Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, César Bernardo dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10461
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional)
id RCAP_6fa9d78107486be61683a0be73eb1252
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência371:681.324681.324:371Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional)As tecnologias de informação e comunicação têm sido amplamente analisadas por vários quadrantes científicos, contudo, no domínio particular da Sociologia das Organizações Educativas e da Administração Educacional, os trabalhos que abordam o tema não as tratam com o destaque e a especificidade que, na nossa opinião, a sua relevância exige. Este projecto tem o propósito de contribuir para alterar esta situação, explorando novas formas de interacção social que progressivamente se têm vindo a desenvolver através da mediação tecnológica que os artefactos informáticos têm protagonizado, enquanto ferramentas ao serviço da administração educacional. Propomo-nos a indagar sobre as possíveis dinâmicas de poder que são desencadeadas pelo Paradigma da Tecnologia da Informação, que apresenta uma forte ascendência quer sobre as relações na organização-escola, quer sobre aquelas que ultrapassam o perímetro escolar, afectando reciprocamente a administração central e a comunidade local. Por outro lado, pretendemos discutir a hipótese das novas tecnologias serem um elemento catalizador do processo de desconstrução/reconstrução da identidade social e profissional dos professores, colocando desafios que ameaçam muito do que, até há bem pouco tempo, era considerado fundamental na profissionalidade docente. Pretende-se, finalmente, articular o quadro teórico da Sociologia das Organizações Educativas com o estudo do caso de uma escola básica do ensino público, de modo a descrever e a interpretar representações e práticas sociais de professores do 2.º e 3.º ciclos, procurando ligações a temáticas como a centralização e a autonomia, a participação e as regras organizacionais.The information and communication technologies have been widely analyzed by several scientifical disciplines, but, in the particular domain of the Educative Organizations Sociology and the Educational Administration, the studies that approach this subject don't examine it with the prominence and the specificity that, in our opinion, its relevance demands. This project has the purpose to contribute to change this situation, by exploring new forms of social interaction that progressively have been developing itself through the technological mediation that informatic artifacts have lead as profitable tools to the educational administration. We intend to ask about possible dynamics of power that have begun with the Informational Technology Paradigm, which presents a strong ascendancy over the relations in the school organization and over the relations that go beyond the scholar perimeter, affecting both the central administration and the local community. On the other hand, we want to discuss the hypothesis that new technologies are a catalyser of the process of construction/deconstruction of the social and professional teachers' identity, challenging it with many threats to the so-called fundamental aspects of the teachers' professionality. Finally, we wish to articulate the theoretical frame of the Educative Organizations Sociology with the case study of a state school, in order to describe and interpret social representations and practices of former grade teachers, searching for connections to topics such as centralization and autonomy, participation and organizational rules.Silva, Guilherme Rego daUniversidade do MinhoPereira, César Bernardo dos Santos2009-12-282009-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:36.719918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
title Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
spellingShingle Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
Pereira, César Bernardo dos Santos
371:681.324
681.324:371
title_short Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
title_full Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
title_fullStr Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
title_full_unstemmed Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
title_sort Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
author Pereira, César Bernardo dos Santos
author_facet Pereira, César Bernardo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Guilherme Rego da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, César Bernardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv 371:681.324
681.324:371
topic 371:681.324
681.324:371
description Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-28
2009-12-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10461
url http://hdl.handle.net/1822/10461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133132756090880