Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34263 |
Resumo: | Jogos digitais são representações de jogos mais abstratos através de recursos computacionais. Utilizar jogos digitais como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem é uma forma de tornar o ensino mais atrativo, divertido, eficaz e menos cansativo para os alunos. Isso porque os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e são ferramentas motivacionais que oferecem situações desafiantes e envolventes para os alunos. Este trabalho propõe a realização de experimentos com jogos digitais simplificados desenvolvidos na ferramenta Scratch com o intuito de estimular o pensamento computacional nas crianças do Ensino Fundamental. Tais jogos foram desenvolvidos apresentando lacunas de código para simular bugs, exigindo das crianças uma tarefa de depuração para compreenderem o problema existente e programarem uma solução para fazer os jogos passarem a funcionar como o esperado. Tais experimentos foram realizados com crianças do 4º e 5º anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se resultados bastante positivos. |
id |
UFRN_34c72611036e8185bc807bb415a12dab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34263 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Josiel Moreira daCampos, André Maurício CunhaAranha, Eduardo Henrique da SilvaMadeira, Charles Andryê Galvão2018-12-13T17:18:37Z2021-09-20T12:02:21Z2018-12-13T17:18:37Z2021-09-20T12:02:21Z2018-11-302011069820SILVA, Josiel Moreira da. Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch. 2018. 128f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software) - Departamento de Informática e Matemática Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34263Jogos digitais são representações de jogos mais abstratos através de recursos computacionais. Utilizar jogos digitais como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem é uma forma de tornar o ensino mais atrativo, divertido, eficaz e menos cansativo para os alunos. Isso porque os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e são ferramentas motivacionais que oferecem situações desafiantes e envolventes para os alunos. Este trabalho propõe a realização de experimentos com jogos digitais simplificados desenvolvidos na ferramenta Scratch com o intuito de estimular o pensamento computacional nas crianças do Ensino Fundamental. Tais jogos foram desenvolvidos apresentando lacunas de código para simular bugs, exigindo das crianças uma tarefa de depuração para compreenderem o problema existente e programarem uma solução para fazer os jogos passarem a funcionar como o esperado. Tais experimentos foram realizados com crianças do 4º e 5º anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se resultados bastante positivos.Digital games are representations of more abstract games through computational resources. Applying digital games as a methodological resource in the teaching and learning processes is a way for making classroom more attractive, fun, effective, and less tiring for students. This is why games favor the development of social skills and are motivational tools by offering challenging and engaging situations for students. This work proposes to do experiments with simplified digital games developed in the Scratch tool in order to develop computational thinking in the Elementary School children. Such games were developed with code loopholes to simulate bugs, requiring children a debugging task to understand the existing problem and to program a solution to make the games work as expected. These experiments were carried out with children from the 4th and 5th grades of the Núcleo de Educação da Infância (NEI) of the Federal University of Rio Grande do Norte, obtaining very promising results.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia de SoftwareAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPensamento ComputacionalComputational ThinkingProgramaçãoProgrammingJogos DigitaisDigital GamesScratchScratchEstimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdfapplication/pdf1785617https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/1/EstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdff41959b06172020ec8d11757516242a2MD51TEXTEstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain196912https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/2/EstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdf.txt629bc5400b1606abf69d562e539bffb3MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/4/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD54123456789/342632021-09-20 09:02:21.68oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T12:02:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch |
title |
Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch |
spellingShingle |
Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch Silva, Josiel Moreira da Pensamento Computacional Computational Thinking Programação Programming Jogos Digitais Digital Games Scratch Scratch |
title_short |
Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch |
title_full |
Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch |
title_fullStr |
Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch |
title_full_unstemmed |
Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch |
title_sort |
Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch |
author |
Silva, Josiel Moreira da |
author_facet |
Silva, Josiel Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Campos, André Maurício Cunha |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Aranha, Eduardo Henrique da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josiel Moreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Madeira, Charles Andryê Galvão |
contributor_str_mv |
Madeira, Charles Andryê Galvão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Computacional Computational Thinking Programação Programming Jogos Digitais Digital Games Scratch Scratch |
topic |
Pensamento Computacional Computational Thinking Programação Programming Jogos Digitais Digital Games Scratch Scratch |
description |
Jogos digitais são representações de jogos mais abstratos através de recursos computacionais. Utilizar jogos digitais como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem é uma forma de tornar o ensino mais atrativo, divertido, eficaz e menos cansativo para os alunos. Isso porque os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e são ferramentas motivacionais que oferecem situações desafiantes e envolventes para os alunos. Este trabalho propõe a realização de experimentos com jogos digitais simplificados desenvolvidos na ferramenta Scratch com o intuito de estimular o pensamento computacional nas crianças do Ensino Fundamental. Tais jogos foram desenvolvidos apresentando lacunas de código para simular bugs, exigindo das crianças uma tarefa de depuração para compreenderem o problema existente e programarem uma solução para fazer os jogos passarem a funcionar como o esperado. Tais experimentos foram realizados com crianças do 4º e 5º anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se resultados bastante positivos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-13T17:18:37Z 2021-09-20T12:02:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-13T17:18:37Z 2021-09-20T12:02:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2011069820 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Josiel Moreira da. Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch. 2018. 128f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software) - Departamento de Informática e Matemática Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34263 |
identifier_str_mv |
2011069820 SILVA, Josiel Moreira da. Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch. 2018. 128f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software) - Departamento de Informática e Matemática Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia de Software |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/1/EstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/2/EstimulandooPensamentoComputacional_Silva_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/3/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34263/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f41959b06172020ec8d11757516242a2 629bc5400b1606abf69d562e539bffb3 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832673658503168 |