Literacia da informação: diagnóstico e propostas de melhoria na formação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Inês
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10855
Resumo: Esta comunicação resulta de uma investigação de Doutoramento levada a cabo numa escola superior politécnica portuguesa sobre a formação para a Literacia da Informação (LI), sobre competências desenvolvidas nos estudantes e práticas de ensino adotadas, sendo que parte significativa destes dados não foi integrada na referida tese. O objetivo geral é averiguar se a formação superior contribui para o aumento dos níveis de LI dos estudantes do ensino superior politécnico, e alguns dos objetivos específicos são: analisar a perspetiva de estudantes e docentes sobre a LI, bem como as estratégias pedagógicas e a formação para LI. Uma revisão da literatura sobre LI, incidindo em referenciais de LI internacionais e estudos sobre o tema, nomeadamente boas práticas pedagógicas, suporta teoricamente este estudo. Quanto ao estudo empírico, recorre-se a metodologias qualitativas e quantitativas, dando-se relevo à perceção de docentes, coordenadores das oito licenciaturas e detentores de conhecimentos profundos sobre as mesmas, os quais testemunharão sobre o ensino- -aprendizagem da LI, sobre a presença, relações e impactos das TIC e dos média neste processo. Para além dos dados obtidos através da técnica de recolha de dados adotada – a entrevista semiestruturada ministrada aos coordenadores –, interpretar-se-ão e cruzar-se-ão esses dados com outras informações pertinentes, recolhidas junto de docentes e estudantes, através do inquérito por questionário. Através destas visões cruzadas, pretende-se fazer o diagnóstico de uma realidade tão importante, e ainda que a hipótese de que a formação recebida ao longo da licenciatura melhora as competências de LI se revele válida, a média da avaliação dos resultados de um teste de LI aplicado aos estudantes é negativa. Ora, perante resultados preocupantes, pretende-se perspetivar atuações futuras, potenciadoras de melhores resultados, através de boas práticas porque formar, com êxito, estudantes para a LI equivale a contribuir para que sejam cidadãos melhor in/formados, livres, responsáveis, críticos e participativos.
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