Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34963 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as perspetivas dos estudantes de Medicina Dentária, nomeadamente expectativas, preocupações, aspetos positivos e a melhorar, acerca do seu envolvimento numa experiência de Aprendizagem-Serviço (ApS) no ensino superior durante a pandemia de COVID-19. As expectativas e preocupações foram recolhidas através de um questionário aberto, e os aspetos positivos e a melhorar por meio de um guião de reflexão intermédia. Participaram neste estudo 45 estudantes, 25 do sexo feminino (67,57%) e 12 do sexo masculino (32,43%), com idades entre os 20 e os 56 anos (M = 25,76, DP = 8,85). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, com o Software do NVivo 27. Nos resultados sobressaem as expectativas relacionadas com a aquisição de conhecimentos teórico-práticos e relacionais, tal como nas preocupações é destacada a preocupação face à impossibilidade de contactar presencialmente com idosos devido à pandemia. Relativamente aos aspetos positivos da experiência, o impacto que a experiência teve nos idosos é o mais referido, enquanto como aspeto a melhorar é referido a experiência ser presencial. Este estudo contribuiu com novos dados sobre as perspetivas dos estudantes face a uma experiência de ApS no ensino superior durante um período pandémico. |
id |
RCAP_6f05d3f53a24cc061524e5be73b2e0bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34963 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemiaAprendizagem-serviçoEnsino superiorExpectativasPreocupaçõesCovid-19Service-learningHigher educationExpectationsConcernsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEste estudo teve como objetivo analisar as perspetivas dos estudantes de Medicina Dentária, nomeadamente expectativas, preocupações, aspetos positivos e a melhorar, acerca do seu envolvimento numa experiência de Aprendizagem-Serviço (ApS) no ensino superior durante a pandemia de COVID-19. As expectativas e preocupações foram recolhidas através de um questionário aberto, e os aspetos positivos e a melhorar por meio de um guião de reflexão intermédia. Participaram neste estudo 45 estudantes, 25 do sexo feminino (67,57%) e 12 do sexo masculino (32,43%), com idades entre os 20 e os 56 anos (M = 25,76, DP = 8,85). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, com o Software do NVivo 27. Nos resultados sobressaem as expectativas relacionadas com a aquisição de conhecimentos teórico-práticos e relacionais, tal como nas preocupações é destacada a preocupação face à impossibilidade de contactar presencialmente com idosos devido à pandemia. Relativamente aos aspetos positivos da experiência, o impacto que a experiência teve nos idosos é o mais referido, enquanto como aspeto a melhorar é referido a experiência ser presencial. Este estudo contribuiu com novos dados sobre as perspetivas dos estudantes face a uma experiência de ApS no ensino superior durante um período pandémico.This study aimed to analyze the perspectives of Dental Medicine students, namely expectations, concerns, positive aspects and to be improved, about their involvement in a Service-Learning (SL) experience in higher education during the COVID-19 pandemic. Expectations and concerns were collected through an open questionnaire, and the positive and improving aspects through an intermediate reflection guide. 45 students participated in this study, 25 female (67.57%) and 12 male (32.43%), aged between 20 and 56 years (M = 25.76, SD = 8.85). Data were analyzed through content analysis, with the NVivo 27 Software. The results highlight the expectations related to the acquisition of theoretical-practical and relational knowledge, as in the concerns, is highlighted the concern regarding the impossibility of contacting the elderly in person due to the pandemic. Regarding the positive aspects of the experience, the impact that the experience had on the elderly is the most mentioned, while as an aspect to improve, the experience is referred to as being in person. This study contributed new data on students' perspectives on an SL experience in higher education during a pandemic period.Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Belmira dos2021-09-17T15:07:06Z2021-07-152021-072021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34963TID:202750728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:21.118612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia |
title |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia Santos, Belmira dos Aprendizagem-serviço Ensino superior Expectativas Preocupações Covid-19 Service-learning Higher education Expectations Concerns Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia |
title_full |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia |
title_sort |
Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia |
author |
Santos, Belmira dos |
author_facet |
Santos, Belmira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Belmira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem-serviço Ensino superior Expectativas Preocupações Covid-19 Service-learning Higher education Expectations Concerns Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Aprendizagem-serviço Ensino superior Expectativas Preocupações Covid-19 Service-learning Higher education Expectations Concerns Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar as perspetivas dos estudantes de Medicina Dentária, nomeadamente expectativas, preocupações, aspetos positivos e a melhorar, acerca do seu envolvimento numa experiência de Aprendizagem-Serviço (ApS) no ensino superior durante a pandemia de COVID-19. As expectativas e preocupações foram recolhidas através de um questionário aberto, e os aspetos positivos e a melhorar por meio de um guião de reflexão intermédia. Participaram neste estudo 45 estudantes, 25 do sexo feminino (67,57%) e 12 do sexo masculino (32,43%), com idades entre os 20 e os 56 anos (M = 25,76, DP = 8,85). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, com o Software do NVivo 27. Nos resultados sobressaem as expectativas relacionadas com a aquisição de conhecimentos teórico-práticos e relacionais, tal como nas preocupações é destacada a preocupação face à impossibilidade de contactar presencialmente com idosos devido à pandemia. Relativamente aos aspetos positivos da experiência, o impacto que a experiência teve nos idosos é o mais referido, enquanto como aspeto a melhorar é referido a experiência ser presencial. Este estudo contribuiu com novos dados sobre as perspetivas dos estudantes face a uma experiência de ApS no ensino superior durante um período pandémico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17T15:07:06Z 2021-07-15 2021-07 2021-07-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/34963 TID:202750728 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/34963 |
identifier_str_mv |
TID:202750728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132002440445952 |