Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiel Moreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34263
Resumo: Jogos digitais são representações de jogos mais abstratos através de recursos computacionais. Utilizar jogos digitais como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem é uma forma de tornar o ensino mais atrativo, divertido, eficaz e menos cansativo para os alunos. Isso porque os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e são ferramentas motivacionais que oferecem situações desafiantes e envolventes para os alunos. Este trabalho propõe a realização de experimentos com jogos digitais simplificados desenvolvidos na ferramenta Scratch com o intuito de estimular o pensamento computacional nas crianças do Ensino Fundamental. Tais jogos foram desenvolvidos apresentando lacunas de código para simular bugs, exigindo das crianças uma tarefa de depuração para compreenderem o problema existente e programarem uma solução para fazer os jogos passarem a funcionar como o esperado. Tais experimentos foram realizados com crianças do 4º e 5º anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se resultados bastante positivos.
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Isso porque os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e são ferramentas motivacionais que oferecem situações desafiantes e envolventes para os alunos. Este trabalho propõe a realização de experimentos com jogos digitais simplificados desenvolvidos na ferramenta Scratch com o intuito de estimular o pensamento computacional nas crianças do Ensino Fundamental. Tais jogos foram desenvolvidos apresentando lacunas de código para simular bugs, exigindo das crianças uma tarefa de depuração para compreenderem o problema existente e programarem uma solução para fazer os jogos passarem a funcionar como o esperado. Tais experimentos foram realizados com crianças do 4º e 5º anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se resultados bastante positivos.Digital games are representations of more abstract games through computational resources. Applying digital games as a methodological resource in the teaching and learning processes is a way for making classroom more attractive, fun, effective, and less tiring for students. This is why games favor the development of social skills and are motivational tools by offering challenging and engaging situations for students. This work proposes to do experiments with simplified digital games developed in the Scratch tool in order to develop computational thinking in the Elementary School children. Such games were developed with code loopholes to simulate bugs, requiring children a debugging task to understand the existing problem and to program a solution to make the games work as expected. These experiments were carried out with children from the 4th and 5th grades of the Núcleo de Educação da Infância (NEI) of the Federal University of Rio Grande do Norte, obtaining very promising results.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia de SoftwareAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPensamento ComputacionalComputational ThinkingProgramaçãoProgrammingJogos DigitaisDigital GamesScratchScratchEstimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdfapplication/pdf1785617https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/1/EstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdff41959b06172020ec8d11757516242a2MD51TEXTEstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain196912https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/2/EstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdf.txt629bc5400b1606abf69d562e539bffb3MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/4/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD54123456789/342632021-09-20 09:02:21.68oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T12:02:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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