A liderança transformacional e a satisfação profissional: o caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristiana Silveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27926
Resumo: Desde há muito tempo que a liderança suscita grande interesse entre estudiosos que questionam as razões pelas quais a liderança é um fenómeno crucial para as organizações, de que modo o tipo de liderança influencia a satisfação profissional nos funcionários e como estes dois pontos se relacionam entre si. No entanto, existe uma lacuna na literatura concebida pela escassez de estudos sobre satisfação profissional e liderança em IPSS, que têm a especial particularidade de serem lideradas em regime de voluntariado, por dirigentes que muitas das vezes não têm formação na área da liderança e a dirigem em tempo parcial. Partindo do pressuposto de que o estilo de liderança transformacional é um dos mais adequados para as IPSS (Machado, 2011), e tem associações positivas com a satisfação no trabalho (Saleem, 2015) este projeto surge na tentativa de colmatar essa falha, enriquecendo e contribuindo para a literatura, através de uma investigação feita em IPSS do distrito de Viseu. Os inquiridos foram convidados a avaliar a sua satisfação profissional através do MINNESOTA SATISFACTION QUESTIONNAIRE (MSQ) – SHORT FORM e por fim avaliar o comportamento do líder através da escala GLOBAL TRANSFORMATIONAL LEADERSHIP. Num total de 15 instituições que aceitaram participar neste estudo foi possível extrair uma amostra de 453 inquiridos. Este trabalho tem como principal objetivo verificar se existe relação positiva entre liderança transformacional e satisfação no trabalho de profissionais de IPSS. Os resultados sugerem que o estilo de liderança transformacional tem impacto significativo no modo como os colaboradores das IPSS se sentem positivamente satisfeitos. Keywords
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