Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10461 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional) |
id |
RCAP_6fa9d78107486be61683a0be73eb1252 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10461 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência371:681.324681.324:371Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional)As tecnologias de informação e comunicação têm sido amplamente analisadas por vários quadrantes científicos, contudo, no domínio particular da Sociologia das Organizações Educativas e da Administração Educacional, os trabalhos que abordam o tema não as tratam com o destaque e a especificidade que, na nossa opinião, a sua relevância exige. Este projecto tem o propósito de contribuir para alterar esta situação, explorando novas formas de interacção social que progressivamente se têm vindo a desenvolver através da mediação tecnológica que os artefactos informáticos têm protagonizado, enquanto ferramentas ao serviço da administração educacional. Propomo-nos a indagar sobre as possíveis dinâmicas de poder que são desencadeadas pelo Paradigma da Tecnologia da Informação, que apresenta uma forte ascendência quer sobre as relações na organização-escola, quer sobre aquelas que ultrapassam o perímetro escolar, afectando reciprocamente a administração central e a comunidade local. Por outro lado, pretendemos discutir a hipótese das novas tecnologias serem um elemento catalizador do processo de desconstrução/reconstrução da identidade social e profissional dos professores, colocando desafios que ameaçam muito do que, até há bem pouco tempo, era considerado fundamental na profissionalidade docente. Pretende-se, finalmente, articular o quadro teórico da Sociologia das Organizações Educativas com o estudo do caso de uma escola básica do ensino público, de modo a descrever e a interpretar representações e práticas sociais de professores do 2.º e 3.º ciclos, procurando ligações a temáticas como a centralização e a autonomia, a participação e as regras organizacionais.The information and communication technologies have been widely analyzed by several scientifical disciplines, but, in the particular domain of the Educative Organizations Sociology and the Educational Administration, the studies that approach this subject don't examine it with the prominence and the specificity that, in our opinion, its relevance demands. This project has the purpose to contribute to change this situation, by exploring new forms of social interaction that progressively have been developing itself through the technological mediation that informatic artifacts have lead as profitable tools to the educational administration. We intend to ask about possible dynamics of power that have begun with the Informational Technology Paradigm, which presents a strong ascendancy over the relations in the school organization and over the relations that go beyond the scholar perimeter, affecting both the central administration and the local community. On the other hand, we want to discuss the hypothesis that new technologies are a catalyser of the process of construction/deconstruction of the social and professional teachers' identity, challenging it with many threats to the so-called fundamental aspects of the teachers' professionality. Finally, we wish to articulate the theoretical frame of the Educative Organizations Sociology with the case study of a state school, in order to describe and interpret social representations and practices of former grade teachers, searching for connections to topics such as centralization and autonomy, participation and organizational rules.Silva, Guilherme Rego daUniversidade do MinhoPereira, César Bernardo dos Santos2009-12-282009-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:36.719918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência |
title |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência |
spellingShingle |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência Pereira, César Bernardo dos Santos 371:681.324 681.324:371 |
title_short |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência |
title_full |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência |
title_fullStr |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência |
title_full_unstemmed |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência |
title_sort |
Ciberadministração educacional e identidade docente : dinâmicas de poder e lógicas de sobrevivência |
author |
Pereira, César Bernardo dos Santos |
author_facet |
Pereira, César Bernardo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Guilherme Rego da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, César Bernardo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371:681.324 681.324:371 |
topic |
371:681.324 681.324:371 |
description |
Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-28 2009-12-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10461 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133132756090880 |