Orientação vocacional para jovens com limitações ao nível das funções intelectuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Margarida Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3878
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
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spelling Orientação vocacional para jovens com limitações ao nível das funções intelectuaisDeficiência intelectualOrientação vocacionalProgramaJovensIntellectual disabilityVocational guidanceProgramYoung womenDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção ComunitáriaA Orientação Escolar e Profissional (OEP) possibilita aos jovens um conhecimento mais amplo das oportunidades disponíveis. Desta forma, os jovens conseguem ter um conhecimento mais abrangente das oportunidades disponíveis para assim procederem às suas escolhas de forma lúcida e consciente (Pinho, 1997). Neste trabalho propusemo-nos a abordar as teorias e as práticas da orientação vocacional, com especial incidência em populações com Necessidades Especiais. Após revisão da literatura implementou-se um programa de orientação vocacional em grupo para promover o conhecimento das profissões, da realidade laboral e contribuir para a redução da ansiedade associada à tomada de decisão em 10 jovens com limitações no funcionamento intelectual (DI) e idades compreendidas entre 16 e 26 anos. Foi administrado um protocolo de avaliação, antes e após a implementação do programa que incluía: o Inventário de Interesses e Preferências Profissionais (Maria Victória de la Cruz, 1997, adaptado para a população portuguesa Barros e Diogo (2001) e o Students Career Concerns Inventory (Savickas, 2002) traduzido e adaptado à população portuguesa por Gonçalves, Coimbra, Crespo e Ramos (2002). Os resultados indicam que as jovens com DI apresentam um maior conhecimento das profissões e da realidade laboral e diminuição da ansiedade face à tomada de decisão após a implementação do programa, sendo de salientar o impacto positivo do programa de orientação vocacional. Considera-se, portanto, que a implementação do programa de orientação vocacional especificamente dirigido a jovens com DI, poderá potenciar a tomada de decisão vocacional e o acesso a oportunidades do mercado de trabalho, assumindo-se que foram atingidos os objetivos propostos para este estudo.The Educational and Vocational Guidance (EVG) allows young people to a wider knowledge of the available opportunities. In this way, young people can have a more embracing knowledge of the available opportunities so that they can make their choices in a more lucid and conscious way (Pinho, 1997). In this work, we studied the theories and practices of vocational guidance, with special focus on special needs population. After reviewing the literature was implemented a program of vocational guidance in group to promote understanding of the professions, reality labor and contribute to the reduction of anxiety associated with decision making in 10 young women with limitations in intellectual functioning (Intellectual Disability) and aged between 16 and 26 years. It was administered an evaluation protocol, before and after the implementation of the program including: Professional Interests and Preferences Inventory (Maria Victoria de la Cruz, in 1997, adapted to the Portuguese population by Barros and Diogo (2001), and Students and Career Concerns Inventory (Savickas, 2002) translated and adapted to the Portuguese population by Gonçalves, Coimbra, Crespo and Ramos (2002). The results show that young women with limitations in intellectual functioning have a greater knowledge of occupations and labor reality and decreased anxiety towards decision making after the implementation of the program, emphasizing the positive impact of the program of vocational guidance. Therefore it’s considered that the implementation of the vocational guidance program, specifically directed to young people with limitations in intellectual functioning, can enhance decision-making and access to vocational opportunities in the labor market, assuming that the goals proposed for this study were achieved.[s.n.]Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Ana Margarida Ferreira2013-07-12T09:53:15Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:13Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:45.653019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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