Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Belmira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34963
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as perspetivas dos estudantes de Medicina Dentária, nomeadamente expectativas, preocupações, aspetos positivos e a melhorar, acerca do seu envolvimento numa experiência de Aprendizagem-Serviço (ApS) no ensino superior durante a pandemia de COVID-19. As expectativas e preocupações foram recolhidas através de um questionário aberto, e os aspetos positivos e a melhorar por meio de um guião de reflexão intermédia. Participaram neste estudo 45 estudantes, 25 do sexo feminino (67,57%) e 12 do sexo masculino (32,43%), com idades entre os 20 e os 56 anos (M = 25,76, DP = 8,85). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, com o Software do NVivo 27. Nos resultados sobressaem as expectativas relacionadas com a aquisição de conhecimentos teórico-práticos e relacionais, tal como nas preocupações é destacada a preocupação face à impossibilidade de contactar presencialmente com idosos devido à pandemia. Relativamente aos aspetos positivos da experiência, o impacto que a experiência teve nos idosos é o mais referido, enquanto como aspeto a melhorar é referido a experiência ser presencial. Este estudo contribuiu com novos dados sobre as perspetivas dos estudantes face a uma experiência de ApS no ensino superior durante um período pandémico.
id RCAP_6f05d3f53a24cc061524e5be73b2e0bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemiaAprendizagem-serviçoEnsino superiorExpectativasPreocupaçõesCovid-19Service-learningHigher educationExpectationsConcernsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEste estudo teve como objetivo analisar as perspetivas dos estudantes de Medicina Dentária, nomeadamente expectativas, preocupações, aspetos positivos e a melhorar, acerca do seu envolvimento numa experiência de Aprendizagem-Serviço (ApS) no ensino superior durante a pandemia de COVID-19. As expectativas e preocupações foram recolhidas através de um questionário aberto, e os aspetos positivos e a melhorar por meio de um guião de reflexão intermédia. Participaram neste estudo 45 estudantes, 25 do sexo feminino (67,57%) e 12 do sexo masculino (32,43%), com idades entre os 20 e os 56 anos (M = 25,76, DP = 8,85). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, com o Software do NVivo 27. Nos resultados sobressaem as expectativas relacionadas com a aquisição de conhecimentos teórico-práticos e relacionais, tal como nas preocupações é destacada a preocupação face à impossibilidade de contactar presencialmente com idosos devido à pandemia. Relativamente aos aspetos positivos da experiência, o impacto que a experiência teve nos idosos é o mais referido, enquanto como aspeto a melhorar é referido a experiência ser presencial. Este estudo contribuiu com novos dados sobre as perspetivas dos estudantes face a uma experiência de ApS no ensino superior durante um período pandémico.This study aimed to analyze the perspectives of Dental Medicine students, namely expectations, concerns, positive aspects and to be improved, about their involvement in a Service-Learning (SL) experience in higher education during the COVID-19 pandemic. Expectations and concerns were collected through an open questionnaire, and the positive and improving aspects through an intermediate reflection guide. 45 students participated in this study, 25 female (67.57%) and 12 male (32.43%), aged between 20 and 56 years (M = 25.76, SD = 8.85). Data were analyzed through content analysis, with the NVivo 27 Software. The results highlight the expectations related to the acquisition of theoretical-practical and relational knowledge, as in the concerns, is highlighted the concern regarding the impossibility of contacting the elderly in person due to the pandemic. Regarding the positive aspects of the experience, the impact that the experience had on the elderly is the most mentioned, while as an aspect to improve, the experience is referred to as being in person. This study contributed new data on students' perspectives on an SL experience in higher education during a pandemic period.Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Belmira dos2021-09-17T15:07:06Z2021-07-152021-072021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34963TID:202750728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:21.118612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
title Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
spellingShingle Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
Santos, Belmira dos
Aprendizagem-serviço
Ensino superior
Expectativas
Preocupações
Covid-19
Service-learning
Higher education
Expectations
Concerns
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
title_full Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
title_fullStr Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
title_sort Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem : serviço em tempos de pandemia
author Santos, Belmira dos
author_facet Santos, Belmira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Belmira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem-serviço
Ensino superior
Expectativas
Preocupações
Covid-19
Service-learning
Higher education
Expectations
Concerns
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Aprendizagem-serviço
Ensino superior
Expectativas
Preocupações
Covid-19
Service-learning
Higher education
Expectations
Concerns
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Este estudo teve como objetivo analisar as perspetivas dos estudantes de Medicina Dentária, nomeadamente expectativas, preocupações, aspetos positivos e a melhorar, acerca do seu envolvimento numa experiência de Aprendizagem-Serviço (ApS) no ensino superior durante a pandemia de COVID-19. As expectativas e preocupações foram recolhidas através de um questionário aberto, e os aspetos positivos e a melhorar por meio de um guião de reflexão intermédia. Participaram neste estudo 45 estudantes, 25 do sexo feminino (67,57%) e 12 do sexo masculino (32,43%), com idades entre os 20 e os 56 anos (M = 25,76, DP = 8,85). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, com o Software do NVivo 27. Nos resultados sobressaem as expectativas relacionadas com a aquisição de conhecimentos teórico-práticos e relacionais, tal como nas preocupações é destacada a preocupação face à impossibilidade de contactar presencialmente com idosos devido à pandemia. Relativamente aos aspetos positivos da experiência, o impacto que a experiência teve nos idosos é o mais referido, enquanto como aspeto a melhorar é referido a experiência ser presencial. Este estudo contribuiu com novos dados sobre as perspetivas dos estudantes face a uma experiência de ApS no ensino superior durante um período pandémico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17T15:07:06Z
2021-07-15
2021-07
2021-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34963
TID:202750728
url http://hdl.handle.net/10400.14/34963
identifier_str_mv TID:202750728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132002440445952