Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17821 |
Resumo: | Com o presente artigo pretende-se apresentar uma proposta de um módulo de formação para Educação a Distância na área da Literacia da Informação – Pesquisa e seleção de fontes de informação científica, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do 2.º Ciclo do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário a uma equipa de formação na área da Literacia da Informação de uma Biblioteca Académica de uma universidade portuguesa. O objetivo foi conhecer as metodologias e ferramentas privilegiadas num módulo de formação livre e de curta duração sobre Literacia da Informação, cruzando os dados aferidos com documentação de referência e estudos (inter)nacionais no âmbito temático. O principal resultado da investigação é a conceptualização de um módulo de formação no âmbito definido, beneficiando das possibilidades de disponibilidade e portabilidade que a Educação a Distância proporciona. |
id |
RCAP_b9f3e825b6fc65f01449793eeba940bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17821 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distânciaEducação a DistânciaEnsino SuperiorInternetLiteracia da InformaçãoCom o presente artigo pretende-se apresentar uma proposta de um módulo de formação para Educação a Distância na área da Literacia da Informação – Pesquisa e seleção de fontes de informação científica, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do 2.º Ciclo do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário a uma equipa de formação na área da Literacia da Informação de uma Biblioteca Académica de uma universidade portuguesa. O objetivo foi conhecer as metodologias e ferramentas privilegiadas num módulo de formação livre e de curta duração sobre Literacia da Informação, cruzando os dados aferidos com documentação de referência e estudos (inter)nacionais no âmbito temático. O principal resultado da investigação é a conceptualização de um módulo de formação no âmbito definido, beneficiando das possibilidades de disponibilidade e portabilidade que a Educação a Distância proporciona.With this paper we intend to present a proposal for a Distance Education training module in Information Literacy – Research and selection of scientific information sources for Higher Education students of 1st year of 2nd Cycle. Thus, it was applied a questionnaire to a team of training on Information Literacy of a Portuguese University Academic Library. The aim was to understand the methodologies and tools privileged for a free and short duration training module for this subject, crossing measured data with reference documentation and (inter)national studies. The main result of this study is the conceptualization of a training module within the defined framework, with the benefits of availability and portability possibilities that Distance Education provides.Con este artículo pretendemos presentar una propuesta de un módulo de formación para la Educación a Distancia en el área de la Alfabetización Informacional - Investigación y selección de fuentes de información científica, para los estudiantes del primero año del segundo ciclo de la Educación Superior. Para eso, se aplicó un cuestionario a un equipo de formación en el área de la Alfabetización Informacional de una Biblioteca Académica de una universidad portuguesa. El objetivo fue comprender las metodologías y herramientas privilegiadas en un módulo de formación corto y gratuito en Alfabetización Informacional, cruzando los datos medidos con la documentación de referencia y estudios (inter)nacional es del nivel temático. El principal resultado de la investigaciones la conceptualización de un módulo de formación en el ámbito definido, que se beneficia de las posibilidades de disponibilidad y portabilidad que la Educación a Distancia ofrece.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores2017-06-14T15:12:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17821por1647-3582Tavares, RitaLaranjeiro, Maria DionísiaOliveira, DavidFerraz, Clarice VanderleiPombo, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:40Zoai:ria.ua.pt:10773/17821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:41.356065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância |
title |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância |
spellingShingle |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância Tavares, Rita Educação a Distância Ensino Superior Internet Literacia da Informação |
title_short |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância |
title_full |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância |
title_fullStr |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância |
title_full_unstemmed |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância |
title_sort |
Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância |
author |
Tavares, Rita |
author_facet |
Tavares, Rita Laranjeiro, Maria Dionísia Oliveira, David Ferraz, Clarice Vanderlei Pombo, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Laranjeiro, Maria Dionísia Oliveira, David Ferraz, Clarice Vanderlei Pombo, Lúcia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Rita Laranjeiro, Maria Dionísia Oliveira, David Ferraz, Clarice Vanderlei Pombo, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Ensino Superior Internet Literacia da Informação |
topic |
Educação a Distância Ensino Superior Internet Literacia da Informação |
description |
Com o presente artigo pretende-se apresentar uma proposta de um módulo de formação para Educação a Distância na área da Literacia da Informação – Pesquisa e seleção de fontes de informação científica, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do 2.º Ciclo do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário a uma equipa de formação na área da Literacia da Informação de uma Biblioteca Académica de uma universidade portuguesa. O objetivo foi conhecer as metodologias e ferramentas privilegiadas num módulo de formação livre e de curta duração sobre Literacia da Informação, cruzando os dados aferidos com documentação de referência e estudos (inter)nacionais no âmbito temático. O principal resultado da investigação é a conceptualização de um módulo de formação no âmbito definido, beneficiando das possibilidades de disponibilidade e portabilidade que a Educação a Distância proporciona. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-06-14T15:12:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17821 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137577335259136 |