Scratch: experiências educativas de iniciação à programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mamede, Renato Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84053
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_6fb0742db658691ee83a2b79c1006d8e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Scratch: experiências educativas de iniciação à programaçãoScratch: educational experiences of initiation in programmingLiteracia DigitalPensamento ComputacionalScratchPré-EscolarEnsino BásicoDigital LiteracyComputacional ThoughtScratchPreschoolElementary EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoNeste relatório são apresentadas as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), que decorreu no Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE).Tendo iniciado em setembro de 2016 e com fim em julho de 2017, o projeto desenvolvido centrou-se essencialmente na área pedagógica de Tecnologias na Educação, no ensino pré-escolar e no ensino básico.Tendo desenvolvido uma grande variedade de projetos recorrendo ao software Scratch, foi possível destacar dois momentos em que se implementaram técnicas, atividades e experiências pedagógicas transversais a dois projetos-piloto distintos.No Pré-Escolar desenvolveu-se um projeto recorrendo à utilização deste mesmo software permitindo às crianças um primeiro contacto com a iniciação à programação.Já no Ensino Básico deu-se continuidade à Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Iniciação à Programação, que o Ministério da Educação propôs em 2015/2016, em horário extra curricular, no Centro Escolar do Agrupamento das Escolas da Solum Sul. Sendo que apenas duas escolas da cidade de Coimbra optaram pela utilização do software Scratch para a execução do projeto com o objetivo de promover o sucesso escolar, interligando os saberes teóricos com os saberes práticos, promovendo os valores característicos do concelho de Coimbra.No presente relatório estão descritos e fundamentados a utilização do software Scratch em vários contextos educativos distintos, os resultados obtidos com as várias experiências pedagógicas, as principais oportunidades e obstáculos encontrados, bem como os constrangimentos ao longo do estágio.This report is based on activities that were executed within the scope of a curricular internship, which enables students to get the Master Degree on Education Sciences, by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra.This internship was held on the Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (known as CASPAE) and it had a duration of 9 months (since September of 2016 to July 2017).The project was based on the pedagogical use of Scratch on preschool and elementary education. Several projects were developed using Scratch software. We were able to highlight two moments in which were implemented techniques, activities and new experiences through two different pilot projects.In preschool we developed a project for children named “From Nature to Digital”. This project provided a first contact of children with New Technologies of Communication.In elementary education, we continued the activity of curriculum programming initiation, that the Ministry of Education has proposed in 2015/2016, on an extracurricular schedule to the Scholar Centre of the schools of Solum Sul. Only two schools of the council of Coimbra have chosen to use the Scratch software to promote scholar success, interconnecting the theoretical knowledge with the practical knowledge, promoting the values of the council of Coimbra.In this report it is described the Scratch software utilization in different educational contexts, reporting the results obtained with all pedagogical experiences, the main opportunities and the obstacles, as well as constraints along the internship.2017-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84053http://hdl.handle.net/10316/84053TID:202144704porMamede, Renato Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-25T20:51:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:42.418970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
Scratch: educational experiences of initiation in programming
title Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
spellingShingle Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
Mamede, Renato Ferreira
Literacia Digital
Pensamento Computacional
Scratch
Pré-Escolar
Ensino Básico
Digital Literacy
Computacional Thought
Scratch
Preschool
Elementary Education
title_short Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
title_full Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
title_fullStr Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
title_full_unstemmed Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
title_sort Scratch: experiências educativas de iniciação à programação
author Mamede, Renato Ferreira
author_facet Mamede, Renato Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamede, Renato Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia Digital
Pensamento Computacional
Scratch
Pré-Escolar
Ensino Básico
Digital Literacy
Computacional Thought
Scratch
Preschool
Elementary Education
topic Literacia Digital
Pensamento Computacional
Scratch
Pré-Escolar
Ensino Básico
Digital Literacy
Computacional Thought
Scratch
Preschool
Elementary Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84053
http://hdl.handle.net/10316/84053
TID:202144704
url http://hdl.handle.net/10316/84053
identifier_str_mv TID:202144704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948323823616