“Direitos em Jogo”: Construção de um jogo didático sobre os direitos da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Adriana Marçal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19216
Resumo: A literatura tem evidenciado que, muitas vezes, crianças e adultos têm um parco conhecimento sobre os direitos da criança. Torna-se, assim, premente educar sobre e para os direitos da criança com o objetivo de promover a sua plena promoção em diferentes contextos de vida da criança. A presente dissertação tem como objetivo apresentar a construção de um jogo – “Direitos em Jogo” – para crianças entre os 3-14 anos de idade. A sua construção teve como base a Convenção sobre os Direitos da Criança e uma avaliação de necessidades realizada com pais/cuidadores (N=38). Os resultados desta avaliação permitiram identificar a forma como o jogo deveria ser desenvolvido em função das dificuldades sentidas no contexto familiar. O jogo engloba dois baralhos de cartas: um para a faixa etária dos 3-6 anos e outro para a faixa dos 7-14 anos de idade. Cada baralho contém 31 cartas sobre os direitos da criança, cuja adequabilidade da linguagem foi avaliada por profissionais de educação (N=4). Foram, ainda, desenvolvidas nove atividades sobre direitos e deveres para três faixas etárias distintas: dos 3-6 anos; dos 7-10 e dos 11-14 anos de idade. O jogo contempla, também, um manual dirigido aos adultos - “ABC dos Direitos”, um glossário e instruções de jogo. Este jogo procura aumentar conhecimentos sobre os direitos e promover competências para que as crianças saibam reconhecer e lidar com eventuais situações em que os seus direitos não sejam assegurados.
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