A liderança transformacional e a satisfação profissional: o caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27926 |
Resumo: | Desde há muito tempo que a liderança suscita grande interesse entre estudiosos que questionam as razões pelas quais a liderança é um fenómeno crucial para as organizações, de que modo o tipo de liderança influencia a satisfação profissional nos funcionários e como estes dois pontos se relacionam entre si. No entanto, existe uma lacuna na literatura concebida pela escassez de estudos sobre satisfação profissional e liderança em IPSS, que têm a especial particularidade de serem lideradas em regime de voluntariado, por dirigentes que muitas das vezes não têm formação na área da liderança e a dirigem em tempo parcial. Partindo do pressuposto de que o estilo de liderança transformacional é um dos mais adequados para as IPSS (Machado, 2011), e tem associações positivas com a satisfação no trabalho (Saleem, 2015) este projeto surge na tentativa de colmatar essa falha, enriquecendo e contribuindo para a literatura, através de uma investigação feita em IPSS do distrito de Viseu. Os inquiridos foram convidados a avaliar a sua satisfação profissional através do MINNESOTA SATISFACTION QUESTIONNAIRE (MSQ) – SHORT FORM e por fim avaliar o comportamento do líder através da escala GLOBAL TRANSFORMATIONAL LEADERSHIP. Num total de 15 instituições que aceitaram participar neste estudo foi possível extrair uma amostra de 453 inquiridos. Este trabalho tem como principal objetivo verificar se existe relação positiva entre liderança transformacional e satisfação no trabalho de profissionais de IPSS. Os resultados sugerem que o estilo de liderança transformacional tem impacto significativo no modo como os colaboradores das IPSS se sentem positivamente satisfeitos. Keywords |
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A liderança transformacional e a satisfação profissional: o caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social de ViseuLiderançaLideranaça transformacionalSatisfação profissionalIPSSOrganizações sem fins lucrativosVoluntariadoDesde há muito tempo que a liderança suscita grande interesse entre estudiosos que questionam as razões pelas quais a liderança é um fenómeno crucial para as organizações, de que modo o tipo de liderança influencia a satisfação profissional nos funcionários e como estes dois pontos se relacionam entre si. No entanto, existe uma lacuna na literatura concebida pela escassez de estudos sobre satisfação profissional e liderança em IPSS, que têm a especial particularidade de serem lideradas em regime de voluntariado, por dirigentes que muitas das vezes não têm formação na área da liderança e a dirigem em tempo parcial. Partindo do pressuposto de que o estilo de liderança transformacional é um dos mais adequados para as IPSS (Machado, 2011), e tem associações positivas com a satisfação no trabalho (Saleem, 2015) este projeto surge na tentativa de colmatar essa falha, enriquecendo e contribuindo para a literatura, através de uma investigação feita em IPSS do distrito de Viseu. Os inquiridos foram convidados a avaliar a sua satisfação profissional através do MINNESOTA SATISFACTION QUESTIONNAIRE (MSQ) – SHORT FORM e por fim avaliar o comportamento do líder através da escala GLOBAL TRANSFORMATIONAL LEADERSHIP. Num total de 15 instituições que aceitaram participar neste estudo foi possível extrair uma amostra de 453 inquiridos. Este trabalho tem como principal objetivo verificar se existe relação positiva entre liderança transformacional e satisfação no trabalho de profissionais de IPSS. Os resultados sugerem que o estilo de liderança transformacional tem impacto significativo no modo como os colaboradores das IPSS se sentem positivamente satisfeitos. KeywordsLeadership has been an intriguing topic and it is raising awareness from researches worldwide who question about why leadership is a crucial phenomenon for organizations, how leadership influences job satisfaction, and how these two points relate to each other. However, there is a gap in the literature conceived by the scarcity of studies on job satisfaction and leadership in IPSS, which have the particularity of being led on a voluntary basis by leaders who have no leadership knowledge and lead the institution in a part time. Assuming that the transformational leadership style is one of the most suitable for IPSS (Machado, 2011), and has positive associations with job satisfaction (Saleem, 2015) this project arises in an attempt to fill this gap, enriching and contributing to the literature, through an investigation with IPSS from Viseu district. In the survey were asked to rate their job satisfaction through the MINNESOTA SATISFACTION QUESTIONNAIRE (MSQ) - SHORT FORM and finally assess the leader's behavior using the GLOBAL TRANSFORMATIONAL LEADERSHIP scale. From a total of 15 institutions that agreed to participate in this study it was possible to draw a sample of 453 respondents. The aim of this dissertation is to verify if there is a positive relation between transformational leadership and job satisfaction of IPSS professionals. The results suggest that the transformational leadership style has a significant impact on the way IPSS employees feel positively satisfied.2020-03-15T16:07:43Z2019-12-10T00:00:00Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27926porPereira, Cristiana Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:06Zoai:ria.ua.pt:10773/27926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:36.869715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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