Competências de avaliação participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://eprints.rclis.org/33191/ |
Resumo: | UID/HIS/04666/2013 |
id |
RCAP_6fbdc8f7cbad3eb1269815d7cacc22bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/62703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências de avaliação participativaParticipatory evaluation competencesParticipatory evaluationCompetenciesOpen scienceInformation ScienceAvaliação participativaCompetênciasCiência AbertaCiência da InformaçãoUID/HIS/04666/2013Objetivo. Discutem-se as competências necessárias para os processos de avaliação participativa, apresentando-se o conceito de coavaliação proveniente da área de Investigação em Avaliação e o seu papel emergente na Ciência de Informação e na Ciência Aberta. Desenho/Metodología/Enfoque. Sendo cada vez mais pertinente uma discussão em torno das práticas de avaliação em colaboração, adota-se uma perspetiva de meta-avaliação, contextualizando a pertinência e trajetória do conceito emergente de coavaliação e dando especial destaque aos contextos de desenvolvimento e transferibilidade de competências necessários à sua implementação. Resultados/Discussão. Os resultados da investigação realizada destacam o papel das competências de coavaliação agrupadas em seis dimensões: a prática reflexiva, a prática de base técnica, a análise situacional, a gestão, as competências interorganizacionais e as competências interpessoais. Conclusões. Conclui-se que a larga experiência da Ciência da Informação em práticas de avaliação pode constituir um fator distintivo para a discussão em torno destas competências. Originalidade/Valor. O artigo apresenta uma abordagem inovadora que, capitalizando o contributo da Ciência da Informação, propõe um quadro de competências de coavaliação, realçando a transferabilidade de competências entre avaliadores/as e stakeholders em varios contextos. Objective. On this paper we discuss the competencies required for participatory evaluation processes, presenting the concept of co-evaluation (originated in the Evaluation Research area) and its emerging role in Information Science and Open Science. Design/Methodology/Approach. Considering that the discussion about collaborative assessment practices is becoming increasingly more relevant, a meta-evaluation perspective is adopted, contextualizing the pertinence and trajectory of the emerging concept of co-evaluation and giving special emphasis to the development contexts and transferability of competences, which are necessary for the their implementation. Results/Discusion. The results of the research carried out highlight the role of co-evaluation competences grouped into six dimensions: reflexive practice, technical-based practice, situational analysis, management, interorganizational competences and interpersonal competences. Conclusions. It is concluded that the wide experience of Information Science in evaluation practices may be a distinctive factor for the discussion around these competences. Originality/Value. The article presents an innovative approach that, by capitalizing on the contribution of Information Science, proposes a framework of co-evaluation competences, highlighting the transferability of competencies between evaluators and stakeholders in several contexts.CHAM - Centro de HumanidadesDepartamento de História (DH)RUNTelo, Paula Alexandra Ochoa de CarvalhoPinto, Leonor Gaspar2019-03-08T23:17:45Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9application/pdfhttp://eprints.rclis.org/33191/por1683-8447PURE: 11910951http://eprints.rclis.org/33191/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:38Zoai:run.unl.pt:10362/62703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:47.718014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências de avaliação participativa Participatory evaluation competences |
title |
Competências de avaliação participativa |
spellingShingle |
Competências de avaliação participativa Telo, Paula Alexandra Ochoa de Carvalho Participatory evaluation Competencies Open science Information Science Avaliação participativa Competências Ciência Aberta Ciência da Informação |
title_short |
Competências de avaliação participativa |
title_full |
Competências de avaliação participativa |
title_fullStr |
Competências de avaliação participativa |
title_full_unstemmed |
Competências de avaliação participativa |
title_sort |
Competências de avaliação participativa |
author |
Telo, Paula Alexandra Ochoa de Carvalho |
author_facet |
Telo, Paula Alexandra Ochoa de Carvalho Pinto, Leonor Gaspar |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Leonor Gaspar |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CHAM - Centro de Humanidades Departamento de História (DH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telo, Paula Alexandra Ochoa de Carvalho Pinto, Leonor Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participatory evaluation Competencies Open science Information Science Avaliação participativa Competências Ciência Aberta Ciência da Informação |
topic |
Participatory evaluation Competencies Open science Information Science Avaliação participativa Competências Ciência Aberta Ciência da Informação |
description |
UID/HIS/04666/2013 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-03-08T23:17:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://eprints.rclis.org/33191/ |
url |
http://eprints.rclis.org/33191/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1683-8447 PURE: 11910951 http://eprints.rclis.org/33191/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137960014118912 |