menor emissão de poluentes. Neste contexto, é urgente adotar medidas direcionadas ao aumento do rendimento de equipamentos elétricos nas instalações. Alguns deles, como os motores elétricos, são equipamentos largamente utilizados na indústria, onde absorvem cerca de 60% da energia elétrica produzida em termos mundiais e, apenas aproximadamente metade dessa energia, é efetivamente utilizada para realizar trabalho. Através de comparações entre caraterísticas de motores convencionais e motores denominados de elevado rendimento, assim como a utilização de equipamentos eletrónicos como os variadores eletrónicos de velocidade, tem sido possível estudar e desenvolver novas soluções com o objetivo de colocar no mercado aplicações mais eficientes, que permitam incrementar a economia de energia nos sistemas de força motriz nas instalações gerais e, particularmente, nas instalações industriais. Atualmente, estes equipamentos são classificados em várias categorias baseadas no rendimento e representativas do nível de eficiência energética que apresentam. Para comprovar os princípios que são expostos neste trabalho, no âmbito de motores de eficiência elevada, apresenta-se a comparação de dois motores com classes de eficiência distintas, efetuando-se uma análise ao funcionamento de um motor instalado na fábrica de transformadores da Efacec, cujos dados são obtidos através de um sistema de monitorização que permite obter as grandezas necessárias ao estudo das condições de carga e rendimento em que o motor se encontra a funcionar. É também efetuada uma análise da viabilidade económica associada à utilização dos novos motores de elevada eficiência, a fim de se analisar quais os principais benefícios associados à sua aquisição. Pretende-se neste trabalho constatar a viabilidade técnica e económica na utilização de motores com elevada eficiência, através da análise do desempenho dos motores nos casos reais referidos, tendo em consideração o custo inicial que geralmente é superior em comparação com motores com classe de eficiência inferior. |
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Eficiência Energética em Equipamentos de Força MotrizEficiência energéticaInstalações elétricasEquipamentos de força motrizPerdasRendimento e eficiênciaMotores de elevada eficiênciaVariadores eletrónicos de velocidadeEnergy efficiencyElectrical installationsMotion power equipmenLossesEfficiencyHigh efficiency motorsVariable-speed driveA eficiência energética é um tema de grande importância e na última década tornou-se uma das questões de maior relevo em setores energeticamente intensos, como é o caso da indústria. Com padrões de conforto progressivamente mais elevados, a sociedade atual exige uma maior fiabilidade e qualidade no uso da energia elétrica, sendo prioritário a redução da fatura energética. A utilização racional de energia nas instalações elétricas em geral, pretende a utilização de energia de forma fiável e eficiente, conduzindo a menores perdas, menores consumos de energia e menor emissão de poluentes. Neste contexto, é urgente adotar medidas direcionadas ao aumento do rendimento de equipamentos elétricos nas instalações. Alguns deles, como os motores elétricos, são equipamentos largamente utilizados na indústria, onde absorvem cerca de 60% da energia elétrica produzida em termos mundiais e, apenas aproximadamente metade dessa energia, é efetivamente utilizada para realizar trabalho. Através de comparações entre caraterísticas de motores convencionais e motores denominados de elevado rendimento, assim como a utilização de equipamentos eletrónicos como os variadores eletrónicos de velocidade, tem sido possível estudar e desenvolver novas soluções com o objetivo de colocar no mercado aplicações mais eficientes, que permitam incrementar a economia de energia nos sistemas de força motriz nas instalações gerais e, particularmente, nas instalações industriais. Atualmente, estes equipamentos são classificados em várias categorias baseadas no rendimento e representativas do nível de eficiência energética que apresentam. Para comprovar os princípios que são expostos neste trabalho, no âmbito de motores de eficiência elevada, apresenta-se a comparação de dois motores com classes de eficiência distintas, efetuando-se uma análise ao funcionamento de um motor instalado na fábrica de transformadores da Efacec, cujos dados são obtidos através de um sistema de monitorização que permite obter as grandezas necessárias ao estudo das condições de carga e rendimento em que o motor se encontra a funcionar. É também efetuada uma análise da viabilidade económica associada à utilização dos novos motores de elevada eficiência, a fim de se analisar quais os principais benefícios associados à sua aquisição. Pretende-se neste trabalho constatar a viabilidade técnica e económica na utilização de motores com elevada eficiência, através da análise do desempenho dos motores nos casos reais referidos, tendo em consideração o custo inicial que geralmente é superior em comparação com motores com classe de eficiência inferior.Energy efficiency is a major issue and in the last decade it has become one of the most important issues in energy intensive sectors such as industry. With progressively higher standards of comfort, today's society demands greater reliability and quality in the use of electricity, with priority being given to reducing the energy bill. The rational use of energy in electrical installations aims to use energy reliably and efficiently, leading to lower losses, lower energy consumption and lower pollutant emissions. In this context, it is urgent to adopt measures aimed at increasing the efficiency of electrical equipment in the facilities. Some of them, such as electric motors, are widely used equipment in industry, where they absorb 60% of the electricity produced worldwide and only half of that energy is used to do work. Through comparisons between the characteristics of conventional motors and the so-called high-performance motors, as well as the use of electronic equipment such as electronic-speed drives, it has been possible to study and develop new solutions in order to place more efficient applications on the market, allowing increase energy savings in the powertrain systems in general installations and particularly in industrial installations. Currently, these devices are classified into various categories based on performance that represent the level of energy efficiency they feature. To prove the principles that are exposed in this work, in the field of high efficiency motors, we present the comparison of two motors with different efficiency classes, by performing an analysis of the operation of a motor installed in Efacec transformer factory, whose data are obtained through a monitoring system that gives the necessary quantities to study the load and performance conditions in which the engine is running. An economic feasibility analysis associated with the use of the new high efficiency engines is also carried out in order to analyse the main benefits associated with their purchase. The aim of this paper is to verify the technical-economic feasibility of using high efficiency engines, by analysing the performance of the engines in the referred real cases, considering the initial cost which is generally higher compared to engines with lower efficiency class.Carvalho, José António Beleza deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Pedro Bruno Portela Gonçalves2020-03-26T16:49:10Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15658TID:202343510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:22.262710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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