O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Renato Hennys Diniz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43404
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
id RCAP_6f483227c507ee38be1ddd870839fd83
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalhoThe academic profile of the communication work and the expectations of the labor marketCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)O mercado audiovisual cresceu muito nos últimos anos em todo o mundo. O perfil profissional formado para preencher esse mercado surge de maneiras variadas, e a formação formal nem sempre é determinante para trabalhar no ramo audiovisual. Características pessoais como vocação e talento podem ser fator relevante para trabalhar neste mercado tão específico. O presente relatório começa por descrever e analisar o estágio desenvolvido na Creative Lemons, em Braga; de seguida, apresenta o estudo realizado após e à partir dessa experiência e do questionamento que nos provocou. Com base na leitura e análise dos contributos de um conjunto de autores, pretendeu-se perceber, através de dados recolhidos com a aplicação de um inquérito online, quais características e formações são relevantes para o ambiente de trabalho audiovisual. Também buscou-se compreender como o ambiente externo influência no discernimento do talento e vocação no perfil profissional dos funcionários entrevistados. Os dados obtidos permitem-nos perceber que a vocação e o talento são características muito relevantes no perfil profissional audiovisual. Relativamente às influências externas na perceção da vocação e talento para trilhar um percurso profissional nessa área, foi possível compreender que a maior influenciador é o consumo de produtos audiovisuais. Quanto aos tipos de formação e suas relevâncias no mercado audiovisual pudemos constatar um desajuste entre a formação acadêmica e as reais necessidades do mercado.The audiovisual market has grown a lot in the past years worldwide. The professional profile educated to fill this market arise from a variety of ways and the formal education is not always determinant to work in the audiovisual métier. Personal characteristics as vocation and talent can be relevant factors to work in this so specific market. The presented report starts by describing and analyzing the internship carried out in Creative Lemons, in Braga; following, it presents the study performed from and after this experience and the questioning the provoked us. Based in the reading and analyses of a set of contributors authors, it is intended to perceive, through the data collected through an online inquiry, which are the main relevant characteristics and educational backgrounds to the audiovisual work environment. Furthermore, it was sought to comprehend how the external environment influences on talent discernment and professional profile vocation among the employees interviewed. The gathered data allow us to identify that talent and vocation are personal features with high relevance to the audiovisual professional profile. Regarding the external factors influence on vocation perception and talent to pursuit a career in the area, it was possible to comprehend that the greatest influencer is the consumption of audiovisual products. As far as the types of educational formation is concerned and they importance in the audiovisual market it was found a maladjustment between the academic formation and the real necessities in the market.Portela, PedroUniversidade do MinhoBarbosa, Renato Hennys Diniz20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43404por201362520info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:26.383383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
The academic profile of the communication work and the expectations of the labor market
title O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
spellingShingle O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
Barbosa, Renato Hennys Diniz
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
title_full O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
title_fullStr O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
title_full_unstemmed O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
title_sort O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
author Barbosa, Renato Hennys Diniz
author_facet Barbosa, Renato Hennys Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Portela, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Renato Hennys Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43404
url http://hdl.handle.net/1822/43404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201362520
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133018695139328