O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Clara Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do profissional de comunicação no segmento da música, com o objetivo geral de compreender como ele pode contribuir com esta indústria, buscando-se analisar de maneira específica as demandas e perspectivas, o perfil esperado e os desafios deste mercado na atualidade. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dois profissionais da área da comunicação, um relações-públicas e uma publicitária, que atuam ou atuaram de forma direta no segmento da música, trabalhando com artistas de grande renome em nível nacional. Os seus resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo, proporcionando a criação de categorias para o melhor aproveitamento das questões. Ao término, foi possível ter um maior entendimento a respeito do segmento, assim como de algumas características que são relevantes para este mercado, reforçando elementos importantes para a atuação do profissional de comunicação nesta área que se mostra bastante promissora.
id UFPB-2_34b6681b75c1d824fa8d710c04de2965
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27604
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-08-07T14:56:38Z2023-06-142023-08-07T14:56:38Z2023-05-31https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do profissional de comunicação no segmento da música, com o objetivo geral de compreender como ele pode contribuir com esta indústria, buscando-se analisar de maneira específica as demandas e perspectivas, o perfil esperado e os desafios deste mercado na atualidade. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dois profissionais da área da comunicação, um relações-públicas e uma publicitária, que atuam ou atuaram de forma direta no segmento da música, trabalhando com artistas de grande renome em nível nacional. Os seus resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo, proporcionando a criação de categorias para o melhor aproveitamento das questões. Ao término, foi possível ter um maior entendimento a respeito do segmento, assim como de algumas características que são relevantes para este mercado, reforçando elementos importantes para a atuação do profissional de comunicação nesta área que se mostra bastante promissora.This study presents an investigation into the role of communication professionals in the music industry, aiming to understand how they can contribute to this industry. Specifically, it seeks to analyze the demands and perspectives, the expected profile, and the challenges of this market today. Data collection was done through interviews with two communication professionals: a public relations specialist and an advertiser, both of whom have direct experience in the music industry, working with nationally renowned artists. The results were obtained through content analysis, which allowed for the creation of categories to better address the research questions. Ultimately, this study provides a better understanding of the industry and highlights relevant characteristics for this market, reinforcing crucial elements for the performance of communication professionals in this promising field.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-07T14:56:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCTG14062023.pdf: 542657 bytes, checksum: 9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T14:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCTG14062023.pdf: 542657 bytes, checksum: 9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8 (MD5) Previous issue date: 2023-05-31porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDARelações PúblicasComunicaçãoMúsicaPlanejamento de comunicaçãoIndústria musicalO profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivasThe communication professional in the music segment: challenges, professional profile and perspectivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrança, André Luiz Dias de014283425583Gomes, Maria Clara TeixeiraABREU, Paula. A indústria fonográfica e o mercado da música gravada–histórias de um longo desentendimento. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 85, p. 105-129, 2009. BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2017. BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em perspectiva, v. 15, p. 73-83, 2001. CAVALLINI, Marta. Rendimento de trabalho em home office sobe 53% desde o início da pandemia – e ganha do presencial. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho ecarreira/noticia/2022/12/20/rendimento-de-trabalho-em-home-office-sobe-53percent-desde o-inicio-da-pandemia-e-ganha-do-presencial.ghtml. Acesso em: 18 maio 2023. CHAVES, Antônio José Abrantes. Comunicação e Música. Rio de Janeiro: Clube de autores, 2012. FUBINI, Enrico. Estética da música. [S.l]: Edições 70, 2019. GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020991/. Acesso em: 20 nov. 2022. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr., 1995. GOMES, Carolina et al. Spotify: streaming e as novas formas de consumo na era digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 17, 2015, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: Intercom, 2015. p. 1-11. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2598-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022. KRÖHLING KUNSCH, Margarida M. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y pensamiento, n. 51, p. 38-51, 2007. MELO, Victor Andrade de.; ALVES Jr., Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. Barueri, SP: Manole, 2012. E-book. ISBN 9788520444665. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520444665/. Acesso em: 20 nov. 2022. MORESCO, Marcielly C.; SACCOL, Tércio; BARRETO, Cristiane Parente de S. et al. Assessoria de Comunicação. Porto Alegre: Sagah: Grupo A, 2020. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900865/. Acesso em: 18 nov. 2022. MOSCHETTA, Pedro Henrique; VIEIRA, Jorge. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, v. 20, p. 258-292, 2018. NEUBERGER, Rachel Severo Alves. O rádio na era da convergência das mídias. [S.l]: UFRB, 2012. PEREIRA PINHEIRO, C. M., VOLTZ, V., & FERRARELI, C. M. O profissional de comunicação na indústria musical. