Exploração do contexto de implantação da escola como matéria-prima projetual : Desenho A, 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Cristiana Ferreira, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9865
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
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spelling Exploração do contexto de implantação da escola como matéria-prima projetual : Desenho A, 12º anoEnsino do desenhoIntervenção pedagógicaResolução de problemasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013O presente relatório descreve e reflete sobre a conceção e concretização de um projeto de intervenção pedagógica realizado na Escola Secundária da Portela. Este foi desenvolvido no ano letivo de 2012/2013, na disciplina de Desenho A, numa turma do 12º ano de escolaridade (12º G). O projeto intitulou-se de “Portela em Postal: Que Lugar é a Portela?” e pretendeu sublinhar a importância do desenho enquanto meio de construção de uma postura atenta e crítica sobre o mundo que nos rodeia. O projeto culmina na concretização de uma coleção de quinze postais realizados com base nas respostas pessoais de cada aluno à pergunta: Que Lugar é a Portela? Apresenta-se o contexto de implantação da escola como objeto a ser explorado num projeto de Artes Visuais. Defende-se que projetos que levantam questões sobre uma realidade familiar ao aluno incluem-no no processo de ensino, ativam a sua motivação intrínseca e facilitam a compreensão de outras realidades através de paralelismo e comparações, contribuindo para uma aprendizagem assente na construção de significados. A par disto entende-se que uma relação próxima do aluno com o problema, respeita o seu capital pessoal e aciona uma resposta mais individual e criativa. Reforça-se ainda a necessidade de mediar os alunos na reflexão e reconstrução do seu próprio processo criativo fomentando uma aproximação entre a dimensão conceptual e a dimensão técnica do desenho. Neste sentido, a nossa abordagem curricular e didática apoiou-se num processo estratégico assente na colocação e resolução de problemas, relacionando o ensino, a aprendizagem e a avaliação de forma construtiva em prol da autonomia do aluno. Acompanhamos o desenvolvimento deste projeto de uma postura reflexiva e auto formativa, vendo a prática e a teoria educativa como fontes de conhecimento bidirecionais através das quais questionamos e construímos o que entendemos como Ser Professor.This report describes and reflects on the design and accomplishment of a pedagogical intervention project, developed in 2012/2013, in a 12th grade Drawing class (class G) at Portela High School. The project was titled “Portela in a Postcard: What Place is Portela?” and was aimed at underlining the importance of drawing as a means to construct a watchful and critical posture about the world around us. The end result of the project was a set of fifteen postcards made from the personal answers of each student to the question: What Place is Portela? The School’s implementation context is presented as an object to be explored in a Visual Arts project. It is claimed that projects that raise questions about a student’s familiar reality include them in the teaching process, activate their intrinsic motivation and facilitate the understanding of other realities through parallelism and comparisons, contributing to a learning process as a construction of meanings. Alongside this, we believe that a close relationship of the student to the problem respects his personal capital and contributes for a more creative and individual response. We also reinforce the need to mediate the students in the reflection and reconstruction of their own creative process, fostering an approach between the conceptual dimension and the technical dimension of the drawing. This way, our curricular and didactic approach has based itself on a strategic process based on putting and solving problems relating schooling, learning and assessment in a constructive manner on behalf of the student’s autonomy. We followed the development of this project with a reflexive and auto-formative posture, seeing educational theory and practice as bi-directional sources for knowledge through which we question and build what we understand about how To Be a Teacher.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaEsteves, Cristiana Ferreira, 1981-2013-12-30T11:08:37Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9865TID:201367718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:57.222227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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