Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Rita
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Laranjeiro, Maria Dionísia, Oliveira, David, Ferraz, Clarice Vanderlei, Pombo, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17821
Resumo: Com o presente artigo pretende-se apresentar uma proposta de um módulo de formação para Educação a Distância na área da Literacia da Informação – Pesquisa e seleção de fontes de informação científica, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do 2.º Ciclo do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário a uma equipa de formação na área da Literacia da Informação de uma Biblioteca Académica de uma universidade portuguesa. O objetivo foi conhecer as metodologias e ferramentas privilegiadas num módulo de formação livre e de curta duração sobre Literacia da Informação, cruzando os dados aferidos com documentação de referência e estudos (inter)nacionais no âmbito temático. O principal resultado da investigação é a conceptualização de um módulo de formação no âmbito definido, beneficiando das possibilidades de disponibilidade e portabilidade que a Educação a Distância proporciona.
id RCAP_b9f3e825b6fc65f01449793eeba940bf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distânciaEducação a DistânciaEnsino SuperiorInternetLiteracia da InformaçãoCom o presente artigo pretende-se apresentar uma proposta de um módulo de formação para Educação a Distância na área da Literacia da Informação – Pesquisa e seleção de fontes de informação científica, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do 2.º Ciclo do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário a uma equipa de formação na área da Literacia da Informação de uma Biblioteca Académica de uma universidade portuguesa. O objetivo foi conhecer as metodologias e ferramentas privilegiadas num módulo de formação livre e de curta duração sobre Literacia da Informação, cruzando os dados aferidos com documentação de referência e estudos (inter)nacionais no âmbito temático. O principal resultado da investigação é a conceptualização de um módulo de formação no âmbito definido, beneficiando das possibilidades de disponibilidade e portabilidade que a Educação a Distância proporciona.With this paper we intend to present a proposal for a Distance Education training module in Information Literacy – Research and selection of scientific information sources for Higher Education students of 1st year of 2nd Cycle. Thus, it was applied a questionnaire to a team of training on Information Literacy of a Portuguese University Academic Library. The aim was to understand the methodologies and tools privileged for a free and short duration training module for this subject, crossing measured data with reference documentation and (inter)national studies. The main result of this study is the conceptualization of a training module within the defined framework, with the benefits of availability and portability possibilities that Distance Education provides.Con este artículo pretendemos presentar una propuesta de un módulo de formación para la Educación a Distancia en el área de la Alfabetización Informacional - Investigación y selección de fuentes de información científica, para los estudiantes del primero año del segundo ciclo de la Educación Superior. Para eso, se aplicó un cuestionario a un equipo de formación en el área de la Alfabetización Informacional de una Biblioteca Académica de una universidad portuguesa. El objetivo fue comprender las metodologías y herramientas privilegiadas en un módulo de formación corto y gratuito en Alfabetización Informacional, cruzando los datos medidos con la documentación de referencia y estudios (inter)nacional es del nivel temático. El principal resultado de la investigaciones la conceptualización de un módulo de formación en el ámbito definido, que se beneficia de las posibilidades de disponibilidad y portabilidad que la Educación a Distancia ofrece.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores2017-06-14T15:12:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17821por1647-3582Tavares, RitaLaranjeiro, Maria DionísiaOliveira, DavidFerraz, Clarice VanderleiPombo, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:40Zoai:ria.ua.pt:10773/17821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:41.356065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
title Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
spellingShingle Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
Tavares, Rita
Educação a Distância
Ensino Superior
Internet
Literacia da Informação
title_short Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
title_full Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
title_fullStr Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
title_full_unstemmed Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
title_sort Literacia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distância
author Tavares, Rita
author_facet Tavares, Rita
Laranjeiro, Maria Dionísia
Oliveira, David
Ferraz, Clarice Vanderlei
Pombo, Lúcia
author_role author
author2 Laranjeiro, Maria Dionísia
Oliveira, David
Ferraz, Clarice Vanderlei
Pombo, Lúcia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Rita
Laranjeiro, Maria Dionísia
Oliveira, David
Ferraz, Clarice Vanderlei
Pombo, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Ensino Superior
Internet
Literacia da Informação
topic Educação a Distância
Ensino Superior
Internet
Literacia da Informação
description Com o presente artigo pretende-se apresentar uma proposta de um módulo de formação para Educação a Distância na área da Literacia da Informação – Pesquisa e seleção de fontes de informação científica, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do 2.º Ciclo do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário a uma equipa de formação na área da Literacia da Informação de uma Biblioteca Académica de uma universidade portuguesa. O objetivo foi conhecer as metodologias e ferramentas privilegiadas num módulo de formação livre e de curta duração sobre Literacia da Informação, cruzando os dados aferidos com documentação de referência e estudos (inter)nacionais no âmbito temático. O principal resultado da investigação é a conceptualização de um módulo de formação no âmbito definido, beneficiando das possibilidades de disponibilidade e portabilidade que a Educação a Distância proporciona.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-06-14T15:12:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17821
url http://hdl.handle.net/10773/17821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137577335259136