Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250689 |
Resumo: | A pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, na literatura científica da CI, critérios de avaliação da informação; identificar os critérios de avaliação da informação utilizados pelos AJ nas mídias sociais; e analisar a relação entre os critérios empregados pelos AJ e os critérios da literatura científica da CI. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 foram apontados pelos AJ como critérios utilizados e correlatos com a literatura. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. |
id |
URGS_c5ed279535e66850f04470675c4ee533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250689 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Jacobi, GreisonBorges, Jussara2022-11-04T04:37:34Z2022http://hdl.handle.net/10183/250689001152766A pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, na literatura científica da CI, critérios de avaliação da informação; identificar os critérios de avaliação da informação utilizados pelos AJ nas mídias sociais; e analisar a relação entre os critérios empregados pelos AJ e os critérios da literatura científica da CI. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 foram apontados pelos AJ como critérios utilizados e correlatos com a literatura. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau.The research intends to identify whether the criteria for evaluating the information that Adolescents and Young People (AY) use in social media are correlated with the scientific literature of Information Science (IS). It brings the concepts of information evaluation, infocommunicational competence, information sources and social media. With the thematic evaluation of information in IS having social media as a source of information, the research, of a quantitative nature, aims to: raise, in the scientific literature of IS, criteria for evaluating information; identify the criteria for evaluating the information used by AY in social media; and to analyze the relationship between the criteria used by the AY and the criteria of the scientific literature of IS. Eighteen information evaluation criteria were identified in the scientific literature of the IS and 12 were identified by the AY as criteria used and correlated with the literature. It was possible to identify that all 18 criteria in the literature are used by AY, even to a lesser extent.application/pdfporCiência da informaçãoInfocommunicational competenceInformation competenceInformation evaluationSocial mediaInformation ScienceCritérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152766.pdf.txt001152766.pdf.txtExtracted Texttext/plain233014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250689/2/001152766.pdf.txtae30e7c40f73256aefbb81a0d7bb25e2MD52ORIGINAL001152766.pdfTexto completoapplication/pdf3835416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250689/1/001152766.pdf827252b08cb368bd60ade16704711930MD5110183/2506892022-11-05 04:51:31.704466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-05T07:51:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens |
title |
Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens |
spellingShingle |
Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens Jacobi, Greison Ciência da informação Infocommunicational competence Information competence Information evaluation Social media Information Science |
title_short |
Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens |
title_full |
Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens |
title_fullStr |
Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens |
title_full_unstemmed |
Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens |
title_sort |
Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens |
author |
Jacobi, Greison |
author_facet |
Jacobi, Greison |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacobi, Greison |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Jussara |
contributor_str_mv |
Borges, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da informação |
topic |
Ciência da informação Infocommunicational competence Information competence Information evaluation Social media Information Science |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Infocommunicational competence Information competence Information evaluation Social media Information Science |
description |
A pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, na literatura científica da CI, critérios de avaliação da informação; identificar os critérios de avaliação da informação utilizados pelos AJ nas mídias sociais; e analisar a relação entre os critérios empregados pelos AJ e os critérios da literatura científica da CI. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 foram apontados pelos AJ como critérios utilizados e correlatos com a literatura. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-04T04:37:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250689 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001152766 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250689 |
identifier_str_mv |
001152766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250689/2/001152766.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250689/1/001152766.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae30e7c40f73256aefbb81a0d7bb25e2 827252b08cb368bd60ade16704711930 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309205926674432 |