Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristina Maria de Deus Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3878
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino do Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010
id RCAP_6f3d63ed41b6fd2fbdfb3159581da582
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didácticaPetrónio, 00..?-0066. SatíriconLíngua latina - Estudo e ensinoMétodos pedagógicosRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino do Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010O presente relatório tem por base uma unidade didáctica de Latim B (Opção), leccionada ao 12.º Ano LL1 da Escola Secundária de Gama Barros, no ano lectivo de 2008/2009. Inserida no quarto tópico do Programa, “A manifestação de sentimentos pessoais – a fantasia novelesca e a decadência dos valores”, esta unidade contempla a leitura, análise e tradução dos parágrafos 61, 62 e 63 da Cena Trimalchionis, em que são evidentes a temática do imaginário colectivo e do fantástico, em aspectos como a licantropia e o vampirismo, que têm pervivido na cultura ocidental até aos nossos dias. As estratégias de ensino baseiam-se no diálogo interactivo, na leitura silenciosa e na leitura expressiva e analítica do texto. Valoriza-se o recurso à imagem nos materiais de trabalho elaborados para aplicação em aula ou em tarefas para realizar em casa. Versando sobre morfologia, sintaxe e etimologia, os exercícios propostos são apresentados de diferentes formas (u.g. palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, jogos de associação de palavras), para aumentar a motivação na aprendizagem. Procede-se à análise e interpretação dos resultados obtidos na avaliação contínua e na avaliação escrita, susceptíveis de justificar o recurso a outras metodologias e à ponderação dos critérios de gestão do programa.Resumen Este informe se basa en una unidad didáctica de Latín B (Opcional), aleccionada en 2.º de Bachillerato LL1 de la Escola Secundária de Gama Barros, en el curso de 2008/2009. Integrada en el cuarto tópico del Programa “La Manifestación de sentimientos personales – la fantasía novelesca y la decadencia de los valores”, esta unidad contempla la lectura, análisis y traducción de los párrafos 61, 62 y 63 de la Cena Trimalchionis, en la cual es evidente la temática del imaginario colectivo y de lo fantástico, en aspectos como la licantropía y el vampirismo, que han pervivido en la cultura occidental hasta nuestros días. Las estrategias de enseñanza se basan en el diálogo interactivo, en la lectura silenciosa y en la lectura expresiva y analítica del texto. Se valoriza el recurso a la imagen en los materiales de trabajo elaborados cuyo objetivo es su aplicación en clase o en tareas realizadas en casa. Verseando sobre morfología, sintaxis y etimología, los ejercicios propuestos son presentados en diferentes formas (u.g crucigramas, relleno de lagunas, juegos de asociación de palabras) y pretenden aumentar la motivación en el aprendizaje. Se procede al análisis y interpretación de los resultados obtenidos en la evaluación continua y en la evaluación escrita, susceptibles de justificar el recurso a otras metodologías y a la ponderación de los criterios de gestión del programa.Abranches, Cristina, 1963-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Cristina Maria de Deus Silva2011-08-08T11:21:33Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.104036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica
title Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica
spellingShingle Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica
Santos, Cristina Maria de Deus Silva
Petrónio, 00..?-0066. Satíricon
Língua latina - Estudo e ensino
Métodos pedagógicos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
title_short Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica
title_full Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica
title_fullStr Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica
title_full_unstemmed Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica
title_sort Aspectos do imaginário e do fantástico no Satyricon de Petrónio: uma proposta didáctica
author Santos, Cristina Maria de Deus Silva
author_facet Santos, Cristina Maria de Deus Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abranches, Cristina, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristina Maria de Deus Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Petrónio, 00..?-0066. Satíricon
Língua latina - Estudo e ensino
Métodos pedagógicos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
topic Petrónio, 00..?-0066. Satíricon
Língua latina - Estudo e ensino
Métodos pedagógicos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino do Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-08-08T11:21:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3878
url http://hdl.handle.net/10451/3878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134181982208000