Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobi, Greison
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250689
Resumo: A pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, na literatura científica da CI, critérios de avaliação da informação; identificar os critérios de avaliação da informação utilizados pelos AJ nas mídias sociais; e analisar a relação entre os critérios empregados pelos AJ e os critérios da literatura científica da CI. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 foram apontados pelos AJ como critérios utilizados e correlatos com a literatura. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau.
id URGS_c5ed279535e66850f04470675c4ee533
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250689
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Jacobi, GreisonBorges, Jussara2022-11-04T04:37:34Z2022http://hdl.handle.net/10183/250689001152766A pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, na literatura científica da CI, critérios de avaliação da informação; identificar os critérios de avaliação da informação utilizados pelos AJ nas mídias sociais; e analisar a relação entre os critérios empregados pelos AJ e os critérios da literatura científica da CI. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 foram apontados pelos AJ como critérios utilizados e correlatos com a literatura. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau.The research intends to identify whether the criteria for evaluating the information that Adolescents and Young People (AY) use in social media are correlated with the scientific literature of Information Science (IS). It brings the concepts of information evaluation, infocommunicational competence, information sources and social media. With the thematic evaluation of information in IS having social media as a source of information, the research, of a quantitative nature, aims to: raise, in the scientific literature of IS, criteria for evaluating information; identify the criteria for evaluating the information used by AY in social media; and to analyze the relationship between the criteria used by the AY and the criteria of the scientific literature of IS. Eighteen information evaluation criteria were identified in the scientific literature of the IS and 12 were identified by the AY as criteria used and correlated with the literature. It was possible to identify that all 18 criteria in the literature are used by AY, even to a lesser extent.application/pdfporCiência da informaçãoInfocommunicational competenceInformation competenceInformation evaluationSocial mediaInformation ScienceCritérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152766.pdf.txt001152766.pdf.txtExtracted Texttext/plain233014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250689/2/001152766.pdf.txtae30e7c40f73256aefbb81a0d7bb25e2MD52ORIGINAL001152766.pdfTexto completoapplication/pdf3835416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250689/1/001152766.pdf827252b08cb368bd60ade16704711930MD5110183/2506892022-11-05 04:51:31.704466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-05T07:51:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
title Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
spellingShingle Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
Jacobi, Greison
Ciência da informação
Infocommunicational competence
Information competence
Information evaluation
Social media
Information Science
title_short Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
title_full Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
title_fullStr Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
title_full_unstemmed Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
title_sort Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
author Jacobi, Greison
author_facet Jacobi, Greison
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobi, Greison
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Jussara
contributor_str_mv Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
topic Ciência da informação
Infocommunicational competence
Information competence
Information evaluation
Social media
Information Science
dc.subject.eng.fl_str_mv Infocommunicational competence
Information competence
Information evaluation
Social media
Information Science
description A pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, na literatura científica da CI, critérios de avaliação da informação; identificar os critérios de avaliação da informação utilizados pelos AJ nas mídias sociais; e analisar a relação entre os critérios empregados pelos AJ e os critérios da literatura científica da CI. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 foram apontados pelos AJ como critérios utilizados e correlatos com a literatura. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T04:37:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250689
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001152766
url http://hdl.handle.net/10183/250689
identifier_str_mv 001152766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250689/2/001152766.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250689/1/001152766.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae30e7c40f73256aefbb81a0d7bb25e2
827252b08cb368bd60ade16704711930
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309205926674432