A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Natália Sofia Varela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37872
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_6f558c56df1ccedea6313af4f3f8212a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudoConcentraçãoEnsino de pianoPsicologiaAtividade cerebralProjeto de intervençãoAttentionPiano teachingPsychologyBrain activityIntervention projectHumanidades::ArtesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio está inserido no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, tendo este sido realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no qual foi levado a cabo um estudo sobre a concentração dos alunos na prática instrumental do piano. Este projeto consistiu num estudo de caso múltiplo realizado aos alunos intervenientes no projeto de intervenção pedagógica, delineado numa primeira fase deste estágio. O relatório está dividido em duas partes essenciais. Na primeira, faz-se uma caracterização do contexto de intervenção pedagógica – instituição e alunos; um enquadramento teórico acerca da temática escolhida, para melhor entender a importância da concentração no estudo e preparação de um estudante de piano; e ainda uma contextualização sobre o projeto de intervenção pedagógica, delineado no início do estágio (Dezembro de 2013), em que se descrevem os objetivos inicialmente planeados, as estratégias de apoio à concentração e as alterações feitas no mesmo. Na segunda parte, com o intuito de se entender se, para além de fundamental no estudo, a concentração pode ser trabalhada e treinada para alcançar melhores resultados académicos e profissionais, apresenta-se uma série de testes psicológicos realizados, recorrendo a uma ferramenta psicológica, o Vienna Test System, e ainda a um inquérito, em que os alunos responderam a várias questões específicas. Por fim, foi elaborado o presente relatório onde são apresentados os dados, os resultados, e as conclusões.This report is the result of the internship carried out within the Professional Training curricular unit, which took place at the Calouste Gulbenkian Music Conservatory, in Braga. During this training, a study has been conducted on the students’ concentration abilities within the piano’s instrumental practice. This project consisted of a multiple case study, put through with the participating students in the pedagogical intervention project, which was designed at an early stage of this training. This report is divided in two main parts: In the first part of this report, a description of the context – institution and students –, in which the pedagogical intervention will take place is carried out; a theoretical framework regarding the chosen theme is given, in order to fully understand the importance of concentration within the preparation and study tasks of a piano student; there follows the contextualization of the pedagogical intervention project, previously outlined in the early beginning of the training (December 2013), in which the goals previously planned, the attention supporting strategies and their subsequent changes are fully described. In the second part of this report, in order to fulfil the study’s fundamental perception of the importance of whether or not concentration can be measured and improved so to achieve better academic and professional results, a series of psychological tests carried out recurring to the Vienna Test System are assessed, together with a specific multi-question students’ survey. Finally, this report was written, in which data, results, and conclusions are presented.Pipa, LuísUniversidade do MinhoFerreira, Natália Sofia Varela20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37872por201513790info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:51.899715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo
title A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo
spellingShingle A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo
Ferreira, Natália Sofia Varela
Concentração
Ensino de piano
Psicologia
Atividade cerebral
Projeto de intervenção
Attention
Piano teaching
Psychology
Brain activity
Intervention project
Humanidades::Artes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo
title_full A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo
title_fullStr A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo
title_full_unstemmed A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo
title_sort A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo
author Ferreira, Natália Sofia Varela
author_facet Ferreira, Natália Sofia Varela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pipa, Luís
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Natália Sofia Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Concentração
Ensino de piano
Psicologia
Atividade cerebral
Projeto de intervenção
Attention
Piano teaching
Psychology
Brain activity
Intervention project
Humanidades::Artes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Concentração
Ensino de piano
Psicologia
Atividade cerebral
Projeto de intervenção
Attention
Piano teaching
Psychology
Brain activity
Intervention project
Humanidades::Artes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37872
url http://hdl.handle.net/1822/37872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132225551204352