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, v. 11, n. 1, p. 170-187, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31501/comunicologia.v11i1.8785. Acesso em: 20 nov. 2022. RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597013948. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/. Acesso em: 16 dez. 2022.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTMCTG14062023.pdf.txtMCTG14062023.pdf.txtExtracted texttext/plain57532https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/4/MCTG14062023.pdf.txtb3fd9329cc0230d2bb2cb3b51f79b2efMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALMCTG14062023.pdfMCTG14062023.pdfapplication/pdf542657https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/1/MCTG14062023.pdf9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8MD51123456789/276042023-08-08 03:03:46.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The communication professional in the music segment: challenges, professional profile and perspectives
title O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
spellingShingle O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
Gomes, Maria Clara Teixeira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Relações Públicas
Comunicação
Música
Planejamento de comunicação
Indústria musical
title_short O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
title_full O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
title_fullStr O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
title_full_unstemmed O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
title_sort O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
author Gomes, Maria Clara Teixeira
author_facet Gomes, Maria Clara Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, André Luiz Dias de
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 014283425583
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Clara Teixeira
contributor_str_mv França, André Luiz Dias de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Relações Públicas
Comunicação
Música
Planejamento de comunicação
Indústria musical
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Públicas
Comunicação
Música
Planejamento de comunicação
Indústria musical
description O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do profissional de comunicação no segmento da música, com o objetivo geral de compreender como ele pode contribuir com esta indústria, buscando-se analisar de maneira específica as demandas e perspectivas, o perfil esperado e os desafios deste mercado na atualidade. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dois profissionais da área da comunicação, um relações-públicas e uma publicitária, que atuam ou atuaram de forma direta no segmento da música, trabalhando com artistas de grande renome em nível nacional. Os seus resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo, proporcionando a criação de categorias para o melhor aproveitamento das questões. Ao término, foi possível ter um maior entendimento a respeito do segmento, assim como de algumas características que são relevantes para este mercado, reforçando elementos importantes para a atuação do profissional de comunicação nesta área que se mostra bastante promissora.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T14:56:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-14
2023-08-07T14:56:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ABREU, Paula. A indústria fonográfica e o mercado da música gravada–histórias de um longo desentendimento. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 85, p. 105-129, 2009. BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2017. BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em perspectiva, v. 15, p. 73-83, 2001. CAVALLINI, Marta. Rendimento de trabalho em home office sobe 53% desde o início da pandemia – e ganha do presencial. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho ecarreira/noticia/2022/12/20/rendimento-de-trabalho-em-home-office-sobe-53percent-desde o-inicio-da-pandemia-e-ganha-do-presencial.ghtml. Acesso em: 18 maio 2023. CHAVES, Antônio José Abrantes. Comunicação e Música. Rio de Janeiro: Clube de autores, 2012. FUBINI, Enrico. Estética da música. [S.l]: Edições 70, 2019. GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020991/. Acesso em: 20 nov. 2022. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr., 1995. GOMES, Carolina et al. Spotify: streaming e as novas formas de consumo na era digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 17, 2015, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: Intercom, 2015. p. 1-11. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2598-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022. KRÖHLING KUNSCH, Margarida M. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y pensamiento, n. 51, p. 38-51, 2007. MELO, Victor Andrade de.; ALVES Jr., Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. Barueri, SP: Manole, 2012. E-book. ISBN 9788520444665. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520444665/. Acesso em: 20 nov. 2022. MORESCO, Marcielly C.; SACCOL, Tércio; BARRETO, Cristiane Parente de S. et al. Assessoria de Comunicação. Porto Alegre: Sagah: Grupo A, 2020. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900865/. Acesso em: 18 nov. 2022. MOSCHETTA, Pedro Henrique; VIEIRA, Jorge. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, v. 20, p. 258-292, 2018. NEUBERGER, Rachel Severo Alves. O rádio na era da convergência das mídias. [S.l]: UFRB, 2012. PEREIRA PINHEIRO, C. M., VOLTZ, V., & FERRARELI, C. M. O profissional de comunicação na indústria musical. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, v. 11, n. 1, p. 170-187, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31501/comunicologia.v11i1.8785. Acesso em: 20 nov. 2022. RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597013948. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/. Acesso em: 16 dez. 2022.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/4/MCTG14062023.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/1/MCTG14062023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3fd9329cc0230d2bb2cb3b51f79b2ef
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562299238711296