O Elemento Civilizatório e a Educação nas Relações Históricas Portugal- Brasil/ Brasil-Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5332 |
Resumo: | A relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal constitui-se como processo civilizatório, social, material e simbólico, em que a cultura escrita se desenvolve e se torna qualitativa e quantitativamente determinante, como recurso e meio, construídos e utilizados por uma diversidade de agentes - missionários, colonis, emigrantes, representantes políticos, mercadores. A história desta relação desafia a uma aproximação interdisciplinar entre a história cultural e a história da educação, no que se refere aos processos de colonização, missionação, escolarização, e ainda na singularidade da relação cultural estabelecida a partir de uma língua que evolui em comum de um e outro lado do Atlântico. Os objectivos fundamentais deste texto são introduzir essa abordagem interdisciplinar: situar a educação, enquanto factor instituinte das dimensões civilizacionais, no quadro da relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal; sistematizar as principais marcas de aculturação, reinvenção e interacção socio-cultural que caracterizam essa mesma relação. |
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O Elemento Civilizatório e a Educação nas Relações Históricas Portugal- Brasil/ Brasil-PortugalCivilizaçãoEducaçãoAculturaçãoA relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal constitui-se como processo civilizatório, social, material e simbólico, em que a cultura escrita se desenvolve e se torna qualitativa e quantitativamente determinante, como recurso e meio, construídos e utilizados por uma diversidade de agentes - missionários, colonis, emigrantes, representantes políticos, mercadores. A história desta relação desafia a uma aproximação interdisciplinar entre a história cultural e a história da educação, no que se refere aos processos de colonização, missionação, escolarização, e ainda na singularidade da relação cultural estabelecida a partir de uma língua que evolui em comum de um e outro lado do Atlântico. Os objectivos fundamentais deste texto são introduzir essa abordagem interdisciplinar: situar a educação, enquanto factor instituinte das dimensões civilizacionais, no quadro da relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal; sistematizar as principais marcas de aculturação, reinvenção e interacção socio-cultural que caracterizam essa mesma relação.Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Justino2012-02-17T11:27:57Z2003-072003-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5332porMagalhães, J. (2003). O elemento civilizatório e a educação nas relações históricas Portugal- Brasil/Brasil-Portugal. Educação e Filosofia, 17(34) jul/dez., 35-50.0102-6801info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:43.383048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